Qual é a Melhor Cerca Viva Para Mim?

Qual é a Melhor Cerca Viva Para Mim?
Qual é a Melhor Cerca Viva Para Mim?
4.4 (87.5%) 8 votes

Qual é a Melhor Cerca Viva Para Mim?

Cercas vivas são muito bonitas e funcionais e a demanda por elas tende a crescer cada vez mais, mas qual é a melhor cerca viva disponível? Essa é uma solução ambientalmente correta e que pode muito bem ser utilizada em qualquer projeto de paisagismo, mas a resposta a essa pergunta pode não ser tão simples quanto parece.

É importante que você saiba que não é possível definir qual é a melhor cerca viva sem que você escolha a característica desejada. Os diversos tipos de cercas vivas oferecem a possibilidade de selecionar aquela que melhor atender às necessidades de cada um, mas não há um único tipo que seja perfeito para todos.

Descubra Qual é a Melhor Cerca Viva Para Diferentes Necessidades

Pode ser que você queira uma cerca viva de pequeno porte, grande porte ou para climas temperados, por exemplo. Essas são algumas das variáveis em que os tipos de cercas vivas divergem entre si.

Conheça espécies que são recomendadas para essas necessidades!

Pequeno Porte

São consideradas cercas vivas de pequeno porte aquelas cuja altura seja de até 4 metros. Geralmente, as espécies ideais para essas necessidades são mais frondosas e densas, o que auxilia a evitar a passagem de ruídos e poeira.

Além disso, essas espécies podem ser podadas sem maiores problemas, para que sua altura seja mantida conforme o planejado.

Alguns dos melhores tipos de cercas vivas de pequeno porte são os seguintes:

  • Azaléa (Rhododendron): flores brancas, rosas, vermelhas, com alguma tonalidade entre essas cores ou até mesmo mescladas, essas flores são perfeitas para sol direto ou moderado e podem chegar a 2 metros de altura.
  • Bambu Japonês (Pseudosasa japonica): espécie de bambu com folhas largas na cor verde escura e varas finas, com aproximadamente 3 cm de diâmetro e 4 metros de altura máxima, ótima para fechar muros e conter ventos e ondas sonoras.
  • Bambu Preto (Phyllostachys nigra muchisasa): bambu raro e bastante delicado, com altura máxima de 3 metros, folhas pontudas e com coloração verde-clara e que pode ser misturado com outras espécies de bambu, caso desejado.

Grande Porte

As cercas vivas de grande porte podem chegar a 10 metros de altura e até mais, de acordo com cada espécie. As cercas desse tipo são perfeitas para fechar ou dividir terrenos grandes, como indústrias, aterros ou outros.

Confira alguns dos tipos de cerca viva de grande porte:

  • Podocarpos (Podocarpus macrophyllus): com folhas bastante frondosas e densas, os podocarpos se dão muito bem em lugares onde haja maresia e podem superar os 20 metros de altura se não forem podados.
  • Bambu Sítio da Mata (Bambusa vulgaris vittata verde com verde): espécie desenvolvida mediante o cruzamento de diferentes espécies, pode chegar a até 12 metros de altura e apresenta como diferencial varas com tonalidade verde e uma faixa na vertical, em um verde mais escuro.
  • Bambu Barriga de Buda (Bambusa ventricosa): um dos tipos de cercas vivas mais raros devido à preciosidade da espécie, pode atingir até 13 metros e forma entre os nós algo similar a uma barriga, o que chama bastante atenção.

Climas Temperados

Os climas temperados são aqueles em que a temperatura passa por diversas variações, de acordo com a estação do ano. Portanto, os tipos de cercas vivas ideais para tal clima devem suportar tanto temperaturas mais altas quanto mais baixas, sem que seu desenvolvimento seja interrompido ou fortemente prejudicado.

Algumas das espécies que enfrentam bem os climas temperados são as seguintes:

  • Mini Bambu Forração (Pleioblastus distichus): menor dos tipos de bambu e que realmente se parece com uma forração, com altura máxima de 10 cm e ótima adaptação a climas temperados, bem como a tropicais e subtropicais.
  • Bambusa (Bambusa gracilis): bem denso, pode ser utilizado para fechar muros e espaços em geral e podado na altura desejada, que não passa de 4 metros.
  • Bambu Mossô (Phyllostachys edulis): bambu reto e que pode atingir alturas de até 20 metros, bastante comum em bosques, projetos de paisagismo e para conter erosão em terrenos.

Como Escolher a Melhor Cerca Viva?

Os vários tipos de cercas vivas que foram citados deixam bem claro que não há um único que possa atender a todas as aplicações. Logo, a cerca viva que você viu em determinada foto pode não ser adequada para as condições existentes em sua chácara, sítio ou residência, por exemplo.

Por isso, sempre antes de adquirir qualquer tipo de cerca viva, o ideal é pesquisar bastante sobre ele, as características suportadas, altura máxima, velocidade de crescimento e outras, pois assim você evita surpresas desagradáveis e problemas inesperados.

Independentemente do tipo de cerca viva que você esteja interessado, sua aquisição sempre deve ser feita por meio de um viveiro confiável e experiente, que possa lhe oferecer toda a orientação necessária, seja para a escolha dos tipos de cercas vivas ou para o plantio das mudas, que também demanda bastante cuidado.

Depois de definir todos os critérios e com o auxílio de profissionais especializados, será totalmente possível escolher a melhor cerca viva e contar com um ambiente muito mais sustentável, tudo isso sem abrir mão da beleza!



3 Comentários

  1. Laerte disse:

    Muito bom e esclarecedor.
    É sempre interessante buscar informações e comprar de profissionais.

  2. beatriz disse:

    Eu tenho o podocarpos em casa como cerca viva e na minha opinião é a mais bela, não da trabalho, fica bonita podada ou cheia e pode ficar do tamanho que voce quiser , as minhas eu mantenho numa altura de 2 a 2,5m . Adoro.

  3. Gostaria da opinião. Sempre pensei em sansão do campo, mas, me tiraram de ideia, por crescer muito e se tornar algo que não daria conta de manter, devido ao alto crescimento e sementes que se espalham, piorando o cenário. Quero cercar em torno de 10.000m2. O que sujerem, em espécie, quantidade e bom manejo. É área rural bem grande, por isso quero cercar. Além da cerca viva, pretendo telar, pois, vou criar aves e pequenos animais soltos,não querendo portanto a saída, nem a entrada de animais. Grato, aguardo retorno. Se possível, quantidade e preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *