Saiba Como Plantar Cerca Viva Para Climas Quentes em Geral

Saiba Como Plantar Cerca Viva Para Climas Quentes em Geral
Saiba Como Plantar Cerca Viva Para Climas Quentes em Geral
5 (100%) 3 votes

Saiba Como Plantar Cerca Viva Para Climas Quentes em Geral

O plantio de cercas vivas é uma prática bastante comum, principalmente por pessoas que tenham interesse em soluções naturais para a separação e fechamento de ambientes ou para paisagismo. Saber como plantar cerca viva é essencial para ser possível obter os resultados esperados.

Porém, algo que muitas pessoas não sabem ou não dão a devida atenção é o fato de que não basta entender como plantar cerca viva, é essencial conhecer quais são as espécies ideais para cada tipo de clima. Se espécies com baixa resistência ao calor forem plantadas em lugares muito quentes, elas tendem a morrer ou não se desenvolver adequadamente.

Se você está interessado em plantar cerca viva para clima quente, saiba quais espécies são mais adaptáveis a essas temperaturas e tenha condições de cultivar uma cerca viva linda e que se desenvolverá de maneira saudável!

Quais São os Climas Quentes?

Antes de saber quais são as melhores espécies, é bom definir o que é clima quente.

Basicamente, climas quentes ocorrem na zona intertropical, que é a região do planeta que se localiza entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Existem 3 climas compreendidos nos quentes, que são o equatorial, o tropical e o desértico quente, sendo que apenas o último não pode ser encontrado no Brasil.

O clima tropical atinge os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e também o Distrito Federal.

Já o clima equatorial abrange os estados de Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Amazonas, além de parte do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.

Agora que você já sabe em quais regiões cada clima atua, veja algumas espécies de cerca viva que são perfeitamente adaptáveis a essas regiões.

Melhores Cercas Vivas Para Climas Tropicais

  • Bambu Cana da Índia (Phyllostachys aurea): essa espécie resulta em uma cerca viva bastante densa e que aceita podas em quaisquer formatos, graças às suas hastes, que são bem finas. Dentro de um período de 4 anos, o bambu cana da Índia pode alcançar uma altura de até 9 metros.
  • Bambu Guadua (Guadua angustifolia): essa cerca viva já pode alcançar uma altura bem maior, de até 20 metros. Ela não alastra e apresenta nós brancos, o que dá um visual bem interessante com as hastes verdes.
  • Bambusa (Bambusa gracilis): essa espécie é bastante recomendada para cercas vivas com até 4 metros de altura. Pode fechar muros e espaços em geral de forma bastante eficiente, já que é suficientemente densa para conferir privacidade e requinte ao ambiente.

Melhores Cercas Vivas Para Climas Equatoriais

  • Azalea (Rhododendron): as azaleas são flores bem coloridas e que podem formar uma cerca viva bastante agradável e decorativa. A altura das azaleas pode atingir os 2 metros e sua floração ocorre entre o inverno e o começo da primavera.
  • Orquídea Bambu (Arundina bambusifolia): a orquídea bambu varia das outras espécies de orquídea pela sua altura, que pode atingir os 2,40 metros. As flores são roxas e bem bonitas e podem ser utilizadas nos mais variados ambientes.
  • Eucalipto Arco-Íris (Eucalyptus deglupta): esse tipo de eucalipto é diferenciado e bastante interessante, já que passa a apresentar naturalmente uma casca colorida. O eucalipto arco-íris pode superar os 12 metros de altura.

Como Plantar Cerca Viva em Lugares com Clima Quente?

O plantio da cerca viva em clima quente ocorre da mesma forma que em lugares frios, com a diferença de que devem ser utilizadas espécies que suportem altas temperaturas, como as que foram citadas anteriormente.

O processo de como plantar cerca viva é bastante simples e trará excelentes resultados, desde que sejam utilizadas mudas de boa qualidade.

Primeiramente, deve ser preparado o espaço em que as mudas serão plantadas. O solo nessa área deve ser plano e repleto uniformemente de terra. Caso haja qualquer tipo de erva crescendo nesse espaço, ela deve ser retirada totalmente, desde sua raiz, para que não cresça posteriormente e atrapalhe o desenvolvimento das mudas.

O solo deve ser preparado com um composto fertilizante de boa qualidade para depois receber as mudas. O espaço entre cada uma delas varia de acordo com a espécie, portanto se informe com o viveiro ou com pessoas especializadas para garantir que elas cresçam bem, nem com muita distância e nem muito juntas.

O próximo passo é cobrir as mudas com folhas e regar o solo, para deixar a mistura homogênea. As mudas devem ser aguadas todas as semanas e com mais frequência no verão, bem como fertilizadas aproximadamente 2 vezes por semana.

O processo de como plantar cerca viva não para por aí, afinal, para deixar o formato de acordo com o desejado, as mudas devem ser podadas sempre que necessário, pois caso contrário crescerão para vários lados e poderão ficar desarmônicas.

Ao seguir os passos que foram citados, você terá plenas condições de como plantar cerca viva em clima quente e ter um resultado muito bonito, agradável e duradouro. Conte com os produtos do Sítio da Mata e tenha mudas saudáveis, que se desenvolverão perfeitamente e formarão uma ótima cerca v

iva!

3 Comentários

  1. Catarina disse:

    Eu quero te agradecer por isto maravilhoso ler!!!! Eu certamente amei cada um pouco
    de isso. Tenho você livro marcado olhar novo coisas que você postar…

  2. elisandra disse:

    Vcs indicaram as espécies melhores para plantio em clima equatorial , tropical e não falaram nenhuma para o clima quente, quais melhores espécie para cerca viva com um crescimento rápido para o clima quente????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *