Como Plantar Figo da Índia: Confira um Tutorial Simplificado

Como Plantar Figo da Índia?
Como Plantar Figo da Índia: Confira um Tutorial Simplificado
3.4 (68.89%) 9 votes

Como Plantar Figo da Índia?

O figo da Índia (Opuntia ficus-indica), também conhecido como barbária, figueira-do-inferno, nopal, tuna e piteira, é uma fruta comestível, com sabor parecido com o de melões e peras. A planta é muito bonita e pode ser utilizada para decoração e também em projetos de paisagismo. Por isso, saber como plantar figo da Índia é essencial para poder contar com esses benefícios.

Muita gente nunca procurou saber como plantar figo da Índia por acreditar que seja algo muito difícil ou trabalhoso, mas felizmente isso não é verdade! O plantio dessas mudas é relativamente simples, e desde que você siga ao nosso tutorial, tudo correrá perfeitamente.

Descubra Como Plantar Figo da Índia é Simples

As características do figo da Índia são excelentes e possibilitam seu plantio em praticamente todos os ambientes. Essa é uma planta que se dá muito bem com climas quentes e geralmente não dá muito trabalho, além de ser bastante resistente a climas secos.

Depois de comprar as mudas de figo da Índia como plantar será sua primeira preocupação, mas esse processo é bastante simples.

Primeiramente, deve ser aberta uma cova no chão, com aproximadamente 30 cm de largura e profundidade. Essa cova deve receber adubo orgânico, húmus de minhoca ou outra substância que auxilie no enriquecimento do solo, para um crescimento mais saudável da planta.

Até mesmo o adubo NPK 10-10-10 pode ser utilizado, mas este deve ser colocado 3 dias antes do plantio das mudas do figo da Índia e regado 1 vez por dia, para que suas raízes não sejam queimadas.

Depois, com as mudas de figo da Índia como plantar é muito prático e rápido: basta colocá-la dentro da cova que foi aberta e completá-la com terra até a superfície do solo.

Se o solo que for receber as mudas for muito seco e agressivo, é recomendado que elas sejam plantadas em um local provisório e com sombra, que não receba raios solares diretamente. Assim, suas raízes se desenvolverão mais e deixarão o figo da Índia pronto para o plantio.

Nesse plantio provisório, é importante manter as raízes da planta sempre úmidas, mas não encharcadas, pois isso também pode prejudicá-las. Depois de aproximadamente 2 semanas, a muda já pode ser plantada em definitivo.

O figo da Índia prefere áreas com bastante sol e solos bem drenados, já que não precisa de tanta água para se manter. Durante meses muito secos, o melhor é regar a planta com mais frequência, mas depois de crescida e estabilizada, isso não será mais tão necessário.

A propagação do figo da Índia pode tanto ser feita por meio de suas mudas quanto pelas sementes do fruto.

Características do Figo da Índia

Para ter o figo da Índia como plantar é essencial, pois assim será possível aproveitar tudo o que essa planta oferece.

Além de seu uso para decoração, o figo da Índia possui excelentes propriedades. No México, que é seu país de origem, a fruta é utilizada para auxiliar no funcionamento do sistema digestivo.

Ele também conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ácidos graxos, flavonoides, eletrólitos, ácido ascórbico e até mesmo ajuda a manter a estabilidade dos níveis de glicose.

Depois de saber como plantar figo da Índia, agora só falta comprar as mudas da planta. O Sítio da Mata é o lugar ideal para isso, já que é um viveiro especializado, com mais de 18 anos de experiência e que comercializa mudas da melhor qualidade aos seus clientes!

 

3 Comentários

  1. Maria de Fatima Costa Tenório disse:

    Boa tarde. Preciso de mudas de arvores nativas da Mata Atlântica.. De 50 mudas de 80 cms. Variadas com frutíferas e nativas.
    Grata
    Fátima

  2. Capt. Gottlieb disse:

    Plantei vários pés de figo da Índia apenas usando as folhas de um pé nas proximidades. São mais de dez e todos vingaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *