Fórmio: Como Transformar Essa Planta na Estrela do Paisagismo

Fórmio: Como Transformar Essa Planta na Estrela do Paisagismo
Fórmio: Como Transformar Essa Planta na Estrela do Paisagismo
3.8 (75%) 4 votes

Fórmio: Como Transformar Essa Planta na Estrela do Paisagismo
A origem dessa planta é distante, mas se você olhar com atenção, vai perceber que o fórmio é a opção perfeita para quem quer uma paisagem única em casa. Se você deseja conhecer mais sobre o fórmio verde, bem como da planta fórmios em seus mais variados tipos, acompanhe o texto de hoje.

Porém, antes de falar sobre toda a beleza do fórmio, você deve conhecer um pouco de sua história, para entender ainda melhor sobre o assunto. Vinda da Nova Zelândia, essa planta tem como ponto forte as folhas. Em forma de lâminas, elas são eretas e podem alcançar até 3 metros de altura.

Características do Fórmio

Enquanto na Nova Zelândia as folhas são usadas pelos nativos no artesanato local, aqui no Brasil elas se destacam em jardins por sua aparência única. E não é para menos, uma vez que cada espécie tem uma característica. Entre elas se destacam:

Fórmio Verde (Phormium tenax)

O fórmio verde talvez seja o que mais faz sucesso entre os amantes do paisagismo. Como é todo verde, o ponto forte dessa planta fórmio é justamente ser mais rústica.

Ela combina muito bem com outras plantas de aparência mais delicada, como é o caso do podocarpo. As características da planta podocarpo a tornam perfeita para esse tipo de ambiente.

Fórmio Varegata (Phormium tenax variegata)

Como tem as bordas mais claras, o fórmio varegata é um tipo de fórmio verde é muito popular em áreas externas. Você pode apostar nele combinando com flores, pois as cores dão um contraste incrível ao jardim.

Fórmio Roxo (Phormium tenax rubrum)

O fórmio roxo fica com sua cor ainda mais forte e com um efeito lindo quando expostas ao sol. Por isso, a sugestão é deixar em áreas amplas e que peguem sol, para criar uma paisagem maravilhosa e sem esforço.

Cuidados Com a Planta Fórmio

Se você pensa que é difícil cuidar da planta fórmios, está bastante enganado. Ele pode ser cultivado em vasos ou junto a muros ou lagos. Isso quer dizer que essa espécie se adapta a uma variedade de climas e deve ser plantado a pleno sol ou meia sombra. Caso o terreno esteja encharcado, você deve regar de manhã ou no final da tarde.

Se você tem um apartamento, pode deixar na varanda pegando sol, ao mesmo tempo em que dá um visual incrível. Afinal de contas, quem nunca ficou maravilhado com um jardim na varanda de um apartamento?

Outro ponto positivo é que a planta fórmio atrai beija-flores. Mas atenção, pois como as folhas são compridas, elas podem acumular água. Uma dica é, quando você regar, observar se a umidade foi para a terra ou não.

Ah, caso você seja o tipo de pessoa que não curte ter muitos cuidados, as espécies de planta fórmios são perfeitas. Você só precisa podar se quiser, pois essa espécie só cresce em altura e, nesse momento, ganha volume.

Caso tenha uma casa, tem total liberdade para criar paisagens maravilhosas só com o fórmio verde e suas variantes, uma vez que as variedades de tons da folha dão um charme especial. Vale usar todas as espécies, inclusive.

Se você gostou desse texto, deixe um recadinho pro Sítio da Mata nos comentários mostrando como é o seu jardim com fórmio. Além disso, você pode conferir nosso Facebook para ver mais dicas incríveis!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *