Você Conhece a Jabuticaba Branca?

Você Conhece a Jabuticaba Branca?
Você Conhece a Jabuticaba Branca?
5 (100%) 3 votes

Você Conhece a Jabuticaba Branca?

A jabuticaba é uma fruta muito conhecida em todo o Brasil, mas uma de suas variantes é muito menos conhecida: a jabuticaba branca (Myrciaria aureana), que muitas pessoas nunca nem ouviram falar sobre.

A jabuticaba branca é uma fruta bastante parecida com a convencional, sendo que a maior e mais nítida diferença é a cor de sua casca, que é branca, mesmo quando a fruta já está totalmente madura.

Conheça mais sobre essa que é uma das mais raras espécies de jabuticaba de todo o Brasil e que você, felizmente, pode ter em sua casa!

Quais São as Características da Jabuticaba Branca?

A jabuticaba branca é um fruto muito doce, macio e saboroso, assim como a espécie mais comum de jabuticaba, cuja casca fica escura quando já está madura.

Entre as espécies de jabuticaba, a branca se destaca pela sua casca, que nunca muda de cor, por mais que se espere seu amadurecimento. Para saber quando é o momento da colheita e do consumo, deve-se olhar para sua casca e verificar se esta apresenta um aspecto aveludado. Caso positivo, ela já pode ser consumida normalmente.

Assim como a jabuticaba comum, sua casca é macia e também pode ser consumida em conjunto com o fruto e o caroço. Portanto, não existe a preocupação de separar a casca do fruto.

Quanto ao aspecto nutricional, a jabuticaba branca é ótima para a saúde, já que é uma fonte de cálcio, ferro, fósforo, vitamina C e também vitaminas do complexo B.

Curiosidades Sobre a Jabuticaba Branca

    • Historicamente, essa espécie de jabuticaba era bastante utilizada para tratar o sistema respiratório em doenças como tuberculose e asma. Para isso, tanto as frutas quanto suas folhas eram fervidas e essa “infusão”, então, era utilizada para gargarejos.
    • Além de seu consumo in natura, a jabuticaba branca pode ser utilizada em diversas receitas, como tortas, sorvetes, doces, geleias e até mesmo vinhos.
    • A árvore desse tipo de jabuticaba não cresce muito. Sua altura máxima não costuma passar dos 5 metros.
    • A jabuticaba branca pode ser encontrada em poucas regiões do Brasil. Os registros são de que ela exista apenas em algumas partes da Mata Atlântica e da Serra da Mantiqueira. Isso a torna uma das mais raras espécies de jabuticaba, que infelizmente está quase em extinção, exatamente por essa faixa tão restrita em que ela aparece.
    • Além de seu plantio ser feito para o consumo da fruta, essa espécie de jabuticabeira também pode ser plantada para fins ornamentais, já que seu tronco se descama e fica com vários tons, que vão desde o marrom até o amarelo. Por isso, ela pode muito bem ser utilizada em projetos de paisagismo.

    Como é Feito o Plantio Dessa Jabuticabeira?

    Deve ser aberta uma cova com 30 cm de largura e a mesma medida de profundidade, para que a muda tenha todo o espaço necessário para seu crescimento e desenvolvimento.

    Antes do plantio, é essencial que a cova seja adubada com algum composto, como húmus de minhoca, esterco curtido ou composto orgânico, que devem ser misturados com o solo.

    Caso você não tenha nenhum desses compostos ou prefira outra alternativa, o plantio da muda de jabuticaba branca pode ser feito com o adubo NPK 10-10-10, misturado cautelosa e uniformemente ao solo. Nesse caso, porém, é essencial que o processo seja feito com 3 dias de antecedência do plantio e que as covas sejam molhadas 1 vez por dia.

    Onde Comprar Mudas Dessa e de Outras Espécies de Jabuticaba?

    Além da jabuticaba branca, existem a jabuticaba híbrida (Myrciaria cauliflora) e a jabuticaba sabará (Myrciaria jaboticaba), sendo essa última a mais comum em território nacional.

    Se você deseja contar com alguma das espécies de jabuticaba que foram citadas no texto, você pode adquirí-las diretamente do site do Sítio da Mata, que é um viveiro especializado, que já atua desde 1998 no mercado e visa oferecer aos clientes o melhor atendimento possível, além de mudas de excelente qualidade.

    Aprendeu bastante sobre a jabuticaba branca? Então, que tal plantar uma muda delas, em conjunto com as outras espécies citadas, e montar um pomar com 3 espécies de jabuticaba? Além da beleza das árvores e do ótimo sabor dos frutos, você contará com uma espécie muito rara em sua casa!



3 Comentários

  1. Ari Campos disse:

    boa noite…
    para mim, é uma novidade…
    gostei e muito..

  2. nilceia disse:

    Por favor como faço para comprar uma muda de jabuticaba branca, qual valor e tamanho e frete agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *