AFELANDRA (Aphelandra squarrosa)
Em regiões tropicais, a Afelandra pode ser cultivada diretamente no jardim, formando belos maciços e renques junto a muros, em canteiros bem adubados. Em lugares de clima frio, ela apreciará o cultivo em vasos e jardineiras, em locais protegidos dentro das residências ou em casas de vegetação. Multiplica-se por estacas postas a enraizar em estufas úmidas, ao final do inverno.
Nome popular: Afelandra
Nome Ciêntífico: Aphelandra squarrosa
Família: Acanthaceae
Origem: América do Sul, Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas grandes, ovais, acuminadas, glabras e de coloração verde-escura, com nervuras bem marcadas, brancas ou amareladas, de acordo com a variedade.
Crescimento da planta: até 1,8 m
Quando da Flores? Primavera - Verão
Flores As inflorescências são do tipo espiga, terminais e eretas. Elas surgem na primavera e verão e são formadas por brácteas amarelas e brilhantes e flores tubulares, labiadas, amarelas ou brancas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Manter irrigada sem encharcamento
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical. Não tolera o frio ou ventos.
Nativa de qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Não precisa
Vai na sombra? Meia sombra
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? 10 cm
Mais informações:
A flora do nosso país é uma das mais ricas em todo o mundo, tanto pela variedade de espécies presentes na natureza, quanto pela sua exuberância.
Hoje vamos falar da afelandra, uma planta que pode ser cultivada tanto em canteiros, como em jardineiras ou em vasos, nas áreas internas ou externas e oferece muita beleza para qualquer jardim.
Da família Acanthaceae, a afelandra é uma herbácea nativa de solo brasileiro, de vida perene, que cresce de 50 a 90 cm.
As folhas da afelandra são grandes, na cor verde escura, com nervuras brancas que lembram a pele de uma zebra, motivo pelo qual também é conhecida como planta zebra.
O espetáculo fica por conta da inflorescência da afelandra: entre as estações primavera e verão, surgem espigas eretas e terminais, de brácteas amarelas que vivem cerca de 6 semanas e flores tubulares, labiadas, brancas ou amarelas que duram, em média, uma semana.
De valor ornamental, a Aphelandra squarrosa, nome científico da afelandra, é um arbusto muito indicado para jardins, plantadas em grupos, formando maciços e renques junto aos muros e cerca. Também é de fácil cultivo em vasos, que podem decorar lindamente espaços internos ou externos.
Que tal dar vida e cor ao seu jardim? Continue a leitura para entender como cultivar a afelandra.
Que tal cultivar essa planta linda que atrai muitos beija-flores e dá mais vida ao seu jardim?
Seguindo as dicas de como plantar afelandra, você terá flores perfeitas para levantar o astral da sua casa ou do seu apartamento, decorando hall de entrada, varanda, terraço, salas, jardins, fachadas e qualquer outro ambiente que a sua criatividade permitir.
Compre com quem entende do assunto. O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de flores, hortaliças, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana, plantas exóticas, espécies raras e muito mais!
Você também pode adquirir a muda de afelandra acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br. Além de plantas, temos ferramentas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto.
Adquira essa e outras espécies de plantas para seu jardim com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Conte com a praticidade, comodidade, qualidade e a facilidade do Sítio da Mata.
Tem muita novidade esperando por você! Vem!
COMO CULTIVAR AFELANDRA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito