Falou em exuberância, falou em bromélia. Com um ar tropical e uma aparência exótica, as bromélias prometem dar vida à composição de jardins, canteiros e até mesmo vasos.
Essa planta linda, de caráter epífito (pode ser cultivada agarrada a troncos de árvores), possui muitas variedades e hoje você vai conhecer alguns tipos de bromélia mais comuns.
Pertencente à família Bromeliaceae, a bromélia é uma planta de fácil cultivo e os tipos se diferenciam basicamente pelo tamanho ou pela cor de suas flores. Sua principal característica fica por conta de suas flores que surgem como um cálice central muito profundo, de cores variadas, em meio à sua folhagem verde.
Nativa da América do Sul, Norte e Central, as bromélias são espécies rústicas e bastante resistentes.
Vamos conhecer os tipos mais comuns?
Ao todo existem mais de 120 tipos de bromélia , mas as espécies mais comuns listamos a seguir:
Bromélia Abacaxi Ornamental (Ananas bracteatus) é o tipo de bromélia de onde surge um fruto extremamente conhecido de nós brasileiros, o abacaxi.
Bromélia Aequimeia (Aechmea fasciata): a bromélia aequimeia é uma espécie de folhagem rígida com manchas esbranquiçadas e inflorescência em tons de rosa.
Bromélia Gusmânia (Bromelia guzmania): espécie de folhas verdes, largas e macias, com textura coriácea e inflorescência formada por flores tubulares e coloridas, em formato de roseta, variando entre o vermelho e laranja.
Bromélia Imperial (Alcantarea imperialis): a bromélia imperial se destaca no paisagismo com sua folhagem ornamental, formando uma grande coroa de folhas, apresentando variações de verde, roxo e vermelho.
Bromélia Marmorata (Neoregelia marmorata): de folhas com uma tonalidade verde clara, marmorizada de tons vermelhos amarronzados, a bromélia marmorata surge com flores pequenas no centro da roseta, de tom que varia entre o azul lavanda e roxo.
Bromélia Porto Seguro (Aechmea blanchetiana): possui folhas finas com uma cor vibrante que varia entre amarelo, laranja e verde, a depender da quantidade de luz solar.
As bromélias são espécies de fácil manutenção e podem ser cultivadas dentro ou fora de casa, em jardins ou salas, varandas e escritórios.
São plantas que preferem um solo rico em matéria orgânica e locais de umidade elevada, com temperatura variando entre 15 e 25 °C.
Caso você opte por cultivar em vaso, escolha por materiais de barro ou cerâmica. Lembre que as bromélias são epífitas e, portanto, também podem ser cultivadas agarradas ao tronco de árvores.
As bromélias também podem ser cultivadas sob a meia sombra ou o sol pleno, dependendo de cada espécie, lembrando que quanto mais sol, mais intensa a cor das suas folhas e flores.
E no que diz respeito às regas, procure regar o solo e evitar acumular água no interior das folhas. Borrifar as folhas também pode ser uma alternativa.
De tamanhos variados, as bromélias harmonizam com outras plantas e encantam por onde passam.
No Sítio da Mata você encontra uma variedade imensa de tipos de bromélia, basta acessar o site www.sitiodamata.com.br e escolher a sua espécie favorita.