Com a transição para o outono e a chegada dos meses mais frios, é importante lembrar que nossas plantas de interior também merecem atenção especial durante esta temporada.
O outono chega com mudanças significativas nas condições ambientais, como a diminuição da luz solar e a queda das temperaturas, que podem afetar o bem-estar e o desenvolvimento das plantas.
Entender as necessidades das plantas durante o outono e os meses mais frios é o que vai garantir sua saúde e vitalidade neste período.
À medida que as horas de luz do dia diminuem e as temperaturas externas começam a cair, as plantas enfrentam desafios que podem exigir pequenos ajustes em seus cuidados. A falta de luz solar direta e o ar mais seco de ambientes internos podem afetar o crescimento, a floração e até mesmo a resistência das plantas a doenças e pragas.
Portanto, a partir de agora, vamos entender algumas práticas de cuidado que precisaremos adotar para esta estação, proporcionando às plantas o ambiente ideal para enfrentar os desafios das oscilações climáticas e garantir que elas permaneçam saudáveis, vibrantes e lindas durante o outono, inverno e todas as demais estações do ano!
Acompanhe importantes dicas de cuidados com as plantas em ambientes internos e excelente cultivo!
Antes de seguirmos com os cuidados com as plantas em ambientes internos que merecem ser intensificados, é preciso descobrir quais espécies se adaptam a este ambientes onde a luminosidade é restrita e a irrigação depende do manejo humano.
Entre samambaias, zamioculcas, orquídeas, jiboias, dinheiro em penca, espécies suculentas e muito mais, é possível criar harmonia com plantas resistentes e de baixa manutenção.
Como falamos anteriormente, manter nossas verdinhas sempre saudáveis e livres de pragas requer alguns cuidados com as plantas em ambientes internos mais intensos.
Listamos alguns principais para te ajudar nesta jornada.
Posicione as plantas em locais onde possam receber luz solar indireta durante o dia. O outono pode trazer dias mais curtos e menos luminosos, portanto, aproveite ao máximo a luz natural disponível.
Considere também a utilização de luzes artificiais, como lâmpadas LED específicas para plantas, para complementar a iluminação, se necessário.
Optar por espécies que se adaptam melhor à luz indireta ou a espaços sombreados pode ser uma alternativa.
Os cuidados com a irrigação é um dos itens mais importantes de cuidados com as plantas em ambientes internos.
Reduza a frequência de rega conforme a temperatura diminui.
No outono as plantas começam a se preparar para o inverno, onde algumas espécies entram em período de dormência e, com isso, requerem menos água devido à redução da taxa de evaporação.
Verifique a umidade do solo antes de regar e evite encharcar as plantas para não causar o apodrecimento das raízes.
Mantenha as plantas longe de correntes de ar frio ou de fontes de calor excessivo para não danificar as folhas.
Geralmente, em ambientes internos, as plantas estão mais protegidas dos picos de temperatura e dos fortes ventos, que podem danificar suas folhas e seu desenvolvimento.
Reduzir a frequência da fertilização durante as estações mais frias, já que neste período muitas plantas entram em período de dormência, também faz parte dos cuidados com as plantas em ambientes internos.
Nesta fase muitas espécies apresentam crescimento lento e, portanto, requerem menos nutrientes.
Realize podas leves para remover folhas e galhos mortos, estimular o crescimento, manter a forma das plantas e acompanhar a proliferação de doenças. Evite podas drásticas durante o outono e inverno, pois isso pode estressar as plantas quando estão em um estado de dormência e atrapalhar seu desenvolvimento.
Os cuidados com as plantas em ambientes internos durante o outono e os meses mais frios são os mesmos para o ano todo. O que muda é a quantidade e o ambiente propício para que suas plantas continuem prosperando.
Seguindo as dicas que demos aqui, seu jardim de inverno vai impressionar!
Acesse nosso site para adquirir mudas saudáveis e transformar o ambiente interno da sua casa.
Aproveite as dicas de cuidados com as plantas em ambientes internos no Outono e conte com o Sítio da Mata nessa jornada.