Aprenda Tudo Sobre o Carvão de Bambu

Aprenda Tudo Sobre o Carvão de Bambu
Aprenda Tudo Sobre o Carvão de Bambu
5 (100%) 2 votes

Aprenda Tudo Sobre o Carvão de Bambu

O carvão é um produto conhecido por todo mundo. Porém, é raro que alguém saiba da existência do carvão de bambu ou que, ao menos, tenha parado para pensar sobre os diferentes tipos de carvão que existem por aí.

O carvão de bambu é apenas mais um dos inúmeros usos dessa planta. Ainda por cima, ele se mostra como uma solução muito mais viável, financeira e tecnicamente, do que outros tipos de carvão.

Aprenda como é feito o carvão de bambu, quais são as suas características e quais vantagens podem ser obtidas através do uso desse produto!

Por Que Optar Pelo Carvão de Bambu?

Os principais motivos que tornam o bambu uma matéria-prima perfeita para fazer o carvão são os seguintes:

Rápido Crescimento

O bambu é uma planta que apresenta uma característica muito peculiar: seu absurdamente rápido tempo de crescimento. Em menos de 5 anos, o bambu já atinge sua fase adulta.

O contraste com outras plantas é enorme: o eucalipto, por exemplo, cuja madeira é utilizada para se fazer o carvão, precisa de pelo menos 6 anos para atingir a fase adulta, isso porque é uma planta que já cresce mais rápido do que a maioria.

Total Aproveitamento

Além disso, o modo como é feito o carvão de bambu também impressiona no que tange ao aproveitamento da matéria-prima. Toda a vara do bambu pode ser aproveitada, desde o troco até as raízes e rizomas. Assim, nada é descartado e o desperdício é zero.

Portanto, a sustentabilidade que o carvão de bambu apresenta o torna muito mais viável do que qualquer outro tipo de carvão.

Potencial Combustível

O bambu possui um potencial para combustível muito grande. Sua capacidade de aquecimento não deve em nada aos outros tipos de carvão, com a diferença de ocupar menos espaço e ser mais leve.

Preservação Ambiental

Além do que já foi citado em relação à velocidade de crescimento, esse processo também acontece com uma característica especial, que é a grande quantidade de gás carbônico absorvida no crescimento do bambu.

Quanto maior for a absorção de gás carbônico da atmosfera, maior é a ajuda no combate ao aquecimento global. Logo, o crescimento acelerado também é benéfico para impedir o aumento do buraco da camada de ozônio.

Durante a queima do carvão de bambu, são emitidos menos gases poluentes do que com os outros tipos de carvão, o que é mais um ponto positivo.

Outras das propriedades que o carvão de bambu apresenta de diferente em relação aos carvões comuns são sua alta capacidade de absorver odores e umidade.

Como é Feito o Carvão de Bambu?

A produção do carvão de bambu é feita através do processo de pirólise, que nada mais é do que a decomposição termoquímica de materiais orgânicos a altas temperaturas, que variam de 800º a 1200º C.

Além da queima do bambu em si, também é possível fazer um tipo de carvão de bambu por meio de resíduos da planta, como da poeira que ele libera. Essa poeira é, então, comprimida em bastões, que depois são carbonizados e podem ser utilizados normalmente.

Esse tipo de carvão pode ser utilizado em todos os lugares do mundo, já que existem vários tipos de bambu, cada um deles com diferentes características. Alguns se adaptam melhor a climas quentes, outros a climas frios, além de lugares mais úmidos ou mais secos.

É nítido que o carvão de bambu é uma solução eficiente e ambientalmente correta. Por todas as vantagens que foram citadas, seu uso deve se tornar cada vez mais comum!

5 Comentários

  1. Reginaldo Cardoso de Oliveira disse:

    Quanto eu vou investir para começar um negócio com bambu

  2. Luiz disse:

    Se misturar as cinzas com terra e água da pra fazer um belo forno de barro.

  3. ola que interessante as caracteristicas do carvao de bambu.
    seria possivel receber para experimentar ou não
    vcs . enviariam uma quantidade para experiencia ou não

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *