Bambu Verde Para Cerca Viva: Essa é Uma Boa Opção?

Bambu Verde Para Cerca Viva: Essa é Uma Boa Opção?
Bambu Verde Para Cerca Viva: Essa é Uma Boa Opção?
4.1 (82.5%) 8 votes

Bambu Verde Para Cerca Viva: Essa é Uma Boa Opção?

Existem vários tipos de bambu, mas o bambu verde é um dos principais quando se fala de cercas vivas. Essa, inclusive, é uma das principais cercas vivas de crescimento rápido usadas para decoração.

O bambu gigante verde (Bambusa vulgaris) possui características muito boas, mas, devido ao seu desconhecimento, muitas pessoas se perguntam se essa é uma boa opção para cercas vivas. Ao conhecer essas características, ficará muito mais fácil saber porque o bambu verde é uma ótima escolha para tal finalidade!

Por Que o Bambu Verde é Uma Excelente Opção?

Existem vários fatores que levam o bambu verde a ser uma boa opção. Os principais são os seguintes:

Rápido Crescimento

Independentemente de qual seja o motivo que leve a pessoa a querer uma cerca viva de bambu, ela deseja que seu crescimento ocorra rapidamente. Essa, felizmente, é uma das principais vantagens do bambu gigante verde: o crescimento acelerado.

Apenas um ano depois de seu plantio, a altura do bambu gigante já pode chegar aos 4 metros. Já na fase adulta, esse bambu pode até mesmo superar 15 metros, em alguns casos.

Por isso, o bambu verde é uma ótima opção para pessoas que queiram resultados rápidos.

Versatilidade

Essa espécie de bambu pode ser utilizada para os mais variados fins: seja para uma cerca viva decorativa, para a separação de ambientes para maior privacidade e até mesmo para fechar áreas muito grandes, como indústrias, fábricas, aterros ou outros espaços.

Além de todas essas aplicações, a cerca viva de bambu verde também ajuda a conter vento e poeira, deixando a parte interna do ambiente ainda mais confortável e protegida.

Adaptabilidade a Vários Climas

O bambu gigante verde pode ser plantado em praticamente todas as regiões do Brasil, já que ele se adapta muito bem aos climas tropical e subtropical. Portanto, não há muitas restrições em relação a isso.

Isso é muito bom, principalmente para pessoas que queiram cultivar cercas vivas em propriedades de todo o Brasil. Assim, não será necessário escolher uma espécie diferente para cada região.

Como Tratar Bambu Verde e Fazer Sua Adubação?

Por mais que seja simples fazer seu plantio, saber como tratar bambu verde é muito importante, pois assim ele poderá crescer da melhor maneira possível e as mudas não ficarão com falta de nutrientes.

Primeiramente, antes de plantar as mudas, a cova deve receber uma mistura de 1,5 kg de adubo orgânico (ou de algum outro composto orgânico), 60 g de fosfatos ou formulados supersimples e 1 kit adubo para plantio.

Esse procedimento deve ser feito 3 dias antes do plantio das mudas, para preparar bem o solo para seu perfeito desenvolvimento.

Também é importante saber como tratar bambu verde depois de seu plantio, já que o desenvolvimento da planta demanda bastante cuidado, principalmente nos primeiros anos.

No primeiro ano do bambu, é importante retirar todas as ervas daninhas que se encontrarem próximo às mudas, pois estas podem absorver nutrientes importantes para seu desenvolvimento.

Além disso, é importante fazer o coroamento das mudas, que é um reforço dos nutrientes de que ela precisa para se desenvolver. Esse processo deve ser feito pelo menos nos 3 primeiros anos do bambu verde, com as seguintes proporções:

  • 1º ano: de 300 g a 1 kg de adubo orgânico (3x por ano), 100 g de formulado NPK 10-10-10 e 80 g de formulado NPK 20-5-20;
  • 2º ano: de 1 kg a 3 kg de adubo orgânico (3x por ano), 200 g de formulado NPK 10-10-10 e 150 g de formulado NPK 20-5-20;
  • 3º ano: mais de 3 kg de adubo orgânico (3x por ano), 300 g de formulado NPK 10-10-10 e 250 g de formulado NPK 20-5-20.

Para que o processo de como tratar bambu verde corra da melhor maneira possível e proporcione excelentes resultados, é fortemente recomendável preferir as épocas de chuva para os coroamentos, de modo que as raízes não fiquem queimadas.

Agora, para garantir um bom plantio do bambu verde e assegurar que seu tratamento traga resultados eficientes, basta comprar as mudas em um viveiro confiável, como o Sítio da Mata, que comercializa apenas mudas saudáveis e da melhor qualidade.



2 Comentários

  1. Josoel Schmidt Machado disse:

    Gostaria de receber o valores das mudas dos bambus e tamanho e quanto a entrega…moramos em Guarapuava estado do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *