Casas Feitas de Bambu

Casas Feitas de Bambu
Casas Feitas de Bambu
3.5 (70%) 6 votes

Casas Feitas de Bambu

Projetos de casas feitas de bambu são cada vez mais procurados hoje em dia por pessoas com diferentes expectativas e necessidades. Algumas possuem um orçamento mais curto e desejam contar com o bambu graças ao seu baixo custo em relação a outros materiais, como a madeira, por exemplo, enquanto outros preferem morar em uma casa que seja sustentável e ambientalmente correta.

Independentemente de qual seja a necessidade de cada um, morar em uma casa de bambu é extremamente vantajoso, já que ela pode oferecer excelentes níveis de conforto e evitar que sejam utilizados materiais que sejam prejudiciais ao meio ambiente.

Como São as Casas Feitas de Bambu?

Pessoas que optarem por uma casa de bambu podem tanto escolher que ela seja inteiramente desenvolvida nesse material quanto parcialmente, de acordo com suas preferências e expectativas. O cliente pode optar apenas pelo madeiramento da casa em bambu, por exemplo, quanto por sua estrutura e finalização, o que fará com que a casa seja quase que integralmente construída em bambu.

Caso haja alguma dúvida em relação a isso ou a pessoa queira garantir a obtenção da melhor experiência possível e o melhor aproveitamento de seu investimento, o ideal é que antes da construção ou da compra das casas feitas de bambu seja buscado o auxílio de profissionais competentes, como engenheiros, arquitetos e designers de interiores, que a auxiliarão em relação a essas dúvidas.

Outra alternativa a uma casa de bambu é o uso desse material para a confecção dos móveis, o que dá um toque de personalidade e requinte ao ambiente.

Vantagens da Construção de uma Casa de Bambu

O bambu é um material vantajoso sob diversos aspectos. Uma série de testes comprova que ele possui elevada resistência à tração e compressão, o que o coloca à frente da madeira convencionalmente utilizada em construções, por exemplo.

Há um pensamento comum que casas feitas de bambu são construções desconfortáveis, retrógradas e ausentes de qualquer recurso tecnológico ou moderno, o que é completamente equivocado. É possível obter o mesmo conforto de uma casa com estrutura convencional ou até mesmo mais conforto, desde que seja elaborado um projeto de boa qualidade e que sua construção seja feita exatamente de acordo com o que foi disposto nesse projeto.

Todo tipo de utensílio e aparelho eletrônico que pode ser utilizado em uma casa comum também pode ser usado em uma casa de bambu, que passará pelas devidas adaptações. É sempre importante considerar o bem causado pela preservação do planeta e também pela sustentabilidade desse tipo de construção.

Qual Tipo de Bambu Deve Ser Utilizado

O bambu guadua, de nome científico Guadua angustifolia, possui excelentes características que o tornam ideal para uso no segmento de construção civil. Sua origem é tropical e essa espécie suporta temperaturas mínimas de -2 ºC, além de ser entouceirante, ou seja, não se alastrar

Suas paredes possuem espessura variável de 2 a 2,5 cm e o tamanho dos colmos, nome dado aos troncos do bambu, pode chegar a até 20 metros. Essa espécie de bambu é largamente elogiada por artesãos e construtores, o que justifica seu crescente uso em construções.

Compra: Bambu Guadua – Guadua Angustifolia

Outra espécie que pode ser utilizada em uma casa de bambu é o bambu gigante, de nome científico Dendrocalamus giganteus, que também pode ser usado para o fechamento de estradas, aterros, fábricas, mineradoras e outras propriedades de grande porte. Suas varas são bem grossas e apresentam um formato cônico, ideal para as finalidades nas quais é utilizada.

Originária da Ásia, a temperatura mínima suportada por essa espécie de bambu também é de -2 ºC e sua adaptação a climas tropicais e subtropicais é excelente. Seu crescimento ocorre muito rapidamente e os colmos podem alcançar até 25 metros.

Compra: Bambu Guadua – Dendrocalamus Giganteus

O Sitio da Mata comercializa essas espécies de Bambu, ideais para a construção de casas feitas de bambu, bem como uma série de outras espécies que podem ser utilizadas para fins decorativos, fechamento de terrenos, contenção de erosão, paisagismo e outros.

2 Comentários

  1. Clausenir Barbosa Nascimento disse:

    Herdei um sitio num local de difícil acesso, a estrada de carro só vai a três quilômetros de distância, comi o sítio fica dentro de uma reserva florestal do município não se pode abrir estrada, comi no meu sítio tem muito bambu, gostaria de construir uma casa só para passar finais de semana de bambu. Gostaria de saber se vocês vendem projeto para eu estar fazendo está casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *