Contenção de Erosão Com Bambu: Essa é Uma Técnica Eficiente?

Contenção de Erosão Com Bambu: Essa é Uma Técnica Eficiente?
Contenção de Erosão Com Bambu: Essa é Uma Técnica Eficiente?
4.7 (93.33%) 3 votes

Contenção de Erosão Com Bambu: Essa é Uma Técnica Eficiente?
O bambu é conhecido há muito tempo e é extremamente versátil, o que pode ser provado pelos diversos usos desse material: a partir dele, podem ser fabricadas tanto casas quanto peças de roupa. A contenção de erosão com bambu é mais uma das várias características dessas plantas e um de seus principais usos.

Essa característica é conhecida principalmente por pessoas que moram em locais sujeitos a terremotos. Nesses locais, assim que há indícios de que ocorrerá algum abalo sísmico, boa parte da população se desloca a um lugar onde haja uma touceira de bambu, já que a contenção de erosão com bambu é altamente eficiente e evita que o solo rache.

Eficiência da Contenção de Erosão Com Bambu

Conter a erosão com bambu é algo que já foi cientificamente comprovado, o que realmente afirma sua eficiência. A Inbar (International Network for Bamboo and Ratan ou, em tradução livre, Rede Internacional de Bambu e Ratan) realizou uma série de estudos para a ONU que concluíram que o bambu pode até mesmo ser utilizado como uma alternativa para a substituição do ferro em estruturas de concreto, devido à sua resistência, que é semelhante.

É exatamente essa resistência que possibilita conter a erosão com bambu, em conjunto com a estrutura complexa de sua raiz. Existem espécies dessa planta, conhecidas como alastrantes ou também como monopodiais, cujo crescimento ocorre tanto na vertical quanto na horizontal, o que é excelente para auxiliar na contenção de terrenos com muita declividade, alto nível de degradação e que estejam sujeitos a deslizamentos.

Para que os bambus alastrantes sejam plantados, é necessário enterrar seu torrão, que é onde se encontram as raízes. Depois de um período que varia de 2 a 3 meses, seu crescimento cresce na horizontal, o que é chamado de rizoma, que se espalha pelo solo até que comece a criar suas raízes e libere um bambu aéreo, que cresce na vertical, conforme a maioria das pessoas conhece.

É importante ressaltar que a contenção de erosão com bambu deve ser feita por meio do uso do bambu alastrante ou monopodial. Não são todas as espécies de bambu que possuem essas características e o plantio de bambus diferentes não surtirá efeito contra a erosão.

Características dos Bambus Alastrantes

  • Formação de densas massas na região das raízes;
  • Pode ser plantado em solos pobres, já que não há a necessidade de muitos nutrientes;
  • Crescimento na vertical e na horizontal;
  • Formação de terraços naturais conforme o tempo passa, terraços esses que tornam a velocidade da água mais lenta e diminuem a perda de solo.

Para garantir uma contenção de erosão com bambu de alta qualidade, o Sítio da Mata comercializa diversas espécies de bambu monopodial. O Bambu Cana da Índia (Phyllostachys aurea), por exemplo, é rústico e pode ser plantado em solos degradados e pobres em nutrientes sem nenhum problema. O diâmetro aproximado de suas varas é de 6 cm, sua cor é verde e a altura máxima pode chegar até os 7 metros. Sua adaptação é ótima em ambientes com climas subtropicais ou tropicais.

Compra: Bambu Cana da Índia

Outra recomendação para conter a erosão com bambu é o Bambu Mosso (Phyllostachis edulis), que é alastrante mas pode ser contido com trincheiras onde não se deseje o alastramento. Além de auxiliar na contenção de erosão, ajuda na ornamentação do local e serve como posterior fonte de madeira. Seu diâmetro pode chegar aos 15 cm, sua altura até 25 metros e o clima ideal para sua adaptação é o temperado.

Compra: Bambu Mosso

Deseja saber quais outras espécies podem ser utilizadas para a contenção de erosão com bambu? Então confira as demais sugestões oferecidas pelo Sítio da Mata!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *