Utilização do Bambu Para Projetos Sustentáveis

Utilização do Bambu Para Projetos Sustentáveis
Utilização do Bambu Para Projetos Sustentáveis
5 (100%) 1 vote

Utilização do Bambu Para Projetos Sustentáveis

A sustentabilidade é um assunto que está em pauta atualmente e que tende a ser cada vez mais tratado. A importância dada a esse assunto é cada vez maior, já que soluções ambientalmente corretas são requisições cada vez mais comuns em projetos civis, arquitetônicos e até mesmo no mundo da moda. A utilização do bambu é algo que também vem crescendo, exatamente pelas características singulares que esse material apresenta.

Um grande impasse que infelizmente impede que soluções sustentáveis se tornem ainda mais utilizadas é o alto custo de sua grande maioria. Ao mesmo tempo em que se mostram amigáveis para o meio ambiente, boa parte dessas soluções resultam em um custo muito elevado e, consequentemente, na inviabilidade do processo. Esse é exatamente um dos pontos fortes da utilização do bambu, assunto que será destrinchado nos parágrafos abaixo.

Características que Reforçam a Utilização do Bambu

Basicamente, o bambu apresenta um conjunto de características incomparável com qualquer outro material, ao menos em sua faixa de preço. As que mais se destacam são as seguintes:

  • Resistência: a resistência à tração do bambu é tão alta que consegue superar o aço no que tange à sua elasticidade. Seu uso pode até mesmo ser feito para reforçar o concreto, tornando-o até 3 vezes mais forte do que antes. Isso, inclusive, pode fazer com que o bambu seja aplicado para fins estruturais.
  • Disponibilidade: primeiramente, o bambu possui origem natural, o que já é um ponto positivo. Enquanto alguns tipos de madeira utilizados para construção civil podem levar até mais de 100 anos para que alcancem maturidade suficiente para oferecer os resultados esperados, o que obviamente as torna mais caras, o uso do bambu já pode ser feito normalmente depois de apenas 3 anos. Logo, sua disponibilidade é muito maior, além de ele ter fácil plantio.
  • Colheita sustentável: a sustentabilidade do bambu também se estende à sua colheita, que não é prejudicial ao meio ambiente. O bambu está presente em praticamente todas as regiões do mundo, portanto não é preciso recorrer a regiões muito distantes para sua aquisição.

Conheça Ideias Sustentáveis Para Usar o Bambu de Diversas Formas

Pisos

Bastante parecido com o piso laminado convencional, inclusive em sua aparência, o piso feito de bambu é uma alternativa bastante interessante. Esse tipo de piso sofre muito menos com a umidade do que os laminados convencionais, o que pode contribuir para um aumento considerável de sua vida útil.

Cercas Vivas

Cercas podem ser usadas para dividir espaços tanto para fins de privacidade quanto para decoração e melhor aproveitamento de espaço. Uma das ideias sustentáveis para usar o bambu que mais vem ganhando espaço atualmente é na montagem de cercas vivas, que proporcionam um aspecto diferenciado e bastante requintado ao ambiente.

O cliente pode optar entre várias espécies de bambu para uma cerca viva. Essas cercas podem ser facilmente incluídas em projetos arquitetônicos e decorativos, de modo a apresentar harmonia com todo o ambiente.

Algumas das espécies mais recomendadas para cercas vivas são as seguintes:

Brises

A iluminação é um dos fatores imprescindíveis em qualquer projeto arquitetônico, por ressaltar as características do ambiente de forma única. Os brises também representam uma das ideias sustentáveis para usar o bambu e atuam como uma forma de permitir apenas a passagem parcial da luz, o que influencia positivamente na luminosidade e também na temperatura do local.

Brises de bambu são soluções ambientalmente amigáveis e que proporcionam um visual único ao lugar, o que logo de cara já passa uma imagem da preocupação com a preservação do meio ambiente. Esse diferencial pode até mesmo chamar a atenção de potenciais clientes, justamente devido à primeira impressão que foi obtida.

Cuidados ao Utilizar Bambu em Projetos Sustentáveis

Já não restam mais dúvidas quanto à eficiência do bambu e como seu uso é extremamente benéfico, tanto por questões econômicas quanto pela sustentabilidade em si. Porém, para isso, é essencial ter certeza da procedência do bambu, de como ele foi plantado e colhido e de todos os processos feitos para que se obtivesse o produto final.

O Sítio da Mata é um viveiro que tem como forte o oferecimento de bambus, nas mais variadas espécies e com propriedades perfeitas para aplicação em diversos setores, como construção civil, decoração, arquitetura e outros. Confira todos os tipos de bambu oferecidos pelo Sítio da Mata, escolha aquele que melhor se adaptar às necessidades de seu projeto e à sua preferência e deixe a criatividade aflorar nas muitas ideias sustentáveis para usar o bambu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *