4 Especies de Cercas Vivas
4 Espécies de Cercas Vivas
5 (100%) 4 votes

4 Especies de Cercas Vivas

A construção de muros não é a única e nem a melhor solução para o fechamento de determinados ambientes, já que eles são muito comuns e não conferem nenhum toque de personalidade. Uma excelente opção para esse fechamento é o uso de cercas vivas, que é o meio mais bonito e barato disponível no mercado, capaz de separar ambientes, valorizar caminhos e dar maior privacidade.

Cada pessoa pode optar por diferentes espécies de cercas vivas, de acordo com suas necessidades e expectativas. Algumas espécies possuem manutenção mais simples, enquanto outras crescem mais rapidamente e oferecem um bom arremate. Além disso, todas são um excelente complemento para o paisagismo do ambiente, dando um toque natural e cercando a área desejada.

Algumas espécies de bambu podem atingir até 30 metros de altura, o que é impossível de obter através da construção de muros. Conheça 4 espécies de cercas vivas e suas características e veja qual delas é a mais adequada para cada aplicação!

Diferentes Espécies de Cerca Vivas

1.Podocarpo

Também conhecida como pinheiro de buda, Kusamaki ou Inumaki, o podocarpo possui raízes bem delicadas, o que o torna mais adequado para plantio próximo à calçadas. Sua resistência é bem elevada contra geada e locais com bastante maresia, além de ser uma das espécies de cercas vivas mais esguias e com maior aceitação à poda. Suas folhas esverdeadas e com pequenas pontinhas fazem com que ele pareça com um pinheiro.

Na maior parte das vezes, seu plantio é feito de forma periférica, pois assim a visão e o espaço central do gramado não são retirados. Essa espécie pode tanto ser plantada tanto como cerca viva quanto isoladamente e não se fecha completamente mesmo que seja mantida em perfeitas condições de desenvolvimento. Recomenda-se que o podocarpo seja plantado ladeando muros, já que ele é bem fácil de ser traspassado.

O nome científico do podocarpo é Podocarpus macrophyllus, sua origem é da Ásia, China e Japão e sua altura pode chegar até a 20 metros se não for podado. Usada geralmente para fins ornamentais, suporta climas oceânicos, tropicais e subtropicais temperados e pode ser mantida à meia sombra ou a sol pleno.

Compra: Podocarpo

2.Pingo de Ouro

Muito popular no Brasil, o uso do pingo de ouro é muito comum em cercas vivas, praças com decorações ornamentais e na frente de casas. Por ser uma subespécie da violeteira, causa bastante confusão em quem a vê graças à grande semelhança entre essas duas espécies.

O pingo de ouro é um arbusto bastante lenhoso que possui uma elevada taxa de crescimento e precisa de muitos nutrientes para que se desenvolva de maneira saudável. Suas folhas têm a tonalidade verde clara, são pequenas e numerosas, o que faz com que essa seja uma planta densa, que pode ser modelada facilmente por meio de técnicas de poda topiaria e apresentam pequenas flores amarelas, principal diferença entre ela e a violeteira.

Seu nome científico é Duranta repens aurea e o pingo de ouro, também conhecido como duranta, violeteira e violeteira dourada, suporta climas tropicais, subtropicais e equatoriais. A origem dessa espécie é o Brasil e a América do Sul em geral e sua altura pode chegar a até 6 metros.

Compra: Pingo de Ouro

3.Bambus

Há várias espécies de bambu que podem ser utilizadas como cerca viva, cada uma com diferentes características. Para quem deseje cercas vivas mais baixas, com altura entre 2 e 4 metros, recomendam-se espécies mais densas, capazes de fechar espaços adequadamente e formar uma barreira eficiente contra poeira, vento e barulho, além de aceitarem podas com facilidade.

Desses, o bambu japonês, também conhecido como bambu-metake ou metake, é um dos mais comumente utilizados. Excelente para o fechamento de muros, possui folhas largas com coloração verde escura, diâmetro entre 2 e 3 cm e ótima adaptação a climas temperados, tropicais e subtropicais. Seu nome científico é Pseudosasa japonica.

Compra: Bambu Japones

Já para quem prefira cercas vivas mais altas, são aconselhadas outras espécies, cuja altura pode atingir mais de 10 metros. Ideais para a formação de barreiras privativas, contra poeira, acústica e também para ornamentação, essas espécies de cercas vivas trazem muita beleza e sofisticação à propriedade, além de não demandar muitos cuidados especiais.

O bambu gigante, por exemplo, é ideal para fechar grandes áreas como mineradoras, fábricas, aterros, mineradoras ou estradas. Suas folhas são largas, a coloração desse bambu é marrom escura e essa espécie possui varas cônicas e bem grossas, com diâmetro de 12 a 30 cm e altura de até 30 metros, que é alcançada depois de 5 anos de seu plantio, embora possa alcançar 12 metros em até 3 anos.

Seu nome científico é Dendrocalamus giganteus, sua adaptação é perfeita em climas tropicais e subtropicais e a temperatura mínima do ambiente deve ser de -2 ºC.

Compra: Bambu Gigante

Conheça mais algumas espécies de bambu que podem ser utilizadas como cerca viva.

Compra: Bambu

4.Murta

A murta é uma das espécies de cercas vivas que podem ser utilizadas tanto na forma de uma meia parede em um jardim como para a divisão de ambientes, já que é bastante versátil. Para que se formem belas cercas vivas, as mudas de murta devem ser plantadas com distância de pelo menos 1 metro entre elas, sendo que quem queira um fechamento mais denso deve plantá-las com distância ainda menor.

O solo onde a murta será plantada deve ser preparado com areia grossa de adubo orgânico, pois isso aumentará bastante a drenagem e a fertilidade do solo. As mudas devem ser transferidas para covas onde o solo já esteja adequadamente preparado.

O clima da murta, cujo nome científico é Murraya paniculata, é continental, subtropical, tropical ou mediterrâneo, seu ciclo de vida é perene e sua altura pode atingir os 9 metros. Originada da Ásia, Índia e Malásia, o ciclo de vida da murta é perene e a luminosidade ideal dos ambientes para seu cultivo é à meia sombra ou a sol pleno.

Compra: Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *