As Melhores Flores Para Cerca Viva

As Melhores Flores Para Cerca Viva
3.4 (68.57%) 7 votes

As Melhores Flores Para Cerca Viva

O conceito de flores para cerca viva segue o mesmo padrão da sebe tradicional, consiste no plantio de árvores, arbustos e flores para a formação de muros verdes. Do ponto de vista do paisagismo, a cerca viva tem a função principal de limitar os espaços de jardins, para dividir ambientes e para a proteção, por exemplo.

A escolha de plantas e flores para cerca viva, além de trazer todos os benefícios usuais dessa intervenção paisagística ainda brinda o ambiente com a beleza e perfume das plantas ornamentais. Por esse motivo, neste artigo iremos descobrir quais são as melhores flores para serem usadas, suas características e funções como cerca viva.

Funções de Uma Cerca Viva

As cercas vivas desempenham diversas funções, por isso são uma escolha adequada para qualquer tipo de espaço externo, com elas é possível ter os seguintes benefícios:

  • Redução da Poluição – Uma cerca viva de plantas e flores age como um filtro natural de poluentes presentes em áreas urbanas, como toxinas, poeira e pó do asfalto. Para ter um efeito melhor o ideal é escolher espécies que tenham uma floração abundante e densa, com altura média de 2 a 2,5 metros de altura;
  • Redução do Barulho – Algumas espécies são muito eficientes ao barrarem o som exterior. As cercas vivas com esse intuito devem ter uma densidade de altura suficiente para evitar a passagem do barulho. Novamente espécies mais densas são ideais para a função;
  • Segurança e Privacidade – Em centros urbanos a maior preocupação muitas vezes é quanto a segurança e privacidade do local. Quando é possível unir isso a beleza paisagística das flores, ainda melhor. Uma cerca viva de coroa-de-cristo desempenha bem esse papel, pois além dos espinhos possui flores lindas.

Flores Para Cerca Viva Mais Utilizadas

O Brasil possui mais de 30 mil espécies de flores e plantas nativas, além das espécies trazidas de outros biomas. Com uma diversidade tão grande é difícil escolher as que mais são utilizadas para cerca viva, por isso, pautamos nossas escolhas em espécies que possuem características maleáveis quanto a adaptação do clima e fácil cuidado, relativos à manutenção, como poda, rega, adubação, entre outras. Veja as principais flores para cerca viva que separamos a seguir:

  • Hibisco – O hibisco é uma espécie que pode atingir até 3,5 metro de altura e por esse motivo é excelente como barreira de vento e som. Possui uma floração constante e aprecia locais com bastante incidência de luz solar, porém, não tolera temperaturas altas e climas secos, como o do nordeste brasileiro, por exemplo;
  • Azaléa – A azaléa é uma das flores mais utilizadas como cerca viva, devido sua floração abundante e cores distintas. A espécie alcança até 2 metros de altura e costuma florescer durante o inverno. Contudo, é uma planta para pessoas pacientes, pois possui o crescimento lento;
  • Camélia – Possui diversas cores, por isso é muito utilizada para cerca viva ornamental. A camélia prefere climas tropicais e temperados. Porém, não resiste a climas extremos e secos como o nordeste brasileiro, por exemplo. É uma planta capaz de florir o ano todo. O ideal para o plantio são os solos ácidos, férteis e com bastante irrigação.
  • Tumbérgia – Essa planta de cujas flores são azuis costuma florir durante a primavera e atinge até 2,5 metros de altura. Para o plantio, o solo precisa ser fértil e bem drenado, ter um local com sol pleno ou meia sombra e a adubação deve ser orgânica. A manutenção é muito simples é necessário poda apenas para formação, porém a rega deve ser frequente;
  • Ixora – A Ixora chinesa é talvez a espécie mais utilizada para cerca viva de flores ornamentais, por suas características únicas, seu aspecto compacto e textura das folhas e flores tem um aspecto que simula o couro. O crescimento é rápido, gosta de climas quentes, mas desenvolve-se bem nos locais com muitas mudanças climáticas. Requer pouca manutenção, porém a rega deve ser frequente e a adubação deve ocorrer 4 vezes por ano.

Visite o site do Sítio da Mata e conheça todas as nossas espécies de flores para cerca viva, entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *