10 Dicas de Como e Quando Podar Cerca Viva

10 Dicas de Como e Quando Podar Cerca Viva
3.8 (75%) 4 votes

10 Dicas de Como e Quando Podar Cerca Viva

As cercas vivas são usadas tanto em áreas urbanas quanto rurais, como um modo de demarcar os limites de uma propriedade, proteger a privacidade do local ou até mesmo demarcar uma rota até o prédio principal em uma fazenda, porém, manutenções como podar cerca viva são necessárias para manter a sua excelente aparência.

Há uma série de espécies de plantas que podem ser usadas no plantio de cercas vivas, como o Sansão do Campo Maricá e bambus, que podem ser encontrados no Sitio da Mata, com muitas espécies disponíveis, porém, independente da opção, é necessário analisar quando podar cerca viva.

10 Dicas de Como e Quando Podar Cerva Viva

  • 1.Adquira as Ferramentas Adequadas Para a sua Planta – Cada tipo de Planta requer ferramentas que podem diferenciar completamente o modo como podar cerca viva, porém, a maioria das cercas vivas podem ser podadas com uma tesoura, que proporciona uma excelente precisão ao realizar os cortes.
  • 2.Escolhas as Cercas de Acordo com a sua Região – O clima e umidade da região são extremamente importantes para a escolha das plantas em uma cerca viva, pois o desenvolvimento de cada planta necessita de condições distintas, e em local onde essas demandas não são atendidas, a planta pode sofrer graves problemas.
  • 3.Dê Preferências Para Plantas Nativas – A manutenção da flora local é saudável para o meio ambiente e as plantas se desenvolvem melhor de modo que o impacto ambiental de sua propriedade será reduzido, além de ajudar no processo de adaptação da planta no local.
  • 4.Escolha o Formato da sua Cerca – Antes da primeira poda, é necessário ter em mente todas as características da cerca viva, decidindo os métodos de como podar cerca viva para que não ocorra qualquer tipo de problema durante a sua manutenção bem como em seu crescimento.
  • 5.Faça a Poda de Formatação – Nos primeiros momentos em que a cerca viva for fixada, é necessário fazer uma poda de formatação, isso irá garantir que a planta mantenha o formato durante o seu crescimento, e assim aumente o tempo em que as plantas podem se desenvolver sem a poda.
  • 6.Evite o uso de Pesticidas – A alta concentração de folhas pode servir de fonte de alimentação para insetos como formigas, porém, é importante que não sejam usados produtos tóxicos para a erradicação desses problemas, pois os produtos químicos podem afetar negativamente as plantas.
  • 7.Pode Regularmente – O melhor momento de quando podar cerca viva são as ocasiões onde as plantas apresentam um desenvolvimento fora da formatação, e assim podem causar um impacto negativo na qualidade visual de sua cerca bem como comprometer a passagem no local.
  • 8.Atualize o Formato da Cerva Viva – Conforme as mudanças em sua propriedade, é possível também efetuar mudanças nas cercas vivas, abrindo ou fechando espaços de acordo com os desejos do proprietário, e quando utilizados os equipamentos apropriados, é possível efetuar essas alterações em poucos minutos.
  • 9.Não Tenha Medo de Reduzir a sua Ceca Viva – Em casos onde é necessário reduzir a cobertura da cerca, o corte de uma quantidade considerável da planta não irá impedir que ela se desenvolva novamente, de modo que independente das alterações realizadas, não são causados danos permanentes a sua cerca.
  • 10.Verifique a Periodicidade das Podas – Quando podar cerca viva é necessário que se mantenham registrados as datas bem como a taxa de crescimento das plantas, pois essas informações podem ser usadas para determinar se as plantas estão saudáveis ou apresentam algum problema de desenvolvimento.

Cada cerca viva é única em diversos aspectos que devem ser levados em conta pois afetam diretamente na taxa de crescimento bem como no modo que as plantas irão se adaptar à região em que elas serão alocadas, porém isso não impede que elas sejam modificadas ou trocadas de acordo com suas necessidades.



1 Comentário

  1. GERLÚSA SILVIA DE FREITAS ALVES disse:

    Excelente essas dicas de cercas vivas.
    Obrigada ❗

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *