Árvores que atraem pássaros

Dicas com quatro frutíferas que atraem pássaros
Árvores que atraem pássaros
Classificar este post

Dicas com quatro frutíferas que atraem pássaros

Não há dúvida de que trazer a natureza para perto traz benefícios para nossa saúde física e mental.

Contemplar um jardim ou decorar ambientes com plantas é maravilhoso: as plantas promovem relaxamento, purificam o ar, atraem a fauna e insetos polinizadores e deixam qualquer ambiente mais sofisticado e acolhedor.

Hoje vamos falar das árvores que atraem pássaros e porque essas espécies atrativas são importantes para o bioma, de modo geral.

Por que árvores que atraem pássaros são importantes para o planeta?

O Brasil é o país que abriga a maior diversidade da flora no planeta.

As árvores são fonte rica de alimento para a fauna, principalmente para as aves que são as grandes propagadoras de sementes e propiciam a reprodução das espécies.

Embora algumas aves tenham se adaptado aos grandes centros urbanos, a grande maioria ainda busca seu habitat em parques, em áreas arborizadas ou jardins. Isso porque os pássaros também precisam de aconchego, relaxamento e se sentir ambientados em um ambiente natural para realizar a reprodução das espécies.

Conheça quatro frutíferas que atraem pássaros

Mais que contribuir para alimentação e ciclo da fauna e flora você poderá apreciar o canto dos pássaros se tiver essas espécies a seguir:

  1. Jabuticabeiras (Myrciaria jabuticaba): a jabuticabeira é uma árvore elegante de folhas pequenas que atinge seu ápice como planta ornamental durante a floração e a frutificação, que ocorre com maior frequência entre os meses de agosto e setembro. Os frutos são do tipo baga, casca brilhante e fina, que se apresentam ao longo do tronco. Estes frutos, conhecidos como jabuticabas Sabará são verdes e esféricos, que se tornam vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos e são especialmente atrativos de muitas espécies de aves.
  2. Goiabeiras (Psidium guajava): a goiabeira é uma das árvores que atraem pássaros durante o ano todo. Esta frutífera nos presenteia com uma fruta perfumada e doce, de casca grossa e verde e de polpa vermelha, quando bastante amadurecida, a goiaba vermelha.
  3. Cajueiros (Anacardium occidentale): o cajueiro é uma árvore que atrai pássaros, nativa do Nordeste do Brasil, e que pode medir até 20 metros de altura. O fruto é sustentado por um pedúnculo ou pseudofruto, carnoso, suculento, macio, piriforme, de sabor adstringente e casca fina, delicada, de cor amarela, laranja ou vermelha, quando em sua fase mais madura, o caju. Além de pássaros, estamos falando de uma espécie bastante atrativa de abelhas para fabricação de mel.
  4. Jaqueira (Artocarpus heterophyllus): estamos falando de uma espécie de árvore tropical que apresenta frutas com polpa firme macia e adocicada, deliciosa e exótica, que nascem diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chegam a pesar até 40 Kg e medir até 70 cm. A esta fruta, grande no tamanho, no aroma e no sabor, damos o nome de jaca.

Todas essas espécies que listamos acima são árvores que atraem pássaros, como periquitos, jandaias, tiês, bem-te-vis, pássaros preto, sanhaços, saíras, gaturamos, sabiás, papagaios, canários e jandaias.

Pensando em todos os benefícios que as árvores que atraem pássaros podem oferecer, o Sítio da Mata criou um kit especial que contempla essas quatro frutíferas, para você iniciar seu projeto de criar um pomar.

Para conhecer melhor, acesse este link: https://www.sitiodamata.com.br/frutiferas-para-passarinhos.html?startcustomization=1

Clique e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *