Como Acabar com Pragas em Planta

Como Acabar com Pragas em Planta
Como Acabar com Pragas em Planta
4.3 (86.67%) 3 votes

Como Acabar com Pragas em Planta

Ter um jardim lindo e livre de pragas é o objetivo de todo amante das plantas. Contudo, por mais que tenhamos muito cuidado no tratamento das plantas, alguns fatores podem contribuir para o surgimento de pragas que podem colocar em risco a vitalidade e beleza dos jardins.

Neste artigo veremos como acabar com pragas em plantas e quais as melhores maneiras de exterminar os principais vilões dos canteiros.

Quais São as Principais Pragas?

O número de pragas que podem afetar as plantas do seu jardim não são poucos e o surgimento destes pequenos animais pode ocorrer por uma porção de fatores que muitas vezes independem da atenção e cuidados do jardineiro.

Em grande parte das vezes, as pragas aparecem devido a um desequilíbrio ecológico ou térmico no ambiente onde as espécies estão inseridas ou até mesmo por excesso ou escassez de água, adubo, insolação inadequada, entre outros fatores.

Estes aspectos potencializam o surgimento de diversos tipos de pragas as mais comuns são: pulgões, cochonilhas, formigas, tatuzinhos, lagartas, percevejos, caracóis e lesmas. Contudo, antes de aprendermos como acabar com pragas em plantas é importante saber como identificá-las.

Como Identificar as Pragas em Plantas?

As pragas não destroem apenas as plantas, elas podem contribuir para o aparecimento de doenças, como infecções causadas por fungos. Além disso, em situações mais extremas, o ataque de pragas a plantas é capaz de causar até mesmo um desequilíbrio ecológico. Por esse motivo, é importante saber identificar quando há uma infestação no seu jardim, para assim descobrir como acabar com pragas em plantas.

As lesmas e os caracóis costumam atacar as plantas durante a noite, devorando os caules, botões florais e furos nas folhas. Normalmente estas pragas surgem em solos úmidos. Já algumas espécies específicas de formigas, como as cortadeiras, como o próprio nome diz, costumam cortar as folhas e a levam para os formigueiros.

As principais ameaças são os insetos sugadores, como uma infestação de pulgões e cochonilhas, os primeiros se alimentam da seiva das plantas e deixam uma substância açucarada sobre as folhas, restringindo a área de fotossíntese e atraindo formigas. A identificação destas pragas pode ser feita observando as folhas, caso estejam enrugadas e com cascas pretas é sinal de ataque destes dois insetos.

Ao aplicar as soluções adequadas para eliminar as pragas, tome cuidado para não eliminar insetos que fazem bem para o jardim como as centopeias e as joaninhas, por esse motivo, o uso de inseticidas deve ser feito com cuidado. Para evitar imprevistos, aposte em receitas caseiras para a eliminação destas pragas.

Dicas de Como Acabar Com Pragas em Plantas

A seguir daremos algumas dicas de como acabar com pragas em plantas sem agredi-las e eliminando apenas o inseto em questão:

  • Pimenta e Alho
    Bata no liquidificador 100 gramas de dentes de alho e 100 gramas de pimenta, despeje em uma garrafa escura a mistura e mais 2 litros de álcool e deixe curtir por uma semana. Dilua 100 ml da mistura em 10 litros de água e pulverize sobre as plantas ao menos uma vez por semana.
  • Coentro
    Bata 1 litro de água com 200 gramas de coentro no liquidificador, esta solução pulverizado nas plantas combate ácaros e pulgões.
  • Cascas de cebola
    Ferva as cascas de cebola até se tornarem macias, com o líquido frio e filtrado, coloque-o em um borrifador e aplique sobre a planta atacada.
  • Água com pimenta
    A pimenta é um analgésico natural muito eficiente para repelir as piores pragas. Bata 3 pimentas dedo de moça no liquidificador com 500 ml de água e borrife nas plantas 2 a 3 vezes por semana.
  • Camomila
    Misture 50 gramas das folhas de camomila em 1 litro de água e deixe descansar durante 3 dias agitando-a 4 vezes ao dia. Esta solução deve ser feita para combater fungos diretamente nas espécies afetadas para combatê-las.

Continue acompanhando o blog do Sítio da Mata, aqui você encontra diversas dicas para tratar seu jardim e suas plantas da melhor maneira, mantendo-as sempre saudáveis e exuberantes.

Acesse também o nosso site e veja todos os produtos e serviços que disponibilizamos.

1 Comentário

  1. Edileuza Furlan disse:

    Adorei as dicas e receitas para combater pragas nas plantas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *