Como Fazer Terrário de Cactos

Como Fazer Terrário de Cactos
Como Fazer Terrário de Cactos
Classificar este post

Como Fazer Terrário de Cactos

Aprender a como fazer terrários de cactos tem se tornado uma das atividades mais comuns entre os amantes de jardinagem, não só porque as plantas desse gênero são extremamente fáceis de serem cuidadas, mas também devido ao grande apelo visual que essas espécies espinhentas ganham quando plantadas em um terrário.

Pensando nisso, nós do Sítio da Mata separamos algumas dicas de como fazer terrários de cactos, para que você possa criar o seu próprio jardim de fácil manutenção. Então acompanhe essa leitura até o final e aproveite mais esse conteúdo do nosso blog.

Entenda um Pouco Mais Sobre os Cactos

Antes de aprendermos como fazer terrários de cactos vamos falar um pouco mais sobre essas espécies especializadas em climas extremos.

Segundo pesquisas realizadas por biólogos acredita-se que existam mais de 200 gêneros diferentes de cactos distribuídos em mais de 1600 espécies.

Naturalmente os cactos são originários de regiões desérticas, crescendo em lugares secos no qual a maioria das plantas possui extrema dificuldade para sobreviver. Isso ocorre porque eles possuem uma grande capacidade de armazenar água, algo natural para uma suculenta.

Quando falamos de suculentas é normal imaginar que haja diferenças entre os cactos e elas, no entanto, os cactos nada mais são do que um tipo de suculenta que no lugar das folhas possuem espinhos, que ajudam a reter a água nos lugares secos.

Os lugares mais comuns onde podemos encontrar cactos são: Estados Unidos, México (onde existe a maior variedade), América Central e América do Sul.

Diferentemente da maioria das espécies, os cactos não possuem raízes profundas, ao contrário disso, suas raízes se distribuem perto da superfície do solo, isso é uma adaptação natural para a sobrevivência em lugares secos, pois assim as raízes podem absorver água de uma área relativamente maior quando há chuvas.

Aprenda Como Fazer Terrários de Cactos

Como dissemos anteriormente os cactos são plantas extremamente resistentes e por esse motivo, os cuidados com o cultivo são extremamente simples, seja para quem não tem muita intimidade com o ofício de jardineiro ou para quem não possui tempo e nem desculpa para cuidar das plantas por muito tempo.

O terrário de cactos é uma ótima maneira de tornar seu jardim ou ambiente interno mais belo.

 Veja a seguir os materiais necessários para criar o seu próprio terrário:

  • Um recipiente de vidro com paredes baixas e de preferência com um amplo diâmetro.  Pensar no recipiente de vidro é o mesmo que pensar em qual formato o seu terrário terá, então escolha com cuidado;
  • Seixos ou cascalho branco, também conhecido como pedrinhas;
  • Terra para cactos, um composto especificamente preparado para atender as necessidades dessas espécies, facilmente encontrado em floriculturas;
  • Carvão ativado;
  • Folhas de musgo;
  • Diferentes tipos de cactos.

A montagem do terrário é relativamente simples, o primeiro passo é a escolha do recipiente, Obrigatoriamente ele deve ser feito de vidro ou de outro material transparente, possuindo profundidade suficiente para que as raízes sejam alocadas de maneira confortável. Lembre-se de pensar em um recipiente que suporte o número de espécies que pretende colocar.

Em seguida, é necessário criar uma camada de rochas para que haja boa drenagem, neste momento, misture o cascalho com um pouco de seixos e uma quantidade generosa de carvão vegetal (cerca de 2 cm no fundo do terrário).

O passo seguinte é a adição de uma camada de musgo que auxiliará na retenção da água. O musgo é extremamente importante e pode ser facilmente encontrado em lojas de jardinagem. Não se esqueça de sempre manusear o musgo com luvas e com uma camisa de manga comprida para evitar infecções por fungos. Depois disso, é hora de acrescentar a terra. 

Coloque uma camada de 2 ou 3 cm de terra (de acordo com o tamanho do terrário e do comprimento das raízes), em seguida cave pequenos buracos para que as plantas sejam alocadas. Empurre-as suavemente para baixo a fim de remover bolhas de ar e nivelar a superfície.

Por fim, seque levemente o seu terrário de cactos para que as plantas possam ter pouca umidade.

E aí, ficou alguma dúvida? Conheça as diversas espécies de plantas do Sítio da Mata. Para entender mais sobre como fazer um

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *