X

Como fazer um orquidário

Como fazer um orquidário
Classificar este post

As orquídeas são plantas que nos encantam por sua beleza e por sua variedade de cores e espécies.

São lindas, tanto isoladas em vasos, decorando salas e mesas, quando plantadas como epífitas, se desenvolvendo agarradas em troncos de árvores no seu jardim.

Mas ter um espaço reservado só para as orquídeas é realmente um espetáculo à parte.

Você já pensou em ter seu próprio orquidário?

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura e aprenda como fazer um orquidário em casa e valorizar muito mais o seu espaço!

O orquidário é um espaço reservado para o cultivo e apreciação de orquídeas. A arte de criar orquídeas é chamada de orquidofilia.

As orquídeas têm grande valor, não só ornamental, mas também comercial. São mais de 30.000 espécies de orquídeas espalhadas pelas matas e florestas em todo o mundo. Nosso país possui uma grande variedade de espécies.

TIPOS DE ORQUIDÁRIO

Você também pode ter um orquidário em sua casa, mesmo que seja apenas por hobby ou para dar à sua casa um excepcional valor paisagístico. Os tipos de orquidário mais comuns são:

Horizontal: são orquidários com vasos apoiados sobre prateleiras, formando lindas bancadas de flores coloridas;

Vertical: são orquidários feitos com orquídeas plantadas em vasos acoplados às bases de ferro ou madeira, ornamentando uma parede ou muro;

Suspenso: para quem possui pouco espaço, mas deseja ter um pequeno orquidário, escolha um ambiente em que seus vasos possam ficar suspensos e juntos, formando um visual aéreo incrível.

COMO FAZER UM ORQUIDÁRIO

Que tal uma solução simples e barata para ter um orquidário em casa? Vamos seguir o passo a passo de como fazer um orquidário.

Preparados? Então mãos à terra!

COMO FAZER UM ORQUIDÁRIO – MATERIAL

Você vai precisar de:

  • Madeira
  • Mão francesa
  • Sombrite
  • Vaso de orquídea da sua preferência

COMO FAZER UM ORQUIDÁRIO – PASSO A PASSO

  1. Corte a madeira em formatos retangulares para a sua prateleira, de acordo com o tamanho disponível para o orquidário;
  2. Coloque a mão francesa e apoie as prateleiras, formando bancadas;
  3. Construa uma base de madeira que sirva de apoio para o sombrite. Instale o sombrite sobre essa estrutura, de modo que esta estrutura sirva de cobertura para seu orquidário, protegendo as plantas da luz direta do sol;
  4. Disponha os vasos de acordo com seu gosto particular! Use a criatividade!

Ficou lindo seu orquidário só de imaginar, não é mesmo?

Que tal aproveitar as dicas de como fazer um orquidário e começar a montar o seu?

Além das dicas de como fazer um orquidário, é importante destacar alguns cuidados com o cultivo das orquídeas:

  • O tipo de vaso ideal para o plantio e cultivo de orquídeas são os vasos de barro, tendo o cuidado de fazer furos laterais que permitem a expansão das raízes, não acumulando água e não correndo o risco de apodrecer as raízes, garantindo a temperatura adequada para o desenvolvimento da planta.
  • Escolha um lugar para seu orquidário que receba luminosidade do sol por um período, evitando que a planta fique exposta ao sol durante todo o dia. Meia-sombra também é uma boa opção.
  • Quanto às regas das orquídeas, geralmente devem acontecer entre 2 ou 3 vezes na semana. Dependendo da temperatura, intensifique a rega, mantendo o solo úmido, nunca encharcado.
  • Cultive e cuide do seu orquidário com muito amor e carinho!

Gostou das dicas de como fazer um orquidário?

Que tal começar o seu orquidário?

Conte com a expertise do Sítio da Mata.

Comercializamos diversas espécies de orquídeas, vasos de plantas, ferramentas e insumos para deixar seu orquidário sempre bonito!

Acesse nosso site www.sitiodamata.com.br e faça sua compra com segurança.

Nós garantimos a qualidade de nossos produtos e o excelente atendimento!

Aproveite as dicas de como fazer um orquidário e venha para o Sítio da Mata!