X

Como Identificar Árvores Nativas

Como Identificar Árvores Nativas
1.8 (36.67%) 6 votes

Saber como identificar árvores nativas requer muito estudo e experiência, identificar novas espécies, estudar as já conhecidas, reorganizar sua classificação científica, em outras palavras, aprender tudo o que importa sobre as plantas é um processo contínuo e abrangente.

No Mundo, segundo o BGCI (Botanic Gardens Conservation International), há mais de 400mil espécies de plantas conhecidas e a flora brasileira possui mais de 56 mil espécies, sendo que as espécies nativas da Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal, concentram a grande maioria em seus biomas, fazendo do Brasil o país com o maior número de espécies no mundo.

Dado os diferentes climas, relevos e tipos de solo, as variedades de árvores brasileiras nativas são inúmeras, cerca de 5 a 10 espécies de gimnospermas, plantas terrestres de climas frios ou temperados que possuem raiz, caule e folha e mais de 55 mil espécies de Angiosperma, grupo mais comum, com 350 mil ao redor do globo, composta por raiz, caule, folha, flor e fruto.

Neste artigo trataremos de como identificar árvores nativas, quais são os tipos mais comuns e qual o seu valor para a fauna brasileira.

O que São Árvores Nativas?

A definição de árvores nativas consiste em uma espécie que ocorre naturalmente em uma determinada região, pertencente a um ecossistema específico. Quando uma espécie é introduzida pelo homem em um meio ambiente novo, este exemplar é chamado de árvore exótica para aquele local, logo, uma árvore exótica não é uma espécie endêmica (que pertence exclusivamente àquela região), porém, nem toda espécie nativa é considerada endêmica.

Dentre as principais espécies de árvores nativas do Brasil encontram-se a aroeira, castanheira, cedro, jatobá, juazeiro, pau-brasil, seringueira, oliveira, entre outras. Algumas espécies, como o Ipê(nome cientifico Handroanthus chrysotrichus), é uma arvore nativa de Minas Gerais que pode atingir até 30 metros de altura, a depender da espécie, são muito utilizados em planos de arborização urbana.

Qual a Importância das Árvores Nativas?

Uma árvore nativa com mais de 30 metros de altura pode absorver até 150 kg de CO2 por ano, atenuando consideravelmente as mudanças climáticas, pois são excelentes filtros urbanos. Além disso, como reduzem a poluição do ar, as árvores nativas reduzem a incidência de casos de asma, câncer de pele, veja outros pontos:

  • Reduzem em até 10% o consumo de energia
  • As árvores nativas diminuem a poluição sonora e os ventos, mantém a umidade do ar e chuvas regulares.
  • O plantio de árvores atenuam os efeitos do aquecimento, diminuindo a temperatura de 2Cº a 8Cº
  • São matéria prima para medicamentos e chás, além de fornecerem frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos
  • Promovem a saúde dos solos, evitando a erosão graças à absorção do excesso de água das chuvas.
  • Fornecem maior conforto psicológico aos habitantes, pois reduzem o estresse do dia a dia, devido à paisagem verde e sombra.

Saiba Como Identificar Árvores Nativas na sua Região

Como dissemos no início, saber como identificar árvores nativas requer um processo de estudos contínuo e abrangente, visto o alto número de espécies existentes em nosso país, porém, em áreas urbanas a identificação é mais simples, pois o número de exemplares nas cidades é bem menor do que em áreas mais afastadas.

O plano de urbanização em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, favoreceram o plantio de espécies exóticas, por esse motivo, saber como identificar árvores nativas nestas regiões é simples, pois não há muitos exemplares.

Contudo, planos paisagísticos recentes, priorizam o plantio de espécies nativas, para devolver parte da identidade da flora destas cidades.

Para saber como identificar árvores nativas é necessário atentar-se a forma e organização estrutural das plantas para aprender a identifica-las. Além disso, aprender sobre a morfologia das espécies é um dos princípios essenciais deste processo que envolve entender a organização das folhas, sentir as texturas, observar os desenhos e formatos das espécies.

Normalmente, as folhas são as primeiras a serem observadas, porém não são suficientes para determinar se são nativas ou não, pois existem muitas folhas parecidas, neste momento, nota-se a necessidade de aprender mais sobre as estruturas das flores, dos frutos, da composição física da copa, da casca e do formato da árvore como um todo. Ou seja, é necessário um estudo minucioso de cada espécie para ajudar a como identificar uma árvore nativa, como se não bastasse em alguns casos é preciso observar o ambiente onde a planta está inserida, se faz sentido em relação à dinâmica do local.

No Sítio da Mata, você encontra diversas espécies de árvores nativas, além das já citadas, como jatobá e pau-brasil, temos em nosso viveiro espécies como o jacarandá, ipê roxo e amarelo, guaraná, pitanga, entre tantas outras. Exemplares de árvores nativas que além de fornecerem frutos e insumos diversos ainda ajudam para o tratamento do solo e em funções paisagísticas.

Entre em contato conosco e conheça todas as nossas espécies.