X

Como Plantar Cactos e Suculentas em Vasos

Como Plantar Cactos e Suculentas em Vasos
4 (80%) 8 votes

Biólogos apontam que existam aproximadamente 200 gêneros de cactos e mais de 1600 espécies da planta, que nos últimos anos tem se tornado peça recorrente na decoração de ambientes modernos que buscam o contraste com elementos rústicos.

Neste artigo falaremos em como plantar cactos em vasos, assim como o plantio de suculentas, assunto que frequentemente gera dúvidas, o que são cactos e o que são suculentas? Responderemos esse assunto no tópico seguinte, bem como as técnicas de como plantar suculentas em vasos, além dos cactos.

Entenda a Diferença Entre Cactos e Suculentas

A confusão entre cactos e suculentas é extremamente comum, quando pesquisamos por “como plantar cactos em vasos” ou suculentas, constantemente nos deparamos com explicações similares e terminologias que acabam confundindo a diferença entre elas.

Porém, a resposta é simples: todo cactos é um tipo de suculenta, contudo, nem toda suculenta pode ser categorizada como cactos.
Plantas para serem categorizadas como suculentas devem possuir caules, folhas ou troncos mais “gordinhos”, devido a grande capacidade de armazenamento de água nessas áreas, além das raízes. Um exemplo de suculentas que não se enquadram na família dos cactos é a abóbora, porém, ela não apresenta outras características da família da cactaceae, como os espinhos.

Cuidados Antes de Entender Como Plantar Suculentas em Vasos

Saber como plantar suculentas em vasos é algo que não demanda muita manutenção, a correria diária muitas vezes impossibilita aos amantes de plantas terem seus próprios vasos para cultivar e mesmo com o auxílio de técnicas modernas de auto irrigação, muitas plantas necessitam de cuidados especiais.

Esse não é o caso das suculentas e cactos, graças às suas características de armazenamento superior de água, essas plantas necessitam de uma periodicidade bem maior que a maioria das espécies.

A depender da região e da quantidade de luz solar, saber como plantar suculentas em vasos está diretamente ligada a quantidade ofertada de água pode ser diferente, porém, há um consenso sobre essa prática, nos meses quentes, a planta deve ser regada uma vez por semana, enquanto durante o inverno de uma a duas vezes por mês. Outro ponto importante é o fato de que as plantas não podem ser molhadas, a água deve cair diretamente no solo ou depositada no prato do vaso (furado), para que seja absorvida.

Dicas de Como Plantar Cactos e Suculentas em Vasos

Definidas as terminologias e cuidados básicos com a rega vamos ao passo a passo de como plantar cactos em vasos:

  • Escolha o Recipiente – Por ser uma planta acostumada com ambientes extremos, é possível realizar o plantio em vasos diversos, pratos, tigelas e até mesmo xícaras. Limpe-os muito bem para evitar a contaminação por fungos ou bactérias e se possível opte por recipientes de cerâmica, pois suas características porosas favorecem a absorção da água;
  • Substrato – A composição mais indicada para o plantio mistura, areia de construção, terra adubada e pedriscos. Misture duas partes de terra para cada duas partes de areia e termine com os pedriscos como perlita, cacos de telha ou britas (pedras de construção). O ideal é que a terra não possua torrões, para que a drenagem seja adequada, um solo solto e bem arejado é o ideal;
  • Montagem – Inicie criando uma barreira de drenagem, coloque cascalho ou argila expandida, o passo seguinte é a adição de uma camada de manta bidim ou TNT para auxiliar na drenagem processo para evitar que o substrato seja levado conforme as regas. Após a montagem da camada de drenagem acrescente o substrato;
  • Faça o Plantio – Os diferentes tipos de suculentas são extremamente sensíveis, por esse motivo, pegue-as com muito cuidado. Caso a planta tenha folhas envelhecidas retire-as com um pincel de cerdas leves e macias, segure a suculenta pela base e retire todo o torrão.
  • Coloque a planta da sua preferência no vaso já com o substrato, utilize os dedos para “afofar” a terra e se necessário, cubra o torrão com um pouco mais da substância. Finalize com pedriscos e outros materiais para terminar o plantio.

No blog do Sítio da Mata você encontra diversas dicas de como plantar as plantas mais procuradas para decoração de casas, apartamentos e jardins. Acesse nosso site e entre em contato conosco para conhecer todas as nossas ofertas das mais diversas plantas, desde cactos e suculentas até as mais belas flores e as mais imponentes árvores.