Como proteger as plantas do calor excessivo

calor excessivo
Como proteger as plantas do calor excessivo
Classificar este post

Estamos naquela época mais quente do ano, sentimos na pele os efeitos da estação e, apesar do verão ser muito bom para curtir os dias de temperatura alta, buscamos sempre estar devidamente hidratados e protegidos do sol.

Você sabia que as plantas também sofrem com o calor excessivo? 

Hoje vamos te ensinar como você pode proteger suas verdinhas do calor e também apresentar algumas espécies de plantas resistentes ao sol. Vamos lá?

 

Como cuidar das plantas no verão

Bem, não importa se você tem um jardim repleto de plantas ou um vaso apenas, no verão você precisa intensificar o cuidados com as verdinhas, afinal as plantas também sentem os efeitos das altas temperaturas.

 

Vejamos algumas dicas de como cuidar das plantas no verão:

  • REGA: assim como nosso corpo pede mais hidratação, as plantas também necessitam de mais água. O calor acelera a evaporação da água e deixa o solo mais ressecado, por isso manter o solo úmido requer um pouco mais de dedicação. Vale lembrar que molhar a planta quando o sol estiver intenso pode queimar as suas folhas, então o ideal é regar pela manhã e ao final da tarde para a noite. Importante também aqui é você conhecer as espécies que você cultiva. Suculentas, por exemplo, são plantas que armazenam água em suas folhas e, por isso, suas regas podem ser mais espaçadas.

 

  • PROTEGER DO SOL: sabemos o quanto a iluminação é importante para o desenvolvimento da planta. O sol garante maior florescimento, cor e vida da planta, mas o sol em excesso pode queimar as folhas e deixar sua plantação seca. O ideal é colocar o vaso exposto ao sol pela manhã ou ao final da tarde. No caso da planta que está plantada no solo e não é possível remanejar de lugar, uma cobertura pode ajudar bastante nos horários de sol intenso. Existem muitas opções, o importante é que haja alguma sombra durante esse período.  

 

  • EVITE A PODA: isso mesmo, evite a poda durante os dias de calor intenso. A poda estimula o surgimento de novos brotos, que são sensíveis às altas temperaturas e ao sol excessivo. 

 

  • REFORCE A ADUBAÇÃO: no verão as plantas fazem maior uso dos nutrientes porque necessitam de maior hidratação, por isso é importante garantir um reforço na reposição desses nutrientes e garantir que a planta não perca a vitalidade.

 

Plantas Resistentes ao Sol

Se você não tem muito tempo para se dedicar ao cultivo das plantas, isso não é desculpa para não cultivar algumas espécies.

Abaixo listamos algumas plantas resistentes ao sol que vão demandar poucos cuidados:

  1. Agave
  2. Buxinho
  3. Espada de São Jorge
  4. Lavanda
  5. Murta
  6. Onze horas
  7. Rosa do Deserto
  8. Strelitzia
  9. Suculentas
  10. Palmeira Ráfia

Onde encontrar plantas resistentes ao sol para cultivo

Diversas espécies de plantas resistentes ao sol você encontra aqui no Sítio da Mata.

Além das espécies mencionadas acima, ainda temos uma infinidade de plantas para apresentar para você.

Outras espécies de fácil cultivo para ter em casa, você conhece acessando nossos conteúdos: 

https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/plantas-faceis-de-cuidar/

https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/plantas-faceis-de-cuidar-que-valorizam-sua-casa/

https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/especies-de-plantas-resistentes-para-quem-costuma-viajar/

Temos plantas, ferramentas, acessórios, insumos, vasos e tudo o que você precisa para o seu paisagismo.

Vem! Esperamos por você! www.sitiodamata.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *