Como Usar Ureia Nas Plantas Frutíferas

Como Usar Ureia Nas Plantas Frutíferas
3 (60%) 5 votes

Como Usar Ureia nas Plantas Frutíferas
Ao aprender a como usar ureia nas plantas frutíferas você estará fornecendo-as um fertilizante essencial para o seu cultivo, com todos os nutrientes que a planta necessita para crescer de maneira saudável e com qualidade. Todo jardineiro, profissional ou de final de semana sabe da importância da adubação para o cultivo de qualquer espécie e nesse campo a ureia traz inúmeras vantagens.

Neste artigo do blog do Sítio da Mata, além de aprender a como usar ureia nas plantas frutíferas, veremos do que a substância é composta, quais os cuidados que devemos tomar antes de aplicá-la, os efeitos ao meio ambiente e os riscos à saúde.

O Que é Ureia?

A ureia é um adubo orgânico nitrogenado mais utilizado na agricultura brasileira, devido ao baixo custo e alta concentração do elemento “N” por unidade, cerca de 44% a 46%. Apresentado em forma de grânulos brancos, esse tipo de fertilizante sólido tem como função principal fornecer às plantas a quantidade ideal de nitrogênio.

O nitrogênio é um elemento fundamental para manter o vigor das plantas, que quando está em falta se torna perceptível através da aparência opaca dos exemplares, que se inicia pelo amarelamento das folhas, passando por problemas no crescimento das raízes e topo das plantas e uma diminuição, tanto no tamanho dos frutos como na sua reprodução.
Nesses casos a ureia é usada para repor o nitrogênio das plantas, conferindo-as a vitalidade necessária para crescer e se desenvolver de forma saudável.

Como Usar Ureia nas Plantas Frutíferas de Forma Correta?

A ureia é um produto que pode ser prejudicial à saúde de quem está manuseando, podendo causar problemas como a irritação das vias aéreas superiores e da pele, dermatite em casos de exposição excessiva, irritação ocular severa em caso de contato com os olhos entre outros.

Por esse motivo, a maneira de como usar ureia nas plantas frutíferas corretamente é fundamental, pois além de causar esses problemas à saúde de quem aplica, ainda pode causar alguns contratempos para a planta, como queimadura nas folhas quando em contato direto, tornando-as amarelas.

Assim, no momento da aplicação é fundamental que quem estiver aplicando o produto não fume, beba ou coma, durante a atividade, nunca respire a poeira que vem do produto e evite o contato com os olhos e pele. Além disso, alguns equipamentos de segurança como luvas e máscaras são fundamentais para a proteção e sempre aplique o produto em locais com boa ventilação.

Uma vez certificado dos cuidados para a aplicação da ureia é hora de adubar as plantas com o produto:

  • Primeiro passo é fazer um teste do solo no qual a árvore frutífera está plantada, para descobrir o nível de pH do solo, bem como outros nutrientes presentes, o pH ideal deve ser entre 6 e 6,5, caso contrário o fertilizante é necessário;
  • A ureia deve ser aplicada aos poucos e em plantas de ciclo perene ao menos 3 vezes ao ano;
  • Uma vez aplicado, o solo deve ser mantido úmido por certo período de tempo, pois quando o solo seca, a ureia começa a volatizar;
  • A aplicação não deve ser feita sobre o calcário, visto que ele pode aumentar o pH do solo e aumentar a volatização do nitrogênio;
  • Periodicamente deve-se fazer correções com calagem, mas nunca junto com a adubação, deve ser feito com um intervalo de ao menos 2 meses entre um e outro;

A adubação é um processo fundamental para que as plantas cresçam de maneira saudável e deem frutos com as mesmas características.

No blog do Sítio da Mata você encontra dicas de como adubar suas plantas da melhor maneira possível. Acesse e conheça mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *