Cuidados com o solo no inverno

Cuidados com o solo no inverno
Classificar este post

Nem todo mundo gosta e se adapta ao clima no inverno. Há quem goste do frio e há quem não suporte as baixas temperaturas.

Isso não acontece só com a gente. Muitos seres vivos sentem os impactos das mudanças climáticas, assim como as plantas: para algumas espécies, o frio é época de hibernação, onde essas plantas acumulam energia para florescer durante a primavera. O frio também faz as frutas produzirem sacarose em maior quantidade, o que as deixa mais doce; por outro lado, algumas espécies de plantas são mais sensíveis e precisam de cuidados especiais durante a estação.

Muitas pessoas têm jardins e hortas, mas desconhecem os cuidados que suas plantas merecem durante o inverno.

Portanto, continue a leitura do artigo para descobrir quais os cuidados que devemos ter com o solo no inverno e ajudar no desenvolvimento das suas hortaliças, flores, frutas e folhagens diversas.

Quais os principais problemas enfrentados pelo solo no inverno?

O solo é a base de todo cultivo. Nele depositamos as condições necessárias para que nossas plantas cresçam e se desenvolvam plenas e com saúde.

O inverno propicia o processo de degradação do solo e ocasiona perda de produtividade de muitas espécies.

Os principais problemas enfrentados pelo solo no inverno são:

  • Erosão;
  • Falta de sol;
  • Falta de água;
  • Aumento da salinidade.

Quais os cuidados que devemos ter com o solo no inverno?

Durante o inverno, como dissemos anteriormente, muitas plantas diminuem sua velocidade de crescimento para acumular energia ou são mais sensíveis às baixas temperaturas, sendo necessário que tenhamos alguns cuidados extras e especiais durante a estação.

Diante disso, você vai entender quais os cuidados que devemos ter com o solo no inverno e a melhor forma de preparar seu cultivo para a safra de primavera e de verão.

  • REPOSIÇÃO DE NUTRIENTES: com o solo devidamente enriquecido, o desenvolvimento do seu cultivo fica preservado, previne a erosão e o solo também se torna mais resistente, inclusive à estiagem;
  • MANEJO DA TERRA: remexendo o solo, o oxigênio circula com mais facilidade, deixando a terra mais arejada, facilitando a permeabilidade do solo, permitindo que as raízes das plantas penetrem no solo, além de levar para a superfície o húmus existente;
  • IRRIGAÇÃO REGRADA: o ideal é manter o nível de umidade adequado, pois no inverno a evaporação se torna mais lenta e o acúmulo de água pode prejudicar as raízes das plantas ou incentivar a proliferação de fungos;
  • DRENAGEM: procure estabelecer um processo de drenagem eficiente para evitar o acúmulo de água;
  • PODA: realizar poda de limpeza e remoção de folhas e galhos secos para a melhor incidência da luz solar, já que esta é uma parte essencial para o desenvolvimento de qualquer cultura.

Conhecer as espécies e como se adaptam às diferenças climáticas é muito importante para o bom desenvolvimento do seu cultivo.

Na hora de planejar o plantio no inverno, é fundamental saber quais os cuidados que devemos ter com o solo: caprichar na adubação e no preparo da terra é fundamental para preservar a qualidade da sua colheita e conquistar bons resultados do plantio.

É fundamental também que você adquira sua espécie com qualidade.

No Sítio da Mata você encontra muda de diversas espécies para o seu plantio.

Adquirindo pelo site, você pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros.

Em nosso endereço eletrônico você também encontra livros, insumos, objetos de decoração, ferramentas e muitas dicas para tornar o sonho de ter uma horta ou jardim, em realidade.

Aprendeu quais os cuidados que devemos ter com o solo no inverno? Então, venha para o Sítio da Mata e mãos à terra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *