Curiosidade: Conheça as Frutas Raras do Brasil

frutas raras do Brasil
Curiosidade: Conheça as Frutas Raras do Brasil
3 (60%) 1 vote

frutas raras do Brasil
Você sabia que no Brasil existe uma variedade de frutas raras e que são muito consumidas apenas em algumas regiões? As frutas raras do Brasil são muito consumidas apenas em suas regiões de origem ou são exportadas.

Com um território tão grande, às vezes é muito difícil conseguir conhecer as riquezas naturais de todas as regiões. São diversas variedades de frutas que são de origem brasileira que nem os próprios brasileiros ainda não tiveram a chance de provar.

As frutas devem ser uma parte importante de sua dieta diária. Elas são naturalmente boas e contêm vitaminas e minerais que podem ajudar a mantê-lo saudável. Elas também podem ajudar a proteger contra algumas doenças.

A maioria dos brasileiros se beneficiam ao ingerir mais frutas como parte de uma dieta equilibrada e regular, e de um estilo de vida saudável e ativo. As frutas têm baixo teor de gordura, sal e açúcar e são uma boa fonte de fibras dietéticas.

Como parte de uma dieta equilibrada e regular, e de um estilo de vida saudável e ativo, uma alta ingestão de frutas e vegetais pode ajudá-lo:

  • Manter um peso saudável;
  • Diminuir o colesterol;
  • Diminuir a pressão arterial;.
  • Proteger contra doenças;
  • Ajudar na hidratação.

A variedade de frutas raras do Brasil são muito saborosas e também devem fazer parte da alimentação diária de muitos brasileiros. Conheça algumas dessas frutas raras do Brasil e saiba os benefícios que elas podem trazer para sua saúde.

1- Cupuaçu: este é um fruto de uma árvore originária da Amazônia, é uma fruta extremamente saborosa típica da região norte brasileira, muito encontrada no estado do Pará e Amazonas.
É rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e uma excelente fonte de fibras.

2- Bacuri: também entra na lista de frutas raras do Brasil pois é uma das frutas mais populares da Região Norte do Brasil e dos estados vizinhos à Região Amazônica, sendo muito encontrado no Bioma do Cerrado e em algumas áreas da Mata dos cocais do Maranhão, Piauí e no Pará mais específico na região de Salinas.

A polpa branca dessa fruta possui altos índices de cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. Ainda é considerado anti-inflamatório e cicatrizante. Possui também um teor forte de fibras. Todas essas particularidades dão ao bacuri a capacidade de tratar e prevenir diversas doenças que afetam o organismo humano. Além de ajudar o corpo na diminuição ou manutenção do peso.

3- Seriguela: nome científico Spondias purpurea, rica em vitaminas A B e C e em minerais como cálcio, fósforo e ferro. A seriguela é comum na Caatinga e no Cerrado. A grande quantidade de vitaminas, potássio e cálcio que a seriguela tem fornecem ao organismo nutrientes essenciais para minimizar espasmos, contrações involuntárias dos músculos, que costumam ocorrer por deficiência de tais sais minerais.

4- Jenipapo: nome científico Genipa americana, rica em vitamina C e B e ferro e cálcio, essa fruta é da Mata Atlântica e Amazônia.

É muito rico em vitaminas B1, B2, B3, B5 e C. Ele também possui uma boa quantidade de fibras, o que significa que é o alimento ideal para quem sofre com prisão de ventre. Inclusive, é muitas vezes utilizado como laxante, tamanha a sua eficácia no trato intestinal. Além disso, é rico em minerais, sendo ferro, cálcio e fósforo os mais presentes.

5- Mandacaru: é uma das frutas raras do Brasil. O nome científico do mandacaru é Cereus Jamacaru. É rico em água, sódio, magnésio e fósforo, é uma fruta adocicada que contém espinhos e pode ser encontrada no nordeste brasileiro.

6- Açaí: uma das frutas raras do Brasil mais famosa e exportada. Oriunda das várzeas e margens dos rios da região amazônica, além da fruta o açaizeiro produz um saboroso palmito.

O açaí possui vitamina B1 e o teor elevado de pigmentos antocianinas que são antioxidantes, favorece a circulação sanguínea. Seu componente mais importante é o ferro, indicado no tratamento de anemias e fortalecimento muscular.

Além disso, é rico em fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, é recomendada para praticamente todas, sobretudo para os idosos e para os que têm problemas digestivos.

7- Buriti: é encontrado na região Amazônica, é rico em Vitamina A, Vitaminas (B1, B2 e B5), Vitamina C, proteína, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e iodo. É considerado uma fruta campeã em carotenoides, que são antioxidantes que protegem a pele, fortalece os pulmões e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

8- Uvaia: nativa da região Sul e Sudeste, a uvaia é uma das frutas raras do brasil. É rica em vitamina A, C, cálcio, ferro e fósforo. Entre seus benefícios, o betacaroteno está relacionado com a melhora da acuidade visual, imunidade, prevenção do envelhecimento precoce, melhora da saúde da pele e das unhas e protege contra a ação dos raios ultravioletas.

9- Gabiroba: Originária da floresta Amazônica, a fruta é extremamente rica em carboidratos, proteínas, sais minerais, niacina e vitaminas C e do complexo B. É uma fruta adstringente, antidiarreica, antidisentérica. É bastante indicada para tratamento de cistite, uretrite, diarreia, disenteria.

10- Jabuticaba: brasileiríssima, a jabuticaba é o fruto da jabuticabeira, nativa da Mata Atlântica. A jabuticaba tem poucas calorias e carboidratos, mas é rica em nutrientes como vitaminas B, C, E, magnésio, fósforo e zinco. Ajuda na prevenção de várias doenças além de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo a diabetes, anemia e ajuda na saúde da pele.

Estas são apenas algumas das frutas raras do brasil. Ainda existem outras variedades neste país tão rico em diversidade e beleza.

Você pode encontrar muitas sementes ou mudas dessas variedades no site do Sítio da Mata para você plantar no seu quintal. Entre em contato com os especialistas e saiba qual dessas variedades você pode ter no seu jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *