Descubra Como Plantar Cipreste Italiano em Sua Casa

Descubra Como Plantar Cipreste Italiano em Sua Casa
Descubra Como Plantar Cipreste Italiano em Sua Casa
3.6 (72%) 15 votes

Descubra Como Plantar Cipreste Italiano em Sua Casa

Saber como plantar cipreste italiano (Cupressus sermpervirens) é algo importante, já que esta é uma planta muito bonita e que chama bastante a atenção, podendo ser plantada em vasos, entradas de residências, jardins e vários outros lugares.

Muita gente pode pensar que o modo de como plantar cipreste italiano seja algo absurdamente difícil, mas isso não é verdade! O plantio dessa árvore é bem mais simples do que parece e pode ser feito por qualquer pessoa, desde que os cuidados necessários sejam tomados.

Confira um tutorial que ensinará tudo o que você precisa saber para plantar mudas de cipreste italiano e trazer um charme totalmente diferente ao ambiente que você desejar!

Passo a Passo: Como Plantar Cipreste Italiano

O cipreste italiano, que também é conhecido por muitos outros nomes (cipreste-de-Itália, cipreste-piramidal, cipreste-do-mediterrâneo, entre outros), não possui um plantio muito complicado. Por isso, todo mundo pode ter em casa um pequeno pedaço da Toscana, região da Itália em que essa planta é abundante.

1 – Escolha o Lugar do Plantio

Por ser uma árvore alta e frondosa, o cipreste italiano chama bastante a atenção. Por isso, o recomendável é que ele seja plantado em um ponto estratégico.

Uma boa pedida é demarcar a entrada de uma garagem ou de um caminho pelo meio do jardim com ciprestes de ambos os lados. Porém, nesse caso, é preciso ter um espaço considerável à disposição.

Caso você não tenha esse espaço mas não queira abrir mão do plantio, as mudas de cipreste italiano podem ser colocadas uma a cada lado do portão, por exemplo. Isso trará um requinte ímpar ao espaço.

Se essa não for uma opção agradável, escolha um lugar do jardim para o qual você queira chamar mais atenção. Se possível, faça uma delimitação circular da área ao redor do cipreste com uma construção de tijolos, o que fará com que ele se destaque ainda mais.

2 – Espere a Época Mais Apropriada

A melhor época para o plantio do cipreste italiano é entre os meses de junho e julho, que é entre o final do outono e c começo do inverno. Esse é o período inativo da planta, que é quando ela para de crescer.

Essa sugestão de como plantar cipreste italiano pode fazer toda a diferença para o perfeito desenvolvimento da planta, pois toda a energia obtida através de sua fotossíntese será direcionada para o crescimento das raízes e para a estabilização da árvore.

Por isso, prefira esse período do ano, pois isso influenciará positivamente no crescimento do cipreste-do-Mediterrâneo.

3 – Prepare o Solo

Se você está interessado em como plantar cipreste italiano, provavelmente sabe que o solo precisa ser preparado, como ocorre com todas as espécies de plantas.

O solo teve ter uma boa drenagem e estar em uma região bem suprida de sol, que é essencial para o desenvolvimento das mudas de cipreste italiano.

Na hora do plantio, regue bem a muda e cave um buraco que seja suficientemente grande para acomodar as raízes. É essencial aplicar algum adubo ou composto orgânico para que a cova esteja bem nutrida e dê as condições de que o cipreste precisa para se desenvolver.

É importante ressaltar que o buraco não pode ser mais fundo do que as raízes, pois, caso contrário, a árvore pode morrer.

4 – Considere o Espaço de Crescimento do Cipreste Italiano

É claro que o cipreste irá crescer bastante em altura. Logo, no momento do plantio, isso deve ser considerado, de modo que a árvore adulta não atinja a rede elétrica ou construções como paredes e sacadas.

Pessoas experientes em como plantar cipreste italiano sabem que sua altura pode superar os 20 metros na fase adulta, mas você não precisa, necessariamente, deixar que ela atinja esse tamanho todo.

Quem quiser um cipreste de tamanho mais controlado pode podar a árvore até que fique no tamanho ideal. Inclusive, a poda é muito importante para manter a harmonia entre todos os ciprestes do ambiente.

Curiosidades Sobre as Mudas de Cipreste Italiano

Existem algumas curiosidades bastante interessantes a respeito das mudas de cipreste italiano e das árvores já na sua fase adulta. Algumas delas são as seguintes:

  • No nome científico dessa espécie, Cupressus sempervirens, o termo “sempervirens” significa, em latim, sempre verde, devido ao fato que as folhas mantém sua coloração esverdeada por toda a vida da árvore.
  • A longevidade do cipreste-de-Itália é muito grande, e a árvore pode viver mais de um milênio. Portanto, desde que ela seja cuidada adequadamente, não será necessário se preocupar com essa questão.
  • Um dos usos mais famosos da madeira obtida do cipreste italiano é nas portas da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Um dos motivos pelos quais isso pode ter ocorrido é a abundância dessa árvore na região.

Depois de ter aprendido o processo de plantio, adquira as mudas de cipreste italiano que você precisar com o Sítio da Mata! Todas as mudas são entregues saudáveis e em perfeito estado, o que deixará o processo de como plantar cipreste italiano muito mais prático e com totais chances de sucesso.

24 Comentários

  1. José Carlos de Almeida disse:

    Comecei a olhar o site de vocês por curiosidade, e por amar a natureza, arvores e plantas, não consegui parar.
    parabéns.

  2. claudia disse:

    Qual seria o tamanhoe formato ideal de vaso para o plantio do cipreste?

  3. Adriano H disse:

    Que legal eu também adorei o texto.

  4. Hugo Leonardo disse:

    A raiz do Cipreste Italiano é muito grande, ela pode prejudicar a tubulação de água da minha residência?

  5. Leonardo disse:

    Olá amigo sobre as raízes do cipreste . Qualquer um deles .. as raízes não se espalham lateralmente e sim quanto mais a planta cresce mais elas descem verticalmente .. entao pode sim plantar do lado de tubulações que alcançará êxito

  6. Gladstone Aguiar Duarte disse:

    Gostaria de saber se V. Sas. , tem; ou, terão para venda, sementes do pinheiro manso ( pinus pinea ). Agradeço se puderem me responder.

  7. Bruno disse:

    Bom dia! Eu gostaria de plantar um cipreste Italiano no corredor do quintal, porém gostaria de saber se há alguma forma de limitar o seu tamanho para que fique entre 2m a 3m. Grato

  8. Penha disse:

    Como tratar de um cipreste pequeno no vaso?quando devo rega? Ela tem que fica molhada ou seca?

  9. Alexandra disse:

    Gostaria de plantar este cipreste maravilhoso em frente a um muro de 6m. Qual a distância que devo deixar entre elas? minha intenção é quando estiverem grandes vão me dar privacidade ao meu quintal.
    Obrigada

  10. MARCOS ANTONIO DIAS disse:

    Olá, moro no litoral paulista e gostaria de plantar o cipreste italiano em meu jardim, porém, tenho dúvida se essa planta vai conseguir se adaptar ao clima litorâneo e ao solo que é composto predominantemente por areia e ao excesso de umidade. Gostaria de saber também qual o espaçamento entre plantas. Obrigado

  11. BRENO RAMOS disse:

    Por favor, qual tipo de adubo posso usar numa planta recém plantada, e a quantidade a ser aplicada? Obrigado pela atenção.

  12. André Ipaves do Nascimento disse:

    Boa tarde, gostaria de murar meu terreno com pinheirinho por ser mais barato e bonito.
    Meu terreno é pouco ensolarado, área de manancial.
    São 120 metrô de cada lado.
    Posso plantar a cada 30cm pra o pinheirinho fazer o fechamento entre as propriedades?
    250m linear precisaria de 1000 Midas Aprox. Qual menor valor que conseguem fazer?
    Quanto tempo ele leva para atingir 1,5 Aprox.?
    Obrigado

  13. Anselmo Martinez disse:

    Esse Cipreste, pode ser plantado na região norte do Brasil, mais especificamente no estado de Roraima?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *