Dicas Para Fazer Jardinagem Orgânica

jardinagem orgânica
Dicas Para Fazer Jardinagem Orgânica
4 (80%) 3 votes

jardinagem orgânica

Jardinagem orgânica é um termo que é cada vez mais ouvido no mundo inteiro. Basicamente, ele difere do agora “convencional” modo de jardinagem na medida em que não faz uso de produtos de base química para cultivar e cuidar das plantas ou vegetais.

Acredite ou não, as plantas e até mesmo os vegetais que encontramos nos supermercados são cultivados usando produtos químicos como os chamados “defensivos agrícolas” que não só não são naturais, mas que também podem produzir efeitos negativos na saúde das plantas e na saúde humana.

A jardinagem orgânica é fácil e menos cara do que a jardinagem comum, isto é, porque estamos apenas deixando a natureza fazer seu trabalho. Mas as pessoas ainda pensam que é mais cara, em grande parte devido ao preço mais alto dos “vegetais orgânicos” no mercado. Entretanto, este alto preço responde mais pelos benefícios à saúde do que pelo custo do plantio orgânico.

Se você está apenas começando com a jardinagem orgânica, ou se você é um jardineiro experiente, encontrará nas dicas de jardinagem orgânica, tudo para aproveitar ao máximo esta atividade divertida e gratificante.

Conhecer algumas dicas de jardinagem orgânica pode ser o primeiro passo neste mundo para você. Muitas pessoas ficam longe da jardinagem orgânica pensando que é demorado e difícil, mas não tem que ser assim! Na verdade, é muito mais simples do que a noção comum de jardinagem, pois basta ter em mente o fator mais importante: o solo.

Trabalhe na mistura orgânica correta para sua terra

Um solo bem preparado influenciará a saúde de toda a sua horta, tornando-a ainda mais resistente a pragas, e permitirá que suas plantas e vegetais cresçam fortes naturalmente sem a necessidade de fertilizantes sintéticos.

Simplifique suas ferramentas

É isso mesmo! Muitas pessoas complicam demais as coisas quando se trata de ferramentas de jardinagem orgânica. Você pode começar facilmente com a ajuda de uma pá, um garfo e uma enxada. Se você pensar nisso, durante séculos os homens cultivavam diferentes tipos de plantas e vegetais sem a necessidade de dezenas de ferramentas!

Escolha as plantas certas

Quando se trata de escolher as plantas e legumes para sua horta orgânica, você deve preferir plantas nativas. Por quê? Porque estas são plantas que já são capazes de viver e sobreviver em seu clima. Você também deve aprender que tipos de plantas se ajudam umas às outras enquanto crescem – isto é chamado de plantação companheira e pode ajudá-lo a repelir pragas naturalmente.

Saiba que nem todos os insetos são maus

Esta dica de jardinagem orgânica é muito importante, pois os insetos são vistos como uma praga em geral, mas não é sempre assim. Existem “insetos bons” que nos ajudam comendo os “insetos maus” ou nos ajudam a eliminar fatores que prejudicam o desenvolvimento de nosso jardim orgânico. Esta é a maravilha da natureza.

Não deixe de ter em mente estas dicas de jardinagem ao começar seu próprio jardim. A jardinagem orgânica é uma atividade emocionante que o ajudará a criar suas próprias plantas e vegetais 100% naturais. Mas e se você não tiver espaço suficiente ou mesmo um quintal para começar? Entre no mundo da jardinagem orgânica de interior.

A jardinagem orgânica de interior abrange uma série de técnicas que você precisa utilizar para ajudar suas plantas a crescerem naturalmente e de forma saudável dentro de sua casa.

O mais importante a ser lembrado é que as plantas dentro de casa precisam ser cuidadas tanto quanto as plantas no quintal. É estranho ver como muitas pessoas que mantêm um jardim orgânico, tratam suas plantas de interior com produtos sintéticos. Provavelmente isto começou com o conceito errado de que as plantas em vasos precisam de mais fertilizante para crescer.

Os produtos sintéticos para plantas contêm fosfato de amônio. Este ingrediente deve manter as plantas verdes, mas ao mesmo tempo pode queimar nossa planta aumentando a acidez no solo, podendo também irritar o sistema respiratório e produzir reações na pele.

Outro fator que você precisa ter em mente ao considerar a jardinagem orgânica interior, é a quantidade de irrigação necessária para a planta. As plantas em vasos precisam de uma quantidade de água maior do que as plantas do jardim, portanto, não deixe de cuidar delas com mais frequência.

Para começar com a jardinagem orgânica de interior, você precisará praticamente das mesmas coisas: solo de qualidade, sementes e alimentos orgânicos para plantas. Você pode começar a cultivar suas plantas em vasos feitos de cerâmica, madeira ou plástico, embora eu prefira ficar longe do plástico se possível.

Lembre-se de que seu objetivo com a jardinagem orgânica de interior é criar um ambiente natural e saudável para suas plantas de casa.

Gostou das dicas do Sítio da Mata para fazer jardinagem orgânica? Então não deixe de acompanhar nossas postagens e não perca nenhuma novidade. Entre no site e conheça a variedade de plantas para você montar o seu jardim. Entre em contato com nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *