X

Estilos de jardim

Estilos de jardim
Classificar este post

Um jardim é um lugar encantador que nos aproxima da natureza.

Formado por árvores, flores e diversos tipos de plantas, geralmente ao ar livre, o jardim é um lugar para contemplar a beleza do verde e um espaço dedicado à reflexão: transmite paz, tranquilidade e aconchego.

Embeleza, refresca, possui cheiros e atrai pássaros e borboletas. Enfim, um jardim é uma verdadeira poesia para nossos olhos e nossa mente.

Além da beleza natural que as plantas oferecem ao ambiente, praticar a jardinagem tem um efeito extremamente terapêutico, causado pelo contato com a terra.

Se você tem o desejo de fazer um jardim em sua casa e a sorte de contar com um espaço ao ar livre, saiba que existem diversos estilos de jardim para você escolher.

Continue a leitura deste artigo e conheça os estilos de jardim.

ESTILOS DE JARDIM

Um projeto paisagístico transforma a paisagem de ambientes internos e externos, promovendo a perfeita harmonia entre o espaço e as plantas.

Não basta escolher o vaso ou a planta, é preciso entender as preferências, as tendências e as condições climáticas do espaço.

E por falar em preferência, hoje vamos apresentar os estilos de jardim. Preparados? Então vamos lá!

  • Jardim Francês: também conhecido como jardim clássico, valoriza as formas geométricas e a simetria perfeita, permitindo os arbustos verdes, ciprestes e pinheiros com topiaria, obedecendo a simetria e a formalidade. Dentre os estilos de jardim, o jardim francês é o que demanda mais manutenção para manter a sua beleza, sendo considerado um jardim de alto custo. Se optar por este jardim, pode escolher árvores de crescimento lento para amenizar o alto custo da manutenção.
  • Jardim Inglês: nesse estilo de jardim o essencial é o uso de gramados extensos, valorizando a paisagem natural com formatos arredondados e ondulações no relevo, nos dando a sensação de estarmos em um bosque natural e antigo, onde não houve intervenção do homem.
  • Jardim Italiano: neste estilo de jardim, embora muito parecido com o jardim francês, se valorizam as árvores frutíferas, as flores, as estátuas e esculturas, os vasos cerâmicos, arcos, pontes e bancos, criando uma atmosfera clássica e romântica, ao mesmo tempo. Neste estilo de jardim não podem faltar as fontes de água, chafariz ou espelhos d´águas, além de cercas vivas.
  • Jardim Japonês: o estilo oriental nos faz um convite à paz e à espiritualidade. Elementos como pedras, águas, plantas e outros acessórios fazem parte do jardim japonês. Entre os itens mais populares encontrados neste estilo de jardim estão a cerejeira ornamental, também conhecida como Sakura, o Acer Vermelho, as lanternas de pedra, lagos com carpas, bambus e o Taiko Bashi, uma espécie de ponte.
  • Jardim Desértico ou Rochoso: a principal característica desse estilo de jardim é representar uma região árida, usando vegetação de clima seco e desértico, como é o caso das suculentas e dos cactos, que exigem poucos cuidados com as regas e quase nenhuma poda. Outros elementos que compõem esse tipo de jardim são as pedras e a areia. Essa é uma opção perfeita para pequenos espaços.

Já escolheram o jardim que melhor se encaixa com seu espaço?

Aqui no Sítio da Mata temos todas as opções de plantas para você escolher um dos estilos de jardim para fazer parte da sua casa.

Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros.

Acesse o site www.sitiodamata.com.br e confira!

Vem para o Sítio da Mata!