Frutas Exóticas
4 (80%) 2 votes

Frutas são alimentos extremamente saudáveis, ricos em nutrientes essenciais para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso organismo.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, perdendo para países como China e Índia, que ocupam as primeiras posições no ranking. Isso porque nosso clima e os diversos tipos de solo presentes na nossa natureza favorecem a produção de muitos tipos de cultivo.

Hoje vamos abordar as frutas exóticas presentes no Brasil e entender porque essas frutíferas têm o seu valor comercial aumentando em relação às frutas tradicionais.

O que são frutas exóticas?

As frutas exóticas são aquelas nativas de lugares diferentes de onde estão sendo comercializadas.

Com aspectos peculiares, geralmente possuem características diferenciadas das frutas mais comuns, em se tratando de formato, cor, aroma e sabor, o que as torna mais valiosas.

As frutas exóticas, assim como a maioria das frutas, traz consigo uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas capazes de beneficiar nossa saúde.

Vamos conhecer algumas espécies e suas particularidades!

Quais são as Frutas Exóticas mais conhecidas no Brasil?

Listamos algumas espécies mais famosas de frutas exóticas no Brasil:

  • Pitaya: da família Cactaceae com algumas variações de cores, a Hylocereus costaricensis (pitaya vermelha), Hylocereus undatus (pitaya branca), Selenicereus setaceus (pitaya do cerrado ou saborosa) e Selenicereus megalanthus (pitaya amarela) é uma das frutas exóticas com sabor mais suave e adocicado, com alto poder antioxidante. Dentre seus benefícios, podemos destacar sua capacidade de combater doenças cardíacas e gastrointestinais, anemia e osteoporose, além de se mostrarem fortes aliadas na perda de peso. Nativa do México, sua produção em terras brasileiras se iniciou nos anos 90 e permanece até os dias de hoje;
  • Lichia: a Litchi chinensis, espécie da família Sapindaceae, é uma fruta de casca grossa e espinhosa, polpa branca translúcida e com uma semente marrom-brilhante que amadurece durante o verão. A Lichia é uma espécie nativa da China rica em mineiras, vitaminas e antioxidantes, eficaz na prevenção de doenças do fígado, cardiovasculares e do envelhecimento precoce da pele, além de fortalecer o sistema imunológico;
  • Physalis: a Physalis angulata é uma fruta exótica comestível da família das Solanáceas, a mesma do tomate, da berinjela, da batata e do pimentão. Ela também é conhecida como camapum, saco-de-bode, mulaca, joá e joá de capote. Pequena, redonda e de cor verde, amarela, laranja ou vermelha, nasce em arbusto de caule ereto e ramificado – que pode atingir até 2,5 metros de altura quando tutorado. Em seu desenvolvimento, a physalis fica dentro de um casulo feito de folha fina e em formato de cálice. Seus nutrientes são capazes de fortalecer o sistema imunológico, purificar o sangue e diminuir os níveis de colesterol.
  • Romã: a Punica granatum, nome científico da romã, é uma fruta de casca grossa, amarela ou avermelhada, com um interior composto de muitas sementes envolvidas por uma camada de polpa doce, parte comestível da romã, que pode ser consumida in natura, sucos, iogurtes ou saladas, nativa do Oriente Médio. Espécie da família Lythraceae, possui em sua composição, antioxidantes como flavonoides, quercetina e ácido elágico, além de ter efeito anti-inflamatório e antisséptico.

O sabor único das frutas exóticas tem ocupado cada vez mais espaço nos grandes centros urbanos.

Todas estas opções você encontra no Sítio da Mata.

Somos um viveiro especializado na propagação e comercialização de várias espécies de plantas.

Acesse nosso site e confira o leque de opções para sua horta ou jardim.

Esperamos por você no Sítio da Mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *