X

Lichia: Plantio e Benefícios à Saúde

Lichia: Plantio e Benefícios à Saúde
5 (100%) 1 vote

História

A lichia (nome científico, Litchi chinensis Sonn), pertence à família Sapindaceae e é originária da China. Registros históricos datam a chegada do fruto ao Brasil em 1810, o primeiro local em que foi realizado o plantio foi no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e possivelmente ainda há naquele local descendentes destes primeiros frutos.

Como o fruto chegou ao Brasil em sementes, o plantio da lichia para fins comerciais não foi possível por muitos anos. Para tornar esse processo de plantio e frutificação da lichieira comercialmente viável o jardineiro João Ernesto Dierberger viajou para Florida e trouxe ao Brasil, através de mudas obtidas por alporquia, método de propagação usado até hoje, três variedades de lichias, a Bengal, Brewster e Americana.

Como é realizado o Plantio da Lichia?

Existem três métodos principais para realizar o plantio da Lichia, o menos recomendável é através das sementes.

O plantio da lichia por sementes pode até mesmo não dar frutos e mesmo que deem o período juvenil é muito extenso, os primeiros frutos vão aparecer após 10 ou 12 anos apenas. Não é aconselhável o plantio com essa forma de propagação caso a intenção seja o consumo e comércio de mudas e frutos.

Outro método também pouco usado para o plantio da lichia é por estaquia, apesar de não ser muito popular, esse método encurta o período juvenil da árvoree origina plantas uniformes para a obtenção de muitas mudas a partir de uma única planta matriz.

A forma mais comum e efetiva para o plantio da lichia é através da alporquia, um sistema vegetativo no qual você necessita de um galho com gemas produtivas de uma casta de lichia que apresente uma boa produtividade. Raspe e amarre em um galho o substrato para que ele possa produzir raízes. A partir do momento que este galho produzir raízes, corte-o na parte mais próxima ao tronco e transplante a muda enraizada para um vazo ou lata de ao menos 20 litros.

Cuidados com a lichia em vasos e jardins

A lichia é uma planta que não necessita de muitos cuidados quando cultivada em vasos ou jardins. A árvore gosta de sol, ventilação e o solo sempre bem adubado e drenado, mantenha a área envolta da planta sempre limpa, sem resíduo de folhas, frutos e galhos.

Ao regar, procure não deixar a terra encharcada, a cada 4 meses realize uma adubação orgânica e a cada ano uma poda para limpeza, e claro, fique atento à infestações de pragas, para manter a planta sempre saudável.

Benefícios da Lichia para à saúde

A lichia é uma planta pouco calórica (66 calorias em 100gr), que traz muitos benefícios à saúde, é uma excelente fonte de cálcio, vitamina C, rica em ferro, fibras e potássio. Vitaminas do complexo B e fósforo.

Os antioxidantes presentes no fruto ajudam na redução do colesterol ruim o LDL e aumentam o colesterol bom o HDL. Além disto existem outros benefícios da lichia, como proteção contra raios UV devido à alta porcentagem de vitamina C, melhora a saúde do cabelo e fortalece as unhas, por conta da vitamina do complexo B.

Tem propriedades anti-inflamatória, reduz os problemas cardíacos, controla a pressão arterial e melhora a saúde intestinal. Os benefícios da lichia são inúmeros.

Em resumo, além dos benefícios da lichia à saúde, o sabor, a estética e a facilidade para cultivá-la torna essa fruta uma das mais procuradas nas feiras, devido suas qualidades. No Sítio da Mata você encontra mudas de lichia para o plantio para poder produzir seus próprios frutos, tanto para fins comerciais quanto para consumo próprio.

Entre em contato conosco!