O que plantar em Maio – Jardim e Horta

O que plantar em Maio – Jardim e Horta
5 (100%) 2 votes

Todos os meses são importantes para o cultivo de sementes de hortaliças, porém, para cada tipo de horta, existe o melhor período para realizar o plantio. Quando falamos de plantação é necessário destacar que existem diversos fatores que devem ser analisados, a fim de garantir uma colheita produtiva e saudável. 

A grande vantagem de ter uma horta no Brasil deve-se à tropicalidade do país. Certamente, esse fator é um grande facilitador para o cultivo de diferentes tipos de grãos. Além disso, vale destacar que, para cada região, existe o tipo de semente ideal. 

Como vimos, não basta saber o que plantar em Maio, é necessário considerar diferentes aspectos para que a semeadura germine. Sendo assim, é importante pensar no clima, no modelo de vaso que será utilizado, a qualidade da terra, entre outros fatores.

Certamente, o mês de Maio é o período mais adequado para realizar plantações diretamente no solo. Especialmente, porque é um mês após o período de chuva, que tende a acontecer nos meses de Março e Abril o que, consequentemente, acaba favorecendo na preparação do solo.

O que plantar em maio e quais as melhores regiões?

Existem alguns tipos de sementes que são plantadas em qualquer região como o couve-flor de inverno, rabanete, rúcula, salsa, repolho, alface, almeirão e beterraba. Em contrapartida, existem outras sementes que se adaptam melhor a uma região específica. Isso porque, fatores como o clima local e a qualidade da terra, favorecem o processo de plantação semeadura garantindo mais qualidade na germinação da semente.

Devido a isso, para quem pretende plantar no norte, nordeste e centro-oeste do país, mais especificamente para as regiões de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, o ideal é semear  grãos de berinjela, coentro, melancia, pimentão, quiabo, jiló e pepino. 

Acima, listamos as sementes que são as mais adequadas, considerando algumas regiões específicas do Brasil. Como falamos anteriormente, existem alguns fatores determinantes para essa definição. Um exemplo disso, é a plantação de arroz em uma região fria, certamente a colheita não será bem sucedida, já que a temperatura ideal para a germinação do grão é entre 20 e 35°C. 

Desse modo, é importante atentar-se às necessidades do tipo de grão que será plantado, a fim de garantir uma preparação e cultivo mais adequada e assertiva. Além das sementes já mencionadas anteriormente, confira o que plantar em maio

  • Acelga;
  • Agrião;
  • Salsão;
  • Alho Poró;
  • Feijão;
  • Cebolinha;
  • Cenoura;
  • Chicória;
  • Couve de Bruxelas;
  • Couve Chinesa;
  • Espinafre;
  • Ervilha;
  • Mostarda.

Sem dúvidas, o mês de maio é um período que acaba favorecendo a plantação com uma ampla variedade de sementes para serem cultivadas, o que é muito vantajoso para quem busca ter a sua própria horta.

O que plantar em Maio – Flores

Além da horta, você também pode florir seu jardim com algumas flores para plantar em maio, vejamos as espécies:

  • Adonis
  • Ageratum
  • Amaranthus 
  • Calêndula
  • Capuchinha
  • Cravo 
  • Dália 
  • Gerânio 
  • Gérbera 
  • Tagete

De fato, maio é um excelente mês para os agricultores, especialmente quando se trata do plantio direto no solo. 

No entanto, é fundamental que o local receba alguns cuidados, com o objetivo de atribuir mais qualidade ao processo de cultivo. A terra é rica em nutrientes, porém, dependendo do tipo da semente, é necessário enriquecer o solo através da escolha de fertilizantes, especialmente os orgânicos. 

Principais cuidados com o solo 

Conforme vimos, quando a qualidade do solo precisa ser aprimorada, é necessário realizar alguns procedimentos como a adubação, rotação de culturas, drenagem e aragem do solo. Vamos falar brevemente sobre cada cuidado. Confira! 

Adubação 

Quando o solo possui deficiência de minerais, a adubação entra em ação para o enriquecimento do local. Para esse processo, é possível usar adubos orgânicos como as folhas, galhos, esterco bem curtido e enterrados, ou possíveis soluções inorgânicas.

Rotação de culturas 

Esse processo tem como objetivo diminuir a exaustão do solo, realizando a troca de culturas. Desse modo, é possível alternar espécies vegetais em um mesmo local atribuindo novos nutrientes ao local da plantação. 

Drenagem

O principal objetivo desse processo, é garantir que o solo continue fértil através da eliminação do excesso de água. Desse modo, o local fica mais arejado devido ao aumento dos poros e a circulação do ar acaba sendo favorecida. 

Aragem do solo

Trata-se da inversão do solo, a fim de garantir um aumento da oxigenação da matéria orgânica, além de contribuir com a permeabilidade do solo. No entanto, é uma prática que deve ser realizada com moderação em locais tropicais. 

Para conseguir uma aragem natural, é possível contar com o auxílio das minhocas, já que elas abrem espaço contribuindo para a porosidade do solo, o que facilita na circulação do ar e na infiltração do excesso de água.

Por fim, como vimos, além de saber o que plantar em maio e quais são as sementes mais indicadas para o plantio durante esse período, vale destacar os principais cuidados para garantir uma colheita sadia! Agora, é só esperar pelo período e colocar a plantação em prática! 

No momento de escolher suas sementes ou mudas, compre com quem entende do assunto.

Com 23 anos de experiência neste segmento, o Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas, flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana e muitas outras espécies.

E ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros. 

Adquira tudo o que você precisa para começar a plantar em maio, junho ou qualquer outro mês, aqui, no Sítio da Mata.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *