O que Plantar no Outono e Dicas para o Jardim

o que plantar no outono
O que Plantar no Outono e Dicas para o Jardim
3 (60%) 1 vote

o que plantar no outono

No outono as folhas amarelam, secam e caem. Chegamos a pensar que não é uma boa época para o cultivo da nossa horta ou jardim. Mas a verdade é que muito nos enganamos sobre isso. O clima úmido e de temperatura mais baixa propicia o cultivo de algumas espécies.

É uma estação de transição de temperatura. É a estação que prepara as plantas para saírem de um clima muito quente, no caso, o verão, para enfrentarem as baixas temperaturas, neste caso, a chegada do inverno.

Portanto, vamos descobrir o que plantar no outono e como manter firme, forte e saudável sua plantação, seu jardim, ou, até mesmo, seu vaso, nesta época que prepara as plantas para a queda brusca de temperatura: a chegada do frio.

Vamos dividir o que plantar no outono por região, pois temos, dentro do país, uma grande diversidade climática, o que impacta diretamente no cultivo.

O que plantar no outono – Região Sul

Agrião

Couve

Alface

Rúcula

Acelga

Almeirão

Beterraba

Espinafre

O que plantar no outono – Região Sudeste

Espinafre

Rúcula

Acelga

Cebola

Cebolinha

Nabo

Rabanete

Manjericão

Beterraba

Couve-Brócolis

Ervilha

O que plantar no outono – Região Centro-Oeste

Abóbora

Moranga

Melão

Pimentão

Alface

Berinjela

Couve-Flor

Maxixe

Tomate

Pimenta Cayenna

O que plantar no outono – Região Nordeste

Melancia

Melão

Alface

Feijão

Abóbora

Berinjela

Beterraba

Repolho

Tomate

Pepino

O que plantar no outono – Região Norte

Mostarda

Salsa

Coentro

Maracujá

Mamão

Abobrinha

Jiló

Cenoura

Cebola

Tomate

Flores para plantar no Outono

As flores mais propícias para o cultivo no outono são a margarida, a calêndula, a tulipa, a camélia, o beijinho e a cravina. Com essa variedade dá para manter um jardim bem florido, não é mesmo?

Mas para que a gente possa definir o que plantar no outono, precisamos conhecer alguns cuidados básicos para manter sua horta, seu jardim, ou até mesmo seu vaso, com condições adequadas. Vamos ver algumas dicas para obter sucesso no cultivo?

LIMPEZA: retire as folhas secas e amareladas, os galhos caídos, as ervas daninhas. Um soprador de folhas pode ser muito útil.

PODA: sem exagero, faça podas comuns, simples, apenas para limpeza mesmo e para que os raios solares possam chegar até a planta.

IRRIGAÇÃO: cuidado para não encharcar a terra! No outono as plantas perdem menos líquido. Tenha controle sobre a rega para não apodrecer a raiz.

ADUBAÇÃO: nutrientes são muito importantes nesta época. Mantenha frequência! Revirar a terra ajuda na preparação e fertilização. Sempre molhar após aplicação de fertilizante.

ILUMINAÇÃO: manter as plantas sempre em contato com a iluminação do sol, evitando fungos e outras pragas.

PLANTIO: priorize árvores frutíferas e rústicas para plantar no quintal. Abacates, goiabas e mangas são ótimas opções.

Agora que você já sabe o que plantar no outono e os cuidados que precisa ter com a terra, chegou a hora de colocar a mão na massa! Prepare o local, adube a terra, compre as sementes!

Aqui no Sítio da Mata você encontra mudas e sementes de diversas espécies de plantas para a transformar a natureza em sua casa. Compre e parcele em até 12x sem juros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *