Conheça a Palmeira Imperial: Características e Informações

Conheça a Palmeira Imperial: Características e Informações
Conheça a Palmeira Imperial: Características e Informações
4.3 (86.67%) 12 votes

Conheça a Palmeira Imperial: Características e Informações

A palmeira imperial (Roystonea oleracea) é bastante conhecida por ser a maior espécie de todo o mundo, com altura que pode chegar até 40 metros. Quando se fala em palmeira imperial características mais lembradas são em relação ao seu tamanho, mas ela conta com especificidades muito interessantes.

Para quem estiver interessado na aquisição de palmeira imperial características são importantes para saber como ela se desenvolverá e como pensar no melhor lugar para seu plantio, de modo que o paisagismo do ambiente fique o melhor possível.

Palmeira Imperial: Características da Espécie

Essa espécie de palmeira é bastante robusta, com palmitos que podem superar 2 metros de comprimento. Seu caule é liso, não conta com nenhuma textura muito pronunciada e tem a cor cinza-escuro.

Em relação às folhas, elas geralmente são chamadas de penteadas, já que seu formato e disposição fazem parecer que elas realmente foram penteadas. O comprimento dessas folhas pode variar de 2 a 4 metros, de acordo com a idade da planta.

As folhas ficam eretas ou pelo menos na posição horizontal, o que possibilita ver com clareza o palmito da planta. Essa, inclusive, é uma das principais diferenças dessa espécie para a palmeira de Cuba, que é bem parecida.

Quanto à palmeira imperial características muito peculiares são os pequenos frutos que se desenvolvem próximos às folhas, com tamanho que varia de 2 a 4 cm e coloração escura, na cor roxa. Geralmente, esses frutos são consumidos por alguns pássaros, mas não são comestíveis para seres humanos.

A velocidade de crescimento dessa espécie é consideravelmente grande: ela pode crescer de 80 cm a 1 metro por ano, ou, aproximadamente, 8 cm por mês. Sua altura pode variar de 18 a 40 metros, de acordo com sua idade.

Curiosidades Sobre a Palmeira Imperial

  • O nome dessa palmeira se refere à história dessa planta, que antigamente era muito associada à aristocracia. Inclusive, a primeira palmeira imperial do Brasil foi plantada por Dom João VI, há mais de 200 anos, nos jardins botânicos do Rio de Janeiro.
  • Foram os portugueses que trouxeram a palmeira imperial para o Brasil. Seu plantio, inclusive, era muito comum em plantações de café, já que a planta atuava como um símbolo de status.
  • Os frutos da palmeira real são utilizados na alimentação de araras e papagaios, embora também seja comum utilizá-los na alimentação de porcos nos países do Caribe, como Bahamas, Jamaica e Trinidad e Tobago.

Para o Bom Desenvolvimento da Palmeira Imperial Mudas de Boa Qualidade São Necessárias

O uso dessa espécie de palmeira é bem comum na entrada de parques, prédios públicos e outras construções, bem como na forma de paisagismo nas cidades, entre ou ao redor de avenidas. Porém, para o bom crescimento da palmeira imperial mudas boas e saudáveis são muito importantes.

Quando se adquire a palmeira imperial mudas já chegam prontas para o plantio, que deve ser feito em covas de pelo menos 30 cm de largura e profundidade. Essa planta gosta de ambientes mais quentes e com clima tropical e resiste bem aos ventos, desde que não sejam muito fortes.

Agora que você já conhece mais sobre a palmeira imperial características e aplicações, basta comprar as mudas e plantá-las. O Sítio da Mata é um viveiro especializado e, para quem gosta de palmeira imperial mudas são comercializadas com alta qualidade, entrega rápida e ótimos preços.

11 Comentários

  1. Helena disse:

    Boa tarde.
    Qual é o valor da palmeira Imperial? E o tamanho que chegará em minha residência?
    Qual e o prazo de entrega?

  2. Josoel Schmidt Machado disse:

    Gostaria de ver o q mais vc.tem p plantio em sitio

  3. werni wilson ziemann disse:

    Muito esclarecedora a matéria,até porque estou,a plantar em minha chácara,na base de cem pés !!!

  4. Alex disse:

    Bom dia.
    Tenho 2 palmeiras imperiais em casa. Estão lindas, mas cresceram muito mais rápido do que gostaríamos (estão já com cerca de 6 metros de caule) e creio que será melhor retirá-las e trocar por outra palmeira menor. Esse tipo de operação é muito difícil? Será que perderemos as palmeiras na retirada?

  5. Ronaldo disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber qual a área (diâmetro) e profundidade que as raízes de uma plameira imperial com 10m de altura pode alcançar. Muito obirgado.

  6. Renato disse:

    Na Verdade uma curiosidade….
    Qual o alcance da raiz da palmeira?
    tenho encontrado informações desencontradas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *