Plantas e Flores De Outono: Saiba Como Cultivar

Plantas e Flores De Outono: Saiba Como Cultivar
Plantas e Flores De Outono: Saiba Como Cultivar
3.3 (66.67%) 3 votes

Plantas e Flores De Outono: Saiba Como Cultivar

O outono é uma estação transitória que no hemisfério sul acontece ao mesmo tempo que a primavera no hemisfério norte, entre os dias 20 e 21 de março com término de 20 ou 21 de junho. Graças a riqueza de cores das plantas e flores de outono, a estação é a favorita de muitas pessoas e um grande atrativo turístico.

Neste artigo falaremos sobre como cultivar as espécies mais conhecidas da estação em que as folhas e flores começam a se preparar para receber os dias mais frios e que costuma ser uma época de transição, misturando características tanto do verão, quanto do inverno.

Características e Curiosidades Do Outono

O período de início do outono e da primavera é também chamado de equinócio, pois é o único momento do ano em que a noite e o dia nos hemisférios têm exatamente a mesma duração. Além disso, durante o outono, na porção norte do planeta é quando acontece um dos fenômenos mais lindos da terra, a aurora boreal, que se dá por causa do aumento nas tempestades geotérmicas.

Durante o período, as lavouras e cultivares estão prontos para colheita, por esse motivo, a palavra em latim, ‘autumnus’ significa “amadurecer”, uma referência a época do ano destinada aos apanhamentos.

Outro ponto interessante sobre as plantas e flores de outono é que nessa época do ano há menos luz solar, visto que os dias são mais curtos, como consequência a capacidade de fotossíntese das árvores é reduzida, resultando na queda e perda da coloração verde característica das folhas.

As árvores cujas folhas caem durante o outono são chamadas de caducifólias, uma estratégia para evitar a perda de líquidos nas raízes e caules durante o inverno. Isso ocorre, pois, ao reduzir o tempo de fotossíntese, as plantas não são capazes de produzir a quantidade ideal de clorofila, dando espaço para substâncias como a flavonoides, carotenos e antocianinas, responsáveis pelas variações de tons das cores amarela, laranja e vermelha.

Quais As Principais Plantas e Flores De Outono e Como Cultivá-las

As plantas e flores de outono podem passar por um período “difícil”, pois saem de uma estação de chuvas abundantes e muita luz solar, para o oposto em poucos dias. Porém, sendo o Brasil um país de extensão continental, as características dessa estação próximo da linha do equador podem ser bem diferentes das regiões mais afastadas, como o sul e sudeste do país.

Nessas áreas, o outono pode ser o momento para dar um “descanso” ao jardim, trabalhar na limpeza e adubação do solo para que as flores possam ressurgir com toda sua beleza no final do inverno.

Veja a seguir quais são as plantas com crescimento propício no outono:

  • Margaridas – A margarida é uma planta sensível aos raios solares. Durante o calor intenso do verão, as pétalas e folhas da flor podem queimar e por esse motivo o momento ideal do plantio é durante o outono.
    São flores fáceis de cultivar, tanto em casa em pequenos vasos, como em jardins. Com exceção dos solos extremamente úmidos, as margaridas podem ser cultivadas em qualquer tipo de substrato e o tempo para germinar pode ser de 7 a 21 dias. A adubação com compostos orgânicos deve ser feita periodicamente e a rega deve ocorrer sempre que a camada superficial da terra estiver seca;
  • Lírio Branco – O lírio branco deve ser plantado durante o outono pois é muito sensível à baixas temperaturas e a raios solares fortes. Durante o cultivo, a planta precisa ser regada regularmente, mas a água não deve atingir as flores, além disso, a adubação deve ser feita com composto orgânico e areia. Durante os dias mais quentes é possível borrifar água sobre toda a planta;
  • Gérbera – Essa planta da mesma família dos girassóis e com ar de planta campestre possui uma combinação enorme de cores, sendo uma linda flor de outono para ser cultivada em ambientes internos e externos.
    O solo da gérbera deve estar sempre úmido e o substrato deve ser feito com composto orgânico e areia. É uma planta característica do outono pois prefere climas temperados e devem ser mantidas a meia sombra;
  • Astromélia – A astromélia pode alcançar até 25 cm de altura e deve ser cultivada de maneira individual. É uma planta que adora os raios solares, porém as pétalas e flores podem se queimar em altas temperaturas, por isso, deve ser mantida a meia sombra, mas com o solo sempre bem úmido e com composto orgânico.
  • Calêndula – Apesar de parecida com a margarida, a calêndula é da família das Asteraceae e possui mais pétalas e uma coloração bem característica. Para o cultivo em vasos ou jardins misture um pouco de terra comum de jardim com terra vegetal e composto orgânico. A rega precisa ser regular, dia sim e dia não, para mantê-la úmida. Durante os meses mais quentes a rega deve ser feita diariamente.

Para mais dicas sobre o cuidado de plantas e flores de outono ou das demais estações do ano continue acompanhando o blog do Sítio da Mata e para adquirir qualquer uma das espécies, acesse nosso site e entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *