Plantas Para Muro Verde: Espécies Adequadas e Dicas

plantas para muro verde
Plantas Para Muro Verde: Espécies Adequadas e Dicas
Classificar este post

plantas para muro verde

É indiscutível que os muros verdes melhoram a qualidade do ar e até reduzem os custos de energia, ao mesmo tempo em que são agradáveis e têm benefícios positivos para a saúde mental e a criatividade. Mas quais são as melhores plantas para muro verde a serem escolhidas quando se decide realizar seu projeto paisagístico?

Em geral, as plantas mais adequadas para as paredes verdes são as trepadeiras, que podem ser sempre verdes ou decíduas.

As trepadeiras decíduas são ideais para apreciar a visão das novas folhas na primavera e a queda gradual das folhas no outono. Se, no entanto, o trepador está sendo usado para triagem, ou para esconder uma parede pouco atraente, então as sempre-verdes são a resposta.

Com um pouco de reflexão, é possível encontrar sempre-verdes que tenham folhagem colorida. Muitas das heras (hedera) têm folhas marcadas com prata, branco ou ouro. A hedera helix, por exemplo, que tem folhas de um verde vibrante particularmente atraente com centros dourados.

Plantas Para Muro Verde

Listamos as plantas para muro verde mais populares para você decorar sua parede com muito mais estilo e beleza. Conheça!

1- Jiboia
Uma das melhores plantas de casa para áreas de pouca luz. A jiboia é uma planta trepadeira muito fácil de se cuidar e uma das plantas domésticas que purificam o ar interno. As variedades Pothos são os planos mais adequados e de fácil manutenção como plantas para muro verde.

2. Planta-batom
Uma das melhores plantas para muro verde, é uma videira epifítica sempre-verde, com caules estreitos e arqueados originários de galhos de árvores. Tem flores longas, vermelhas e tubulares em cachos terminais densos.

Suas folhas são verdes escuras, elípticas, carnudas e lisas. É uma espécie florida e atraente, aceita circunstâncias de baixa luminosidade com belas flores vermelhas. A planta-batom é adequada para um jardim vertical devido a seu crescimento para baixo e para cima ao mesmo tempo.

3. Samambaia Americana
As samambaias estão relacionadas às selvas tropicais e vivem em condições mais úmidas. Algumas das verdades da samambaia é que algumas podem viver em luz baixa e outras na luz média a brilhante. A samambaia é uma das plantas domésticas purificadoras do ar.

4. Samambaia Renda Portuguesa
Esta samambaia é realmente compatível com seu nome porque tem suas folhas que parecem um tecido de renda. Esta planta não requer muita umidade e luz. Bom para áreas com pouca luz.

5. Pteris Fern
Outra espécie de samambaia ideal como planta para muro verde. Esta bela samambaia gosta de condições úmidas. Pteris em grego significa “pluma”, que mostra que está samambaia é suave e sensível como uma pluma. A samambaia Pteris é adequada na parte inferior para um jardim vertical onde se encontra a maior parte da água.

6. Jasmim de Madagascar
Uma espécie muito bonita com flores brancas tolerante a condições úmidas e secas. Cresce muito rapidamente.

7. Dracena
As espécies dracena também são plantas muito utilizadas em casas e escritórios devido à baixa manutenção e qualidade purificadora do ar. As folhas em forma de listras são frequentemente bicolores, brancas variegadas e verdes escuras. As espécies de Dracena são muito adequadas como plantas para muro verde devido a sua necessidade de baixa luz, menos água e baixa necessidade de manutenção.

8. Cróton
A espécie cróton é uma planta muito bonita com folhas de várias cores. Esta planta tem folhas mais coloridas em luz brilhante. Com pouca luz, as folhas novas serão menores e menos pigmentadas. O cróton pode viver em condições mais secas e não requer muita manutenção.

9. Imbé (Philodendron)

Philodendron é uma planta caseira popular e extremamente fácil de cultivar. É por isso que a maioria dos muros verdes têm espécies de Philodendron apenas por causa da facilidade de manutenção, baixa necessidade de luz, menor necessidade de água e rápido crescimento, além da beleza ornamental.

10. Ipomeia Rubra
Muito bonita, a ipomeia rubra é uma excelente opção como plantas para muro verde. As folhas são compostas de três a cinco folhas em forma de lança verde escura brilhante fundidas na base, formando uma forma de estrela de tamanho variável, sua largura varia de 5 a 20 cm. Elas permanecem na planta durante a maior parte do ano, mas com alguma queda de folhas ocorrendo em áreas com uma estação seca pronunciada.

As flores são grandes em forma de trombeta, rosa escuro ou vermelho e florescem ao máximo no inverno, com florações mais claras em outras épocas do ano.

Gostou das dicas de espécie de plantas para muro verde? Então não espere mais para colocar seu projeto paisagístico em prática e tenho um ambiente mais saudável e bonito na sua casa.

No site do Sítio da Mata você pode encontrar muitas espécies de plantas para montar seu muro verde bem bonito e muito colorido. Entre em contato com os especialistas e saiba como adquirir as suas. Aproveite para saber como criar uma cerca viva rápido e fácil.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *