Pomar em Vaso
Pomar em vaso
Classificar este post

Pomar em Vaso

O pomar é um espaço destinado ao cultivo de árvores frutíferas que, além de nos proporcionar deliciosas frutas, ainda embelezam a paisagem e nos proporcionam um agradável aroma que atraem muitos insetos polinizadores.

Mas quando pensamos em pomar, logo vem à nossa cabeça grandes espaços para um cultivo saudável e em larga escala.

Mas se você não possui todo esse espaço, mas gostaria muito de ter uma árvore frutífera, não fique triste. É possível cultivar pomar em vaso!

Portanto, se você tem esse desejo, pode começar a sonhar. Você pode ter um pomar em vaso, em pequenos espaços, em sua casa ou na varanda de seu apartamento.

Com algumas dicas e muito amor, continue a leitura para saber como cultivar pomar em vaso.

COMO CULTIVAR POMAR EM VASO

Para o cultivo de pomar em vaso, precisamos ter alguns cuidados extras:

ESCOLHA DA FRUTÍFERA: prefira as frutíferas nativas da região, para que a espécie não sofra com os impactos das mudanças climáticas;

ESCOLHA DO VASO: escolha o vaso de acordo com a espécie que vai ser cultivada, levando em consideração o seu crescimento ao longo do tempo; no mínimo os vasos devem ser de 20 litros e com furo para drenagem;

SOLO: a terra deve estar solta, acompanhada de material orgânico e adubada periodicamente de acordo com cada espécie. Para garantir uma boa drenagem, acrescente pedras, cascalhos ou seixos ao fundo do vaso;

REGA: os cuidados com a regas do pomar em vaso devem ser mais intensos que as regas realizadas quando as frutíferas estão cultivadas no solo. Sempre, porém, cuidando para que não haja o encharcamento e comprometa a saúde das raízes;

LUZ: a luminosidade é imprescindível para o bom desenvolvimento do seu pomar em vaso;

PODAS: para que a espécie não fique muito grande no vaso, é necessário controlar o crescimento dos galhos através das podas.

Agora que você já viu as principais dicas de como cultivar um pomar em vaso, que tal conhecer as principais espécies:

FRUTAS PARA POMAR EM VASO

  • Acerola
  • Amora
  • Goiaba
  • Jabuticaba
  • Lichia
  • Limão siciliano
  • Maçã
  • Morango
  • Pitanga
  • Romã

Escolher a espécie adequada, manter os cuidados principais, as condições ideais para o cultivo e um pouco de carinho, você pode cultivar sua frutífera preferida em casa.

Mas lembre-se, é necessário ter paciência para começar a colher os frutos! O ciclo de desenvolvimento de uma fruta é longo, principalmente quando você tem pomar em vaso.

Se optar por cultivar mais de uma espécie, disponha o pomar em vaso com uma distância mínima de 2 metros. Com isso, o ar circula melhor e os cuidados com a manutenção ficam mais fáceis, além de proporcionar um visual mais bonito.

Os modelos de vasos variam entre cerâmica, cimento e plástico. Independente da sua preferência, não esqueça do tamanho necessário e da drenagem obrigatória para esse cultivo. O tamanho do vaso é sempre o dobro do tamanho do torrão da planta, no mínimo.

E venha para o Sítio da Mata.

Tudo o que você precisa para começar a cultivar seu pomar em vaso você encontra aqui.

Acesse nosso site e encontre plantas, produtos, dicas, ferramentas e muito mais.

Vem, estamos esperando por você: www.sitiodamata.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *