O pomar é um espaço destinado ao cultivo de árvores frutíferas que, além de nos proporcionar deliciosas frutas, ainda embelezam a paisagem e nos proporcionam um agradável aroma que atraem muitos insetos polinizadores.
Mas quando pensamos em pomar, logo vem à nossa cabeça grandes espaços para um cultivo saudável e em larga escala.
Mas se você não possui todo esse espaço, mas gostaria muito de ter uma árvore frutífera, não fique triste. É possível cultivar pomar em vaso!
Portanto, se você tem esse desejo, pode começar a sonhar. Você pode ter um pomar em vaso, em pequenos espaços, em sua casa ou na varanda de seu apartamento.
Com algumas dicas e muito amor, continue a leitura para saber como cultivar pomar em vaso.
COMO CULTIVAR POMAR EM VASO
Para o cultivo de pomar em vaso, precisamos ter alguns cuidados extras:
ESCOLHA DA FRUTÍFERA: prefira as frutíferas nativas da região, para que a espécie não sofra com os impactos das mudanças climáticas;
ESCOLHA DO VASO: escolha o vaso de acordo com a espécie que vai ser cultivada, levando em consideração o seu crescimento ao longo do tempo; no mínimo os vasos devem ser de 20 litros e com furo para drenagem;
SOLO: a terra deve estar solta, acompanhada de material orgânico e adubada periodicamente de acordo com cada espécie. Para garantir uma boa drenagem, acrescente pedras, cascalhos ou seixos ao fundo do vaso;
REGA: os cuidados com a regas do pomar em vaso devem ser mais intensos que as regas realizadas quando as frutíferas estão cultivadas no solo. Sempre, porém, cuidando para que não haja o encharcamento e comprometa a saúde das raízes;
LUZ: a luminosidade é imprescindível para o bom desenvolvimento do seu pomar em vaso;
PODAS: para que a espécie não fique muito grande no vaso, é necessário controlar o crescimento dos galhos através das podas.
Agora que você já viu as principais dicas de como cultivar um pomar em vaso, que tal conhecer as principais espécies:
FRUTAS PARA POMAR EM VASO
- Acerola
- Amora
- Goiaba
- Jabuticaba
- Lichia
- Limão siciliano
- Maçã
- Morango
- Pitanga
- Romã
Escolher a espécie adequada, manter os cuidados principais, as condições ideais para o cultivo e um pouco de carinho, você pode cultivar sua frutífera preferida em casa.
Mas lembre-se, é necessário ter paciência para começar a colher os frutos! O ciclo de desenvolvimento de uma fruta é longo, principalmente quando você tem pomar em vaso.
Se optar por cultivar mais de uma espécie, disponha o pomar em vaso com uma distância mínima de 2 metros. Com isso, o ar circula melhor e os cuidados com a manutenção ficam mais fáceis, além de proporcionar um visual mais bonito.
Os modelos de vasos variam entre cerâmica, cimento e plástico. Independente da sua preferência, não esqueça do tamanho necessário e da drenagem obrigatória para esse cultivo. O tamanho do vaso é sempre o dobro do tamanho do torrão da planta, no mínimo.
E venha para o Sítio da Mata.
Tudo o que você precisa para começar a cultivar seu pomar em vaso você encontra aqui.
Acesse nosso site e encontre plantas, produtos, dicas, ferramentas e muito mais.
Vem, estamos esperando por você: www.sitiodamata.com.br.