X

Principais Plantas de Forração Para Jardim

Principais Plantas de Forração Para Jardim
3.8 (76%) 5 votes

Elas dão texturas, dimensões e diferentes cores ao ambiente, além de auxiliar no controle da umidade
Quem não se encanta com imagens de revistas daqueles jardins deslumbrantes que formam o cenário perfeito para a contemplação do nascer do sol ou sentar-se e meditar?

Preparamos esse texto para você ver que é possível ter um cantinho desses para chamar de seu e que isso não é privilégio de cenários fotográficos. Para ter um jardim de arrancar suspiros, basta escolher as plantas certas e criar uma estrutura harmoniosa.

Uma das grandes dúvidas de quem quer criar um espaço verde está relacionada às plantas para forração de jardim. Saiba mais sobre algumas espécies.

O Que é e Qual é a Importância das Plantas Para Forração de Jardim

Como o próprio nome sugere, esses tipos de planta servem para forrar os espaços do jardim. Geralmente, são espécies pequenas que podem crescer nas direções vertical ou horizontal.

Sua utilização, além de levar os aspectos de beleza em consideração, possui uma vertente mais técnica que ajuda a preencher espaços e fazer um acabamento perfeito. Por isso, servem para cobrir desde pequenos espaços, como vasos e canteiros ou grandes jardins.

A grama, espécie mais conhecida, é um exemplo de planta de forração. Seus vários tipos, como esmeralda, batatais, grama preta, amendoim rasteiro e bermuda, além de proteger o solo e drenar a água, deixam o espaço mais delicado.

Além dela, existem muitas outras espécies de plantas para forração de jardim:

  • Jiboia – Com folhas brilhantes em formato de coração, seu crescimento é rápido e ocupa grandes áreas em curto espaço de tempo. De origem tropical, pode ser ao sol. Multiplica-se com facilidade por meio de estacas.
    Muito usada para forração vertical, ela é eficaz na remoção de poluentes, tais como formaldeído, xileno, e benzeno. No entanto, é tóxica para animais domésticos porque contém oxalato de cálcio insolúvel.
  • Hera-japonesa – Muito semelhante às folhas de parreira, possui folhagens simples, brilhantes e com margens serrilhadas. Essa planta produz encantamento por ser capaz de apresentar diferentes tonalidades dependendo da estação do ano.
    Na primavera, os tons são avermelhados e se transformam verdes quando atingem à maturidade. No outono, adquire tons dourados e acobreados. Suas flores são verdes e discretas e os frutos são parecidos com pequenas uvas arroxeadas.
    No jardim, ela pode ser usada para a forra de muros, paredes, cercas e troncos de árvores. Além disso, é uma ótima alternativa para refrescar as casas no verão. Sua altura pode atingir por volta de 30 metros.
  • Verbena – Planta de flores miúdas que se arranjam formando um pequeno buquê. A delicadeza da ramagem dá ao ambiente um aspecto campestre e romântico. Pode ser encontrada em diferentes cores, como azul, rosa, vermelho e branco.
    Por ser predominante de clima subtropical e tropical, se adapta a lugares com sol e pode chegar a 30 cm de altura. As flores nascem na primavera e no verão.
  • Hera-Roxa – Com folhas ovais e nervuras bem marcadas, possui ramificação na ramagem. As partes superiores apresentam degradês de cinza esverdeado, vermelho ou roxo, completados por um reflexo metálico. A altura não passa de 30 cm.

Devido ao contraste que proporciona, essa espécie se destaca no grupo de plantas para forração de jardim. Se adapta facilmente às condições de meia sombra ou sol pleno. As flores brancas, e em formato de espiga surgem na primavera e no verão.

O Sítio da Mata oferece as melhores soluções paisagísticas para seu jardim. Com equipe especializada e espécies de plantas cultivadas em condições de alta qualidade, valorizamos cada etapa do processo de escolha de belezas vivas para seu ambiente.