Saiba Como Cuidar de Orquídeas com Excelência

Saiba Como Cuidar de Orquídeas com Excelência
Saiba Como Cuidar de Orquídeas com Excelência
4.2 (84.44%) 9 votes

Saiba Como Cuidar de Orquídeas com Excelência

As orquídeas possuem características próprias para seu cultivo, assim como ocorre com todas as espécies de plantas e flores. Se você tem essa flor ou está interessado em adquiri-la, é importante saber exatamente como cuidar de orquídeas, pois qualquer procedimento que for realizado sem que se tenha certeza pode prejudicar seu crescimento ou até mesmo matar a planta.

Existem muitos fatores que devem ser levados em conta quando se trata de como cuidar de orquídeas, como a temperatura ideal para seu cultivo, a periodicidade da regagem, se devem ou não ser utilizados fertilizantes e de quanto em quanto tempo, entre outros. Portanto, conheça como deve ser feito o cultivo de orquídeas e garanta que suas flores cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível!

Passo a Passo: Como Cuidar de Orquídeas

Compra das Orquídeas

As flores devem ser compradas de um viveiro responsável e confiável, que assegure que seu plantio foi feito de acordo com todos os cuidados necessários, desde a poda das flores antigas até o plantio em um novo espaço. Portanto, não se baseie apenas no preço que a planta é vendida ou na distância da loja, pois isso pode trazer problemas e descontentamentos futuros.

Regagem das Orquídeas

A orquídea é uma espécie tropical, mas isso não implica no fato de que ela deve ser regada com muita frequência. Isso não é saudável e, pior ainda, pode matar a planta, portanto tome muito cuidado com isso!

Geralmente, o intervalo mínimo para essa regagem é de 5 dias, enquanto o intervalo máximo é de 12 dias. Porém, isso pode variar de acordo com a estação do ano (que modifica a umidade e a temperatura) e também com o tipo de orquídea. Para não fazer nada que não seja recomendável, sempre se informe no ato da aquisição da planta em relação a quanto ela deve ser regada.

Vale lembrar também: a regagem deve ser feita apenas na raiz, e não na flor ou nas folhas. Se estas forem molhadas, remova o excesso de água cautelosamente com o auxílio de um lencinho de papel ou algum tecido, pois caso contrário a saúde da folha ficará prejudicada.

Fertilização das Orquídeas

Aqui vão algumas dicas para a fertilização:

  • O fertilizante utilizado deve ser desenvolvido especificamente para orquídeas. Pense nessa substância como uma ração para animais: cada um deles se alimenta de algo diferente, e dar ração de gato para um cachorro não vai trazer os melhores resultados.
  • Geralmente, as informações sobre o uso do fertilizante se encontram no rótulo, portanto siga-as conforme estão dispostas. Porém, na maior parte das vezes, o fertilizante deve ser utilizado uma vez por mês.
  • Preste bastante atenção no intervalo entre as aplicações. Durante o cultivo de orquídeas, se for utilizado pouco fertilizante a flor pode não se desenvolver adequadamente, ao passo que seu uso em demasia pode queimar as raízes. Tanto o uso a mais quanto a menos irá prejudicar o florescimento.

Luminosidade das Orquídeas

Aqui está um ponto muito importante para o cultivo de orquídeas, bem como de todos os tipos de flores e plantas: a luminosidade. Orquídeas gostam muito de sol, portanto devem ficar expostas à sua luz, mas não com muita intensidade, pois caso contrário ela pode ser queimada.

O melhor lugar para que elas fiquem é em uma janela em que bata sol diretamente. Se a intensidade do calor for muito alta, é recomendável utilizar uma cortina para conter parte desse calor ou então levar a planta para um lugar um pouco menos quente.

Se você mora em um apartamento ou em um lugar que não bate muito sol, não tem problema! Nesse caso, pode ser utilizada uma lâmpada fluorescente a pouco mais de meio metro da planta, por pelo menos 12 horas por dia. Assim, ela terá toda a luminosidade necessária para seu perfeito desenvolvimento.

Durante a noite, é importante que ela fique submetida a uma temperatura mais baixa, aproximadamente 10 graus a menos, pois isso a ajudará a florescer no tempo certo.

Comece Agora Mesmo o Cultivo de Orquídeas!

Muitas pessoas que não sabem como deve ser feito o cultivo de orquídeas acreditam que se trata de uma tarefa muito árdua, complicada e demorada, mas as dicas expostas deixam claro que não é nada impossível. Basta ter um pouco de paciência e seguir aos cuidados que foram citados que ela se tornará em uma linda flor.

Agora que você já aprendeu como cuidar de orquídeas, confira as espécies que são comercializadas pelo Sítio da Mata, um viveiro com mais de 18 anos de experiência no mercado! As duas espécies oferecidas pelo Sítio da Mata são a orquídea bambu (Arundina Bambusifolia) e a orquídea chuva de ouro (Oncidium Sp). Compre agora mesmo e receba as mudas na sua casa com agilidade e total segurança!

2 Comentários

  1. Ariane Sousa disse:

    Adorei essas dicas. Parabéns.

  2. rosali disse:

    Obrigada pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *