Saiba Tudo Sobre a Araucária Gigante

Saiba Tudo Sobre a Araucária Gigante
Saiba Tudo Sobre a Araucária Gigante
5 (100%) 2 votes

Saiba Tudo Sobre a Araucária Gigante

A araucária gigante que leva o nome científico de araucária angustifolia é uma árvore que pode ser encontrada em diferentes locais do território brasileiro, apresentando um tamanho extremamente elevado, que pode chegar a até 35 metros de altura, o que torna recomendado o seu plantio em áreas onde há um grande espaço disponível.

Além de sua altura, as folhas da araucária gigante também são outra característica marcante na árvore, pois crescem em abundância e possuem um formato distinto, com uma coloração verde-escura e podem criar sementes facilmente, o que pode se traduzir na cobertura de uma área extensa dentro de um curto período com os cuidados adequados.

Como Posso Adquirir uma Araucária Gigante?

Há uma série de problemas envolvidos no transporte de árvores que já tiveram grande parte do desenvolvimento, o que torna a comercialização de mudas a melhor opção, pois o seu transporte e comercialização é consideravelmente mais fácil, e o proprietário pode utilizar técnicas específicas para a sua região e assim obter melhores resultados.

Por ser uma árvore robusta, a araucária não necessita de cuidados constantes, sendo apenas necessário contar com um solo rico em nutrientes e matérias orgânicas para que a muda seja capaz de absorver um grande volume de nutrientes durante as primeiras etapas de seu desenvolvimentos e acelerar este processo.

Quanto Custa uma Araucária Gigante?

Os custos de aquisição de uma muda geralmente são baixos, isto possibilita que os proprietários adquirem grandes quantidades das plantas para cobrir uma determinada área sem que seja necessário efetuar grandes investimentos na compra tampouco aguardar longos períodos para a entrega destas mudas.

Após a encomenda das mudas através de um fornecedor especializado como a Sítio da Mata é possível adquirir plantas com excelente capacidade de crescimento e cuidados especiais durante o transporte, isto garante que os clientes possam usufruir de todos os benefícios proporcionados pela planta já no curto-prazo.

É importante ter em mente que o cultivo das mudas deve ser feito de acordo com uma série de regras e recomendações dos órgãos reguladores, para garantir que o cultivo destas plantas em larga escala não irá causar impactos negativos no meio ambiente, tanto para a fauna quanto para a flora.

Principais Benefícios de se Adquirir uma Araucária Gigante

  • Paisagismo – Estas árvores podem ser utilizadas em áreas abertas para tornar o local mais agradável para visitantes, a sua grande altura auxilia a limitar a ação dos raios solares bem como diminuir a intensidade dos ventos na área, o que garante um clima mais ameno e agradável para visitantes de todas as idades. Parques e reservas naturais são algumas das áreas que mais se beneficiam do plantio deste tipo de árvore, porém deve-se ter em mente que ela não pode ser alocada próxima de fios e cabos elétricos pois isso pode causar graves problemas nos serviços da região.
  • Alimentação – Os cones que crescem na árvore armazenam centenas de pequenas sementes que podem ser consumidas por humanos e animais sem representar qualquer tipo de risco à sua saúde, sendo uma alternativa saudável e saborosa. Estas sementes podem servir para diversos propósitos, sendo comum a comercialização para a alimentação de animais domésticos bem como aves, o que pode representar um rendimento massivo para proprietários de áreas onde há uma grande quantidade de araucárias desta espécie.
  • Construção Civil – A madeira da araucária é usada em larga escala na construção civil, pois é extremamente robusta e resistente à condições adversas de clima, o que possibilita seu uso em diferentes regiões para a construção de casas, galpões e celeiros. Outra excelente aplicação da madeira desta árvore é na fabricação de móveis e outros objetos de uso doméstico, havendo uma demanda crescente por itens de alta qualidade produzida de modo sustentável através do plantio comprovado de novas árvores a medida que os recursos naturais são utilizados.
  • Proteção – Por fim, a araucária gigante pode ser utilizada para a proteção de áreas contra deslizamentos e erosões nas áreas ribeirinhas, pois as suas profundas raízes e tronco robustos são capazes de diminuir a força da terra e suportar condições extremas. É importante consultar um profissional especializado ao adquirir árvores para áreas de risco ou evitar a erosão em rios, pois há uma série de fatores que devem ser analisados antes da escolha de uma espécie para este fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *