Saiba Tudo Sobre a Árvore Oiti

Saiba Tudo Sobre a Árvore Oiti
Saiba Tudo Sobre a Árvore Oiti
3.7 (74%) 20 votes

Saiba Tudo Sobre a Árvore Oiti

Grandiosa, frondosa e perfeita para ser plantada em qualquer lugar do Brasil. Hoje vamos te mostrar tudo sobre a árvore oiti (Licania tomentosa), uma planta nativa do Brasil e que está ganhando espaço cada dia mais.

Você já pode ter conhecido essa planta com o nome de oiti da praia, guaili, oiti cagão, oiti mirim ou oitizeiro. A planta oiti é muito popular no Piauí, ao norte do Espírito Santo e no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, e agora você conhecerá tudo sobre a árvore oiti.

Pode atingir até 15 metros de altura, mas seu tronco não é tão grosso, medindo entre 30 cm e 50 cm. A folhagem densa é outro diferencial que faz com que a Licania tomentosa se torne única e forme uma paisagem maravilhosa.

Tudo Sobre a Árvore Oiti: Encanto em Cada Detalhe




As folhas são lindas justamente por serem alongadas e verdes. Ao longo do seu desenvolvimento, a cor dessas folhas vai mudando de acordo com a idade, pois quanto mais nova for, mais clara será.

Além disso, as flores são pequenas e brancas, dando mais charme à árvore oiti. Essa abundância de folhas e flores contribui para atrair a fauna, como pássaros e insetos que dão vida ao local. Os frutos, quando atingem a fase madura, apresentam coloração amarela e se formam em grande quantidade.

O formato do fruto é oval, com uma polpa fina. São comestíveis e suas amêndoas são ricas em óleo. Essa substância é rica em iodo, sendo usada como anticorrosivo, impedindo a formação de crostas. É usado na produção de borrachas, lonas de freios, tintas e vernizes.

Geralmente, a fase de frutificação da planta oiti acontece de janeiro a março. Já as flores surgem de junho a agosto. Mas isso não é tudo sobre a árvore oiti. Os cuidados devem ser feitos desde o começo através das mudas de oiti.

Você deve abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda. E junto devem ser colocados 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca misturado ao solo.

Caso você não tenha adubo orgânico, tem outra alternativa para você usar no cultivo da muda de oiti. Basta acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. Ah, mas esse procedimento deve ser feito 3 dias antes do plantio da muda, ok?

Adquira as Melhores Mudas de Oiti no Sítio da Mata




Agora que você viu como é fácil cultivar Licania tomentosa, vai descobrir a vantagem de comprar a muda no Sítio da Mata. Antes de tudo, tem a garantia de segurança e comodidade. Você pode comprar no conforto da sua casa através do nosso site e receber na em qualquer lugar do Brasil.

Toda planta é entregue de forma rápida e segura para que você possa começar a criar o seu projeto paisagístico. As informações usadas no momento da compra são criptografadas, impedindo fraudes ou qualquer problema com os seus dados.

Saiba tudo sobre a árvore oiti e todas as outras espécies de plantas aqui no nosso blog, e acompanhe o nosso Facebook para ver mais novidades e muito mais sobre as plantas e projetos paisagísticos.




6 Comentários

  1. Geraldo disse:

    Boa tarde. Houvi dizer que existem tipos de oiti, a de folhagem que não dão frutos e outras que dão frutos. Isso é verdade? Grato e aguardo breve resposta. Felicidades a todos nós.

  2. Geraldo disse:

    Boa noite. Houvi falar que existem oiti folhagem que não dão frutos e outras qualidades que dão. Isso é verdade? Grato e aguardo breve resposta. Felicidades a todos nós.

  3. Abel Furtado disse:

    Qual tipo de viamina oferece ao ser humano?

  4. jose renato Guimaraes disse:

    Gostaria de podar meu oiti com 5m de altura. algum problema coma vida útil da arvore?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *