Terapia em Casa: Veja os Benefícios da Jardinagem

Benefícios da Jardinagem
Terapia em Casa: Veja os Benefícios da Jardinagem
4.2 (83.33%) 6 votes

Benefícios da Jardinagem
A busca por atividades que aliviam o stress e acalmam o corpo e a mente são necessárias para manter uma boa saúde. Muitos estudos comprovam os benefícios terapêuticos da jardinagem. A ato de entrar em contato com a terra, a água e as plantas trazem inúmeros benefícios emocionais e físicos. Muitas pessoas executam a jardinagem como profissão, outras pessoas como hobby, e outras como uma espécie de terapia para aproveitar os benefícios que o cuidado com as plantas trazem. Alguns deles são:

  • redução do estresse
  • ajuda a controlar a ansiedade
  • contribui para o controle da glicemia
  • ajuda a prevenir doenças cardíacas
  • a atividade ajuda a queimar calorias
  • sensação de bem-estar
  • desenvolve (desenvolvimento da) responsabilidade e disciplina
  • produz um ambiente saudável e de paz
  • valoriza o meio ambiente

Todos esses benefícios são comprovados e podem ser notados em um curto espaço de tempo. Ao lidar com a terra, o corpo libera hormônios como a ocitocina, serotonina e a endorfina, que são neurotransmissores capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar, eles são responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

Com esses hormônios em alta, o funcionamento do coração fica mais saudável, o que significa que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes, obesidade e outras doenças associadas ao estilo de vida. O cuidado com as plantas reforça a importância de a pessoa tomar conta de si e se cuidar para que seja saudável, melhorando a autoestima.

A jardinagem ativa diversas partes do seu cérebro, principalmente aquelas que são responsáveis pelo aprendizado, atenção sensorial e resolução de problemas. Por isso, muitas escolas infantis adotam a horta como atividade fundamental para as crianças. Nos adultos, alguns estudos indicam que uso desse método em pacientes auxiliou na diminuição da dor física, do estresse, reduziu o número de quedas e melhorou a qualidade da atenção.

Outro ponto muito importante é para aquelas pessoas que sofrem com a ansiedade. As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade uma vez que o ambiente fica mais arejado, com um cheiro agradável, atraindo borboletas e algumas espécies de pássaros, o que é muito importante pois diferentes organizações do mundo vêm utilizando a observação de aves como forma de combater o estresse, que ajuda a desencadear a ansiedade. Esse déficit de natureza, como é conhecido pelos pesquisadores, causado pelo desmatamento e a falta de projetos paisagísticos das grandes cidades, contribuem com o aparecimento destas doenças. Um ambiente mais limpo e arejado melhora a qualidade do ar, ajuda a ter um sono tranquilo e, consequentemente, melhora a irritabilidade.

Se você deseja adquirir todos esses benefícios da jardinagem, que tal começar agora fazendo um pequeno canteiro no seu quintal ou na varanda? Não importa o espaço, é sempre possível ter um jardim em casa.
No site do Sítio da Mata você vai encontrar diversas espécies de plantas e flores para montar o seu tão sonhado jardim, assim como a diferença entre paisagismo e jardinagem. Não espere mais para começar seu novo projeto de vida e desfrute dos benefícios da jardinagem em sua vida e de sua família. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *