X

Tipos de Bambu Para Construção

Tipos de Bambu Para Construção
3.9 (77.78%) 9 votes

Há séculos, diferentes tipos de bambu para construção têm sido usados pelas culturas orientais para diferentes áreas do dia a dia, desde o artesanato de utensílios usuais domésticos, até a fabricação de móveis e claro, a construção de pequenas edificações.

As espécies mais adequadas são aquelas que alcançam envergadura superior a 20 metros de altura, pois normalmente são as espécies cujo os colmos apresentam as condições ideais para a construção. Neste artigo, falaremos dos tipos de bambus mais utilizados na construção civil atualmente, além da forma de tratamento da madeira e principais aplicações com outros materiais.

A Importância Dos Bambus Para o Planeta

Segundo o INBAR (International Network for Bamboo and Rattan), o mercado mundial do bambu movimenta cerca de US$ 14 bilhões todos os anos. Sendo que desses, a China é responsável por 50% dessa movimentação (US$ 7 bilhões).

A construção civil é o segmento que mais esgota os recursos naturais e de energia utilizada pela sociedade em nosso planeta, sendo responsável por 40% dessa fatia. Além disso, produz 25% de todos os resíduos sólidos e emite aproximadamente 1/3 de todos os gases que causam o efeito estufa. Para se ter uma ideia, por cada tonelada de cimento fabricado, 650 kg de CO2 é lançado na atmosfera.

Por esse motivo, a importância do bambu fica ainda mais alta com o decorrer do tempo e com o entendimento sobre a importância dessa gramínea como matéria prima. O bambu é o material de maior resposta ecológica, cujo o tempo do plantio até o uso para a construção leva 6 anos até o primeiro corte, após esse período, as colheitas podem ser realizadas a cada 3 anos.
Em comparação com outros tipos de madeira como o eucalipto que leva praticamente o dobro do tempo para atingir a maturação necessária e agride muito mais a terra.

Todos os tipos de bambu para construção civil são considerados como gramíneas, isso significa que além do rápido crescimento, suas raízes agridem muito menos o solo e crescem 30% mais rápido que qualquer espécie florestal. Sendo um dos maiores sequestradores de gás carbônico do planeta.

Como Utilizar os Diferentes Tipos de Bambus na Construção Civil

Como dissemos, para ser usado na construção, os bambus devem alcançar uma altura de ao menos 20 a 30 metros e por esse motivo, apenas algumas espécies oferecem essas características com a resistência mecânica adequada, são eles:

Normalmente os colmos estão prontos para a colheita já no sexto ano, porém, alguns cuidados devem ser tomados antes de realizar a extração. No Brasil, o ideal é fazer a colheita durante os meses de inverno, isso porque, durante o verão a incidência de chuvas é muito maior e a umidade concentrada nos colmos é muito grande.

Além disso, a umidade além de tornar os troncos mais pesados e difíceis de carregar, a incidência de amido é muito maior e essa substância costuma atrair fungos e insetos xilófagos que podem deteriorar a madeira. Por esse motivo, a colheita deve ser feita no inverno.

Quando for realizar a construção a madeira deve ser tratada adequadamente, com métodos tradicionais ou químicos, para evitar que os fungos apodreçam o bambu ou que insetos o devorem. O tratamento aumenta a resistência da madeira evitando que ela se parta com facilidade, esses são as 3 maiores fraquezas do bambu.

O uso dos diferentes tipos de bambu na construção civil pode ser feito aplicando-o juntamente ao concreto, para alcançar maior resistência e maleabilidade, sendo possível fazer construções maiores.

Ainda é possível utilizar o bambu com revestimentos sofisticados. Na versão in natura, a matéria pode se unir a chapas prensadas de MDF, OSB, compensados, aglomerados e WSB, por exemplo.
Contudo, o uso in natura é o preferido daqueles que optam por utilizar a gramínea, visto que não é necessário o uso de equipamentos elaborados, algo que barateia o custo e mantém a resistência mecânica original.

Apenas com o bambu é possível erguer edifícios de até 2 pavimentos, combinando com outros materiais, cada construção pode ter até 7 pavimentos. Além disso, o uso para a construção de pontes, casas, galpões, soluções paisagísticas diversas, como o Guadua Bamboo Car Park”, estacionamento de carros em Amsterdam ou a instalação criada para o evento Casa Cor de 2012 em Brasília, mostrando todo o dinamismo e modernidade do bambu.

O Sítio da Mata é uma empresa especializada na venda de inúmeras espécies de bambu, sendo referência como tal em todo o Brasil. Acesse nosso site entre em contato conosco e saiba mais um pouco sobre essa planta extremamente versátil.