Trepadeiras com flor para decoração

Trepadeiras com flor para decoração
5 (100%) 2 votes

Se o objetivo é criar um ambiente mais natural, a trepadeira com flor é a opção ideal. Esse tipo de flor, também conhecida como Lianas e Cipós, são caracterizadas pelo seu crescimento volúvel. Isso porque, mesmo quando plantadas no solo, essa espécie precisa de um suporte para que a sua disposição fique ereta. 
Vale destacar que, existem dois tipos de trepadeiras, as herbáceas e as lenhosas. No caso das herbáceas, são caracterizadas por um caule verde, flexível e frágil; já as lenhosas, possuem caules em tons mais escuros e com aparência amadeirada. 
Um ponto positivo desse tipo de planta, é que pode ser útil para decoração, tanto de ambientes internos, quanto externos, atribuindo ao ambiente um aspecto mais vivo. Se você tem dúvidas de qual trepadeira com flor escolher, continue acompanhando e nós vamos te ajudar na escolha da melhor opção! 

Como escolher o tipo de trepadeira ideal?

Certamente, o primeiro passo é avaliar o local em que a flor será disposta. Portanto, se for um ambiente com um espaço limitado, como é o caso de áreas internas, o ideal é plantar em vasos menores já que limitam o crescimento da sua raiz. 
No caso de ambientes internos, as trepadeiras maiores podem ser um problema, especialmente com relação ao seu crescimento, que tende a acontecer rapidamente e pode provocar um aspecto de desleixo quando não for devidamente aparada. 
Pensando nisso, é fundamental analisar o ambiente e definir o tamanho do vaso, além de realizar o aparo das suas folhagens com frequência. Normalmente, em ambientes fechados e limitados, as trepadeiras costumam ancorar-se em paredes, escadas e outros locais que favoreçam o seu crescimento vertical. Além disso, uma outra proposta é deixá-las suspensas. Ambas as formas criam um ambiente harmonioso através de uma decoração natural.  
Já para os ambientes externos, o crescimento da flor não tende a ser um problema. Normalmente são plantadas para compor jardins, piscinas, áreas de churrasco, entre outros locais. Para algumas espécies, é possível que a planta atinja 10 metros de altura, o que é favorável para ambientes mais amplos. 

Principais tipos de trepadeiras 

Assim como outras plantas, as trepadeiras também possuem a sua variedade de espécies. Desse modo, é possível escolher qual o melhor tipo, de acordo com a proposta de decoração desejada. Confira quais são os principais tipos: 

  • Alamanda: trata-se de uma espécie tóxica, normalmente, encontrada nas cores rosa e amarela;
  • Jade: possui tonalidade azul ou vermelha e são caracterizadas por longos cachos, podendo alcançar 1,20 metros de comprimento;
  • Dipladênia: é caracterizada por flores na cor rosa com um centro amarelado ou flores brancas. É preferível que seja plantada diretamente no solo;
  • Jibóia: muito comum encontrar esse tipo de planta em ambientes internos, já que aprecia a sombra;
  • Primavera: devido ao seu crescimento volúvel, esse tipo é indicado para ambientes amplos, especialmente para áreas externas.
  • Glicínia: pode ser mantida em locais mais frios auxiliando na cobertura de pergolados e arcos, além de ser muito comum que a sua plantação seja feita em vasos;
  • Unha de gato: serve como uma espécie de manto verde incorporando paredes e muros;
  • Tumbérgia: um tipo de planta ornamental muito comum para compor pérgolas;
  • Hera: é comum encontrá-la já que é uma excelente opção para o recobrimento de muros.

Cada tipo de trepadeira citada acima possui características únicas e que são determinantes para a escolha do modelo ideal. De fato, a Trepadeira com flor é uma excelente solução para compor diferentes ambientes trazendo ao local um aspecto mais rústico e inspirador. 
Como vimos, através delas, é possível garantir o revestimento de muros, pergolados, paredes, escadas, entre outras ideias. De fato, as trepadeiras são plantas que exalam exuberância e, independente do tipo, atribuem a qualquer ambiente uma beleza natural. 
Antes de escolher a sua espécie trepadeira com flor para decoração, entre em contato com o Sítio da Mata e descubra qual a opção ideal para sua casa ou jardim.
Temos uma grande diversidade de espécies, além de soluções paisagísticas para você iniciar seu novo projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *