Como Cultivar Mini-horta de Temperos em Apartamento

Como Cultivar Mini-horta de Temperos em Apartamento
3.3 (66.67%) 3 votes

Como Cultivar Mini-horta de Temperos em Apartamento

Ter uma mini-horta de temperos em apartamento traz muitas vantagens, os pequenos vasos podem ser perfeitos para a decoração do local, graças ao tamanho reduzido das plantas é possível realizar cultivo em pequenos vasos, latas decoradas, garrafas pet, caixas ou até mesmo xícaras.

Mas quais seriam os motivos para se ter uma horta em um espaço pequeno se podemos encontrar tudo o que precisamos nas feiras livres e em supermercados e quais temperos deveríamos plantar? Continue com a leitura que neste artigo iremos explicar os principais motivos para se ter uma mini-horta de temperos em apartamento e quais escolher para o cultivo.

Por Quais Motivos Deveria Ter Uma Mini-horta de Temperos em Apartamento?

Como levantamos, não há motivos práticos para se cultivar temperos em pequenos espaços, certo? Errado! Se a questão for a praticidade, ter pequenos vasos de temperos em sua residência trás apenas vantagens.

Os motivos são simples, a maior parte dos temperos não demandam cuidados excessivos, algumas horas de luz solar e uma rega periódica são suficientes para a prosperidade das plantas. Além disso, fazer uma horta em casa implica em ter temperos sempre frescos e muito mais saudáveis para as refeições.

Outra razão é o fato de que uma planta tem o poder de deixar o ambiente muito mais agradável, ornando com o ambiente e tornando a decoração muito mais natural e aconchegante. Em outras palavras ter uma horta em apartamento pode ser extremamente benéfico em diversos aspectos. A seguir veremos alguns exemplos de temperos e como cultivá-los.

Como Realizar o Plantio e Quais Temperos Escolher Para a Sua Mini-horta?

A primeira atitude para iniciar o cultivo de uma mini-horta de temperos em apartamentos é ter total ideia do espaço disponível, por exemplo é possível colocar pequenos vasos na parte inferior do batente da janela, alguns outros pequenos espalhados no balcão, já mudam totalmente o ambiente.

Além disso, uma horta horizontal com jardineira compacta é uma ótima opção também. Outra maneira de aproveitar bem o espaço são os diferentes modelos de hortas verticais, que podem ser montadas diretamente nas paredes, ocupando um espaço muito menor sem perder a função decorativa e prática.

Com relação aos cuidados, o sol é o elemento fundamental para o cultivo e desenvolvimento saudável dos temperos, visto que a maior parte das plantas necessitam de ao menos 2 horas de luz solar direta. A rega, deve ser feita periodicamente, sempre nas primeiras horas da manhã ou no fim de tarde, evite rega-las em horários que o sol estiver muito forte, pois assim, a planta não é capaz de absorver os nutrientes apropriadamente por causa da evaporação.

Outro ponto no que demanda atenção é quanto a adubação que normalmente é feita a cada 30 dias, o intuito é corrigir problemas naturais que surgem no solo. Veja a seguir quais os temperos mais utilizados para o cultivo de uma mini-horta de temperos em apartamentos:

  • Hortelã – A hortelã é uma planta perfeita para ser cultivada em vasos, pois suas raízes possuem características invasoras, ou seja, elas se alastram para o espaço das espécies próximas. Além disso, suas raízes são muito profundas e plantando-as no solo podem se tornar uma praga, o que a gabarita ainda mais para o plantio interno.
    Essa planta necessita de bastante água e o solo deve ser mantido sempre úmido, quando florescem o sabor e aroma são ainda mais intensos, por isso, a colheita é recomendada nesse período, podendo ser usada para fazer sumos, molhos, comidas grelhadas, assadas e sobremesas, além da decoração dos pratos;
  • Tomilho – O tomilho possui um sabor picante que não aprecia uma rega excessiva, podendo ser feita a cada dois dias, dessa forma a umidade do vaso diminui e o tempero fica ainda mais cheiroso com o tempo. Esse tempero vai muito bem com carnes vermelhas, molhos, legumes e peixes, além de ser excelente para a saúde, combatendo dores de garganta, um remédio natural contra bronquite, ajuda no tratamento da acne, aumenta a imunidade, entre outros benefícios;
  • Cebolinha – A cebolinha é uma planta com preferências por climas amenos, entre 13°C a 24°C em média. Para que possa desenvolver-se plenamente, algumas horas diárias de luz solar direta são necessárias. Uma de suas grandes qualidades é o frescor que trás para o prato, excelente para condimentar carnes, molhos, saladas, entre outros. A cebolinha chega a atingir até 40 cm de altura;
  • Sálvia – Assim como a cebolinha, a sálvia aprecia temperaturas amenas, contudo necessita não mais que duas horas de sol diariamente. Em locais frios, o solo deve ser regado com moderação, mas usualmente ele deve permanecer úmido. A colheita da sálvia acontece apenas 90 a 120 dias após o plantio, uma excelente opção para o tempero de carnes gordurosas;
  • Orégano – A famosa erva das pizzas tem um sabor muito mais característico e rico quando usada em natura, principalmente se passar o maior tempo possível exposto ao sol, dessa forma as folhas se tornar ainda mais aromáticas. A colheita pode acontecer assim que a planta atingir aproximadamente 20 cm de altura. Perfeita para molhos, assados e pizzas;

Estes são apenas alguns exemplos, diversos outros temperos podem ser utilizados, como pimentas do tipo biquinho e dedo de moça, por exemplo, salsa que requer os mesmos cuidados da cebolinha, manjericão, alecrim, coentro, entre outras.

Ficou interessado(a), acesse o site do Sítio da Mata e veja a nossa grande variedade de plantas, adequados para o plantio em qualquer espaço, desde uma mini-horta de temperos em apartamento, até o cultivo em jardins e hortas de todos os tamanhos. Para maiores informações entre em contato conosco que ficaremos felizes em atende-lo(a).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *