Conheça as Espécies de Árvores de Porte Pequeno Para Jardim

árvore de pequeno porte para jardim
Conheça as Espécies de Árvores de Porte Pequeno Para Jardim
5 (100%) 1 vote

árvore de pequeno porte para jardim

Já faz algum tempo que as plantas estão ganhando cada vez mais espaço nas casas, porém, se você mora em casa, por que não pensar na possibilidade de ter uma árvore de porte pequeno para jardim?

Certamente as árvores são elementos essenciais para se ter nas ruas, sobretudo pela capacidade de oferecer diversos benefícios. Mas como dito acima, a rua não é o único ambiente capaz de comportá-las.

Apesar disso, ao decidir plantar uma árvore em casa, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente com relação ao tamanho que a espécie poderá alcançar e, claro, o espaço disponível para plantá-la.

Tipos de árvores de porte pequeno para jardim

Deseja ter a natureza de forma mais presente em casa e tem espaço disponível? Confira abaixo alguns tipos de árvores de porte pequeno para jardim.

  • Ipê de jardim: o ipê é uma das espécies mais comuns e seu tamanho está entre três e seis metros. As flores dessa espécie são na cor amarela e se assemelha ao ipê amarelo. É importante dizer ainda que o crescimento dessa espécie costuma ocorrer de forma rápida e o ipê deve ser plantado em local com incidência do sol e solo fértil;
  • Pitangueira: considerada uma espécie de fácil cultivo, a pitangueira pode medir entre dois e quatro metros de altura. Como o nome sugere, essa espécie tem como fruto a pitanga. A pitangueira é uma árvore de fácil adaptação ao clima;
  • Manacá da Serra: essa espécie oferece flores em três cores diferentes de forma simultânea, sendo elas brancas, rosas e roxas. Essa variação de cores se dá em decorrência da idade delas. O Manacá da Serra pode atingir até seis metros de altura;
  • Escova de garrafa: bastante utilizada para decoração de jardins, o nome é dado devido ao formato cilíndrico de suas flores, que se assemelham ao formato de escovas usadas para limpar garrafas. Essa espécie pode atingir o tamanho máximo de sete metros e é muito resistente à seca;
  • Noivinha: apesar do nome, essa espécie é conhecida por outros nomes como “neve da montanha”, “chuva de prata”, “flor de criança”, “cabeça branca” e “mês de maio”. Esses nomes se dão em razão da espécie ter a uma variação na coloração de suas folhas, pois no mês de maio as folhas mudam da cor verde para a branca. A Noivinha chega até três metros de altura.

Cuidados especiais ao decidir plantar uma árvore

É certo que ao decidir plantar uma árvore em casa ou na calçada, alguns cuidados devem ser tomados. Fatores como o tamanho da árvore e das raízes, licença ambiental e manutenção devem ser levados em consideração.

Por esse motivo, o ideal é escolher árvores de pequeno ou médio porte, ou seja, árvores que cheguem à altura máxima de dez metros. É válido ressaltar que o tamanho das raízes também deve ser considerado, pois espécies de raízes muito profundas podem comprometer tubulações de gás e redes de esgoto, por exemplo.

Se você optar por plantar uma árvore na calçada, tenha em mente a necessidade de se certificar com a prefeitura da cidade quais são as espécies permitidas.

Como fazer para adquirir mudas e sementes no Sítio da Mata

O Sítio da Mata é referência no mercado quando o assunto é o cultivo de plantas, espécies de plantas e formas de decoração. Além disso, o Sítio da Mata também comercializa mudas de plantas, sementes de plantas e tipos de adubos, podendo ser adquiridos através do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *