Como proteger a goiabeira das pragas e doenças

goiabeira
Como proteger a goiabeira das pragas e doenças
Classificar este post

Não tem nada mais desagradável que cultivar uma planta com todo amor e carinho e, do dia para a noite, a gente se depara com uma praga ou uma doença que afeta e põe em risco todo o nosso cultivo.

Você com certeza já ouviu falar do bicho de goiaba. Pois é, essa larva é apressadinha e antes que a gente chegue, ela já está lá, comendo toda a sua fruta.

Vamos conhecer que praga é essa e entender o que fazer para proteger a goiaba da mosca da fruta.

 

Quem é a mosca da fruta que ataca a goiabeira?




A goiaba é um alimento rico, gostoso e nutritivo, o que faz dela um grande atrativo dos mais variados insetos. Entre besouros, pulgões, lagartas, percevejos e cochonilhas, o inseto mais conhecido por atacar as goiabeiras é a mosca das frutas, do gênero Anastrepha, um dos grandes responsáveis pelos prejuízos financeiros dos produtos de goiaba.

Você sabe de onde vem esta mosca?

O ciclo da mosca da fruta acontece da seguinte forma: o inseto deposita seus ovos abaixo da casca e a larva se desenvolve rapidamente em frutos maduros, se alimentando do interior destas frutas. Comumente pode acontecer, ao abrirmos a goiaba para o consumo, nos deparamos com essas larvas brancas. 

Quando o fruto amadurece e apodrece, esta larva deixa a fruta e se dirige ao solo, onde adquire um novo casulo para gerar uma nova mosca de fruta.

Outra larva branca comum, frequentemente confundida com a larva da mosca da fruta, mas que só se alimenta de semente é a larva do besouro, também conhecida como larva do gorgulho (Conotrachelus psidii), apresentando cabeça preta e deixando como vestígio uma podridão seca.

Mas não é só a goiaba que sofre com o ataque de pragas. Suas folhas também podem de fungos. O mais popular é a “ferrugem”.  Vamos conhecer?

 

O que é a ferrugem da goiabeira?




A ferrugem da goiabeira é uma doença fúngica causada pelo Puccinia psidii G. Winter. O fungo infecta tecidos jovens da planta, ataca folhas, flores e os frutos, causando necrose em brotações novas e na queda acentuada de botões e frutos.

Já nas goiabeiras adultas, se manifesta com pequenos pontos amarelados que evoluem para a necrose da planta. 

Lembrando que a ferrugem é um fungo que pode atacar outras frutíferas da família das mirtáceas. 

 

O que fazer para proteger as goiabeiras?

Para proteger a goiabeira do ataque dos insetos, uma boa dica é ensacar as goiabas, assim que as frutas atingirem de 2 a 3 cm de diâmetro. Vale lembrar que é necessário fazer uma abertura na parte inferior do saco para que a umidade excessiva também não cause o apodrecimento da fruta. 

Com relação à ferrugem, uma boa dica para evitar essa praga é manter a goiabeira em local bastante arejado, com incidência de sol e controlar a rega, evitando a proliferação do fungo.

Caso você já esteja com o problema instalado, entre em contato com o Sítio da Mata para encontrar a solução ideal para o manejo da sua goiabeira.

 

Onde encontrar muda de goiabeira para cultivo




No Sítio da Mata você encontra uma vasta variedade de frutíferas, incluindo a goiabeira branca e a goiabeira vermelha.

Lá você também encontra tudo o que precisa para cultivar um pomar em casa e muitas dicas de cultivo.

Adquira sua muda de goiabeira do conforto da sua casa e ainda pague em 12 vezes, sem juros.





 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *