Dicas de Como Plantar Morango em Vaso

Dicas de Como Plantar Morango em Vaso
Dicas de Como Plantar Morango em Vaso
4 (80%) 9 votes

Dicas de Como Plantar Morango em Vaso

A espécie de morango que melhor conhecemos é chamada de fragaria x ananassa, um híbrido de duas espécies nativas da América que surgiu na França, em meados do século 18. O morango é uma planta rasteira de pequeno porte que pode medir de 10 a 20 cm de altura, suas folhas parecem trevos e são comestíveis, principalmente quando jovens.

Em se tratando de consumo, o morango é uma espécie extremamente benéfica para o corpo, rico em antioxidantes, vitamina A, C, E, B5 e B6, cálcio ferro e minerais. Estes nutrientes são bons tanto para os músculos, quanto para o cérebro e coração, reduzindo a pressão arterial, prevenindo o câncer e melhorando os processos cognitivos. Todos esses benefícios estão alinhados ao baixo número de calorias, o que faz do morango uma fruta perfeita para manter a boa forma.

Como Cultivar Morango

Existem diversas formas para se plantar morangos, neste texto falaremos de como plantar morango em vaso, porém, esta não é a única forma de cultivo da espécie. É possível realizar o plantio diretamente na terra ou, além dos vasos, em outros recipientes, como cano de PVC, garrafas PET, cachepôs, entre outros.

Os morangos devem ser plantados preferencialmente, no período entre o fim do verão e o fim do outono, de acordo com a região em que será realizado plantio. Esta planta é considerada um pseudofruto ou fruto falso, isso por que os frutos reais são o que chamamos de sementes da fruta. Por esta característica, os frutos do morango são de chamados aquênios, onde cada flor do fruto possui múltiplos ovários e cada um pode gerar um aquênio quando fertilizado.

O morango é uma planta que se adapta bem há diversas faixas de temperaturas, o que o torna uma fruta ótima para ser cultivada em diversas regiões brasileiras. Contudo, existem algumas ressalvas, por mais adaptável que seja, o ideal é que durante o período de frutificação a temperatura não ultrapasse os 22ºC. Por outro lado, também é possível o cultivo em locais nos quais o termômetro supere a temperatura ideal. Em regiões em que o inverno é mais caloroso basta colocar as mudas de morango em um ambiente refrigerado, (dentro de casa) durante 15 a 20 dias antes de plantá-las.

A luminosidade também é uma questão importante a ser considerada ao escolher a variedade de morango a ser plantada, isso por que a maior parte dos morangos são fotossensíveis, ou seja, não suportam um grande número de horas diárias expostas à luz solar. Por esse motivo, escolha a espécie de acordo com a sua região, mas fique atento, pois mesmo que não possa ficar exposto por muitas horas, a luz do sol direta ainda é importante para o desenvolvimento da planta.

Como Plantar Morango em Vaso

Além dos pontos citados anteriormente, o cuidado com o solo é algo fundamental antes de saber como plantar morango em vaso, para qualquer técnica escolhida o solo deve estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, além disso, o PH ideal deve estar entre 5,5 e 6,5.

Então, vejamos a seguir, como os morangos devem ser plantados em vasos:

  • Compre a Muda ou o Estolão – Dificilmente o morango será cultivado através de sementes em um ambiente doméstico, a técnica mais comum é através da compra de mudas ou estolões;
  • Saiba Época de Plantar – Os morangos devem ser plantados entre o final do verão e no final do outono;
  • Vaso – O vaso deve ter entre 40 e 45 cm de largura por 20 cm de profundidade, faça furos no fundo para o escoamento da água;
  • Transplante – Retire as plantas do plástico preto e a leve para o vaso, cave um buraco profundo o suficiente para acomodar as raízes e cubra com a terra previamente retirada. Deixe o caule mais espesso um pouco acima da superfície e plante as mudas com um espaço de 25 a 30 cm entre elas.

Assim como o processo de como plantar morango em vaso, os cuidados com as mudas são igualmente simples, somando aos pontos já levantados, deixar sua planta protegida do vento e prestar atenção nas ervas daninhas são cruciais para o seu desenvolvimento. Os morangos são plantas de ciclo de vida perene, dão frutos já no primeiro ano e sobrevivem por aproximadamente cinco anos, frutificando.

Não deixe de acompanhar o blog do Sítio da Mata para mais dicas como estas, além de morangos, comercializamos outras frutas silvestres deliciosas, acesse nosso site e conheça todas as nossas variedades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *