Como cuidar das plantas no outono

Como cuidar das plantas no outono
Classificar este post

O outono é uma estação encantadora que traz consigo uma paleta de cores vibrantes e uma atmosfera única para nossos jardins. 

É um período de transição, onde as temperaturas começam a esfriar e as folhas das árvores se preparam para a cair, transformando a paisagem. 

No entanto, longe de representar o declínio do paisagismo, o outono oferece oportunidades únicas para renovar e revitalizar os espaços ao ar livre. 

Vamos descobrir como cuidar das plantas no outono e entender como podemos aproveitar ao máximo essa temporada que também tem sua beleza encantadora na natureza.

A influência do outono no desenvolvimento das plantas

O outono é um momento único para o cultivo de muitas plantas, pois é neste período que as espécies  começam a se preparar para o período de dormência, que acontece na estação seguinte, o  inverno. 

As horas de luz solar diminuem gradualmente, sinalizando para as plantas que é hora de começar a armazenar energia e se preparar para os meses mais frios. Como resultado, muitas plantas começam a desacelerar seu crescimento e se preparam para deixar as folhas caírem, formando lindos tapetes de folhas secas na paisagem.

No entanto, isso não significa que o jardim vai ficar entristecido ou sem vida durante o outono. Pelo contrário, é uma oportunidade para escolher plantas que prosperam nesta estação e trazem cor e vitalidade ao ambiente.

As frutíferas, por exemplo, são uma excelente opção, pois é durante o outono que costuma nos presentear com seus frutos. Existem várias frutas que são colhidas no outono e que são conhecidas por sua deliciosa safra nesta época do ano. 

Algumas frutas típicas do outono incluem maçãs, peras, uvas, laranjas, abacates, entre outras. Essas frutas geralmente atingem seu pico de maturação durante o outono, tornando-as saborosas e nutritivas nessa estação. Além disso, muitas delas são excelentes para serem usadas em receitas de outono, como tortas, compotas, sucos, bolos e vitaminas.

Se você souber como cuidar das plantas no outono, vai poder cultivar e contemplar a beleza da natureza durante muitos meses do ano.

Separamos aqui uma seleção de plantas que vão garantir um jardim cheio de vida durante o outono.

Flores para o outono

Crisântemo (Chrysanthemum spp.)

Orquídea Violeta (Spathoglottis plicata)

Gérbera sortida (Gerbena splendens)

Margarida Amarela (Coreopsis lanceolata)

Begônia (Begonia elatior)

Frutíferas para o outono

Pera D’água (Pyrus communis L.)

Laranja Pera do Rio (Citrus sinensis)

Uva Sem Semente (Vitis vinifera L.)

Abacate (Persea americana)

Maçã Julieta (Malus x domestica)

Como cuidar das plantas no outono

Além de escolher as plantas certas, existem algumas dicas de manutenção que podem ajudar você a preparar e cuidar das plantas no outono:

  • Limpeza de folhas e galhos secos: remova regularmente os galhos e  folhas caídas para manter o jardim limpo;
  • Adubação: aplique adubo orgânico para fornecer nutrientes adicionais às plantas antes do inverno.
  • Irrigação: reduza gradualmente a frequência de irrigação à medida que o clima esfria, mas continue a fornecer água às plantas conforme necessário.
  • Proteção de plantas sensíveis ao frio: se a planta estiver no vaso, coloque em local protegido de ventos ou geada; cubra as plantas sensíveis ao frio.

Aproveite para cuidar das plantas no outono com o Sítio da Mata

O outono é verdadeiramente uma época maravilhosa para renovar e revitalizar o paisagismo do seu jardim. 

No Sítio da Mata, temos uma ampla seleção de plantas perfeitas para esta estação, desde as flores coloridas até as árvores frutíferas, bem como adubos e todo insumo necessário para manter seu cultivo vigoroso.

Convidamos você a explorar nosso site e descobrir como o outono pode ser uma época encantadora para o cultivo e o paisagismo do seu jardim.

Aproveite ao máximo esta temporada e parcele suas compras em até 12 vezes sem juros.

Vem cuidar das plantas no outono com o Sítio da Mata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *